As persianas são impregnadas com um composto antiestático para não acumularem poeira. Mas você ainda precisa removê-los de vez em quando para lavá-los. Para evitar deformações, as ripas da estrutura não podem ser dobradas ou puxadas.
Como remover corretamente as persianas verticais
- liberte a abertura da janela de cortinas ou tule;
- enrolamos as correntes e os cordões, amarrando-os com um cordão. Caso contrário, poderão partir-se ou ficar emaranhados;
- montamos as persianas de um lado;
- retiramos pesos (pesos) da dobra inferior das lamelas;
- remova a corrente;
- pegue cuidadosamente a lamela pelo topo, levante-a um pouco mais alto em direção à cornija;
- vire sua mão em direção ao controle deslizante, você ouvirá um clique e o olho sairá do gancho.
Importante: É melhor fazer este trabalho em uma escada para que seus braços e corpo fiquem menos cansados. As lamelas de tecido são enroladas. As ripas de material duro (madeira, plástico) são dobradas com cuidado para não se arranharem.
Como remover persianas horizontais de uma janela
Instruções para remover persianas horizontais das janelas:
- retire as tampas que escondem os fechos na parte superior;
- pegue uma chave de fenda e desparafuse os parafusos;
- as persianas devem ser apoiadas manualmente durante o desenroscamento;
- se a estrutura for sustentada por pinças especiais, basta retirar a cortina delas; Ao mesmo tempo, seguramos com a mão.
Caso não seja possível retirar a fechadura, as persianas podem ser retiradas da janela junto com os fechos (suportes). Armamo-nos com uma chave de fenda e um hexágono e os removemos do canto onde estão fixados.
Após a retirada do produto, recomenda-se desconectar as ripas da caixa.
Como remover e desmontar persianas de uma janela
O design inclui: tela de tecido, cornija (aberto ou fechado), mecanismo de controle e corrente.
Como remover adequadamente essa cortina de uma janela:
- remova a barra na parte inferior;
- enrole a tela.
Depois disso, você deve entender como as cortinas de enrolar são fixadas. Se forem parafusos auto-roscantes, basta usar uma chave de fenda e desparafusá-los. Ao fixar a estrutura por meio de suporte, é necessário retirar os bujões laterais. Pegamos a borda oposta ao local onde a corrente está presa, encontramos as engrenagens ali e puxamos para fora. Mova a cornija para o lado e remova-a com cuidado do tubo.
Se a estrutura estiver fixada com fita adesiva, remova cuidadosamente a fita com uma faca e remova os vestígios pegajosos com álcool ou vodka.
A montagem magnética pode ser facilmente removida sem ferramentas.
Como remover persianas horizontais de alumínio
Essas cortinas podem ser fixadas com parafusos, buchas ou grampos laterais. Se forem parafusos ou fixadores de metal, remova-os com uma chave de fenda. Se as persianas estiverem fixadas com buchas decorativas, será necessário removê-las, retirar as pinças puxando-as em sua direção e depois para a direita.
Depois disso, todas as ripas são removidas com cuidado. Informações detalhadas também podem ser encontradas nas instruções de montagem. Portanto, você não deve jogar fora os documentos imediatamente após a compra.
Como desmontar e lavar persianas
A fixação dessas cortinas é magnética; pode ser realizado na forma de colagem em fita adesiva de transferência. Às vezes, o rolo é pendurado em suportes ou escondido em um cassete.
- o primeiro passo é enrolar o tecido no cano;
- se a montagem estiver em ímãs, retire-os;
- Ao colar com velcro, remova cuidadosamente a fita com uma faca e remova com cuidado a moldura. Lavamos a tela e limpamos as superfícies das paredes com uma solução de álcool.
Se a suspensão for feita em suportes, você precisa entender o design do suporte.
Variedades de cassete
- Em primeiro lugar, retiramos os plugues das bordas;
- remova as engrenagens da borda oposta da corrente;
- o eixo puxa para o lado;
- remova cuidadosamente a lona do tubo;
- remova a barra na parte inferior.
Lavagem de persianas
É melhor limpar com aspirador de pó. Se a tela for de tecido grosso, ela pode ser limpa com uma esponja ou lavada. A água de lavagem não deve estar quente, deve-se colocar um pouco de pó nela. O tecido não pode ser torcido ou torcido e só pode ser lavado à mão. É melhor secar sobre uma superfície horizontal. Para manchas pesadas e áreas de difícil lavagem, recomenda-se lavar o tecido a seco.
Lavar e lavar ripas
O processo de lavagem e lavagem depende diretamente do material de que são feitas as ripas.
- alumínio. Fácil de limpar, não tem medo de detergentes. Você também pode lavá-lo na janela, enxugando-o com um pano ou escova com acessórios. Em caso de contaminação grave, as lamelas são retiradas, embebidas em banho e lavadas com escova;
- plástico. Os cuidados com o plástico são semelhantes, mas eles são mais frágeis, por isso lave-os e enxugue-os com cuidado;
- madeira (bambu). Essas ripas só podem ser limpas com pano seco ou aspiradas. Para limpeza úmida, são recomendados produtos especiais para madeira. Se um agente antiestático for aplicado nas superfícies, não as limpe com pano úmido ou guardanapo;
- têxtil. Essas ripas podem ser limpas, lavadas em água morna, aspiradas e lavadas com uma escova especial. Não deve ser lavado em máquina automática, para não perder o atraente aspecto decorativo.
Métodos de lavagem
- Ah, peso. Adequado para manchas leves. Desvantagem: manchas de sujeira na moldura, vidro, peitoril da janela;
- lavar ripas na banheira. Todas as ripas são removidas, embebidas em água morna, enxaguadas cuidadosamente e penduradas para secar. Não esfregue nem amasse o tecido;
- lavar com uma esponja seguida de enxaguar com um chuveiro.
É importante lembrar que as persianas precisam de cuidados e precisam ser lavadas, limpas ou aspiradas de tempos em tempos. Mas antes deste procedimento é necessário retirar adequadamente a estrutura para não deformar as lamelas ou quebrá-las. Para fazer isso, é recomendável seguir as regras acima.
E para que as lamelas não se deformem durante a lavagem ou limpeza úmida, elas não são torcidas, torcidas ou passadas. Seque-os somente sobre superfície horizontal e não limpe a sujeira para não danificar a impregnação ou desfiar as bordas do produto.