Quais persianas são melhores para a cozinha?

Persianas na cozinhaPersianas - São dispositivos modernos que, assim como as cortinas, protegem o espaço interior da penetração da luz solar e dos olhares indiscretos dos transeuntes.

Comparadas às cortinas normais, as persianas são muito mais funcionais e práticas. Esses designs são cada vez mais usados ​​​​hoje em dia para decorar aberturas de janelas na cozinha, devido à facilidade de uso.

Como a cozinha tem sempre muita humidade, os cheiros a comida estão no ar e reina um microclima especial, os produtos para esta divisão são escolhidos tendo em conta estes factores. Nem todos os produtos desta linha podem ser bem conservados quando respingados de graxa, gotas de água ou fuligem. Por isso, antes de comprar persianas para cozinha, é preciso estudar as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos.

O que é melhor para a cozinha, cortinas ou persianas

Cortinas de enrolarAlgumas donas de casa preferem pendurar cortinas comuns na cozinha, pois consideram as persianas ascéticas e desprovidas de individualidade.Talvez tenham razão e não sejam uma opção adequada para a cozinha? Vamos tentar resolver esse problema.

As primeiras persianas eram do mesmo tipo e monocromáticas, geralmente cinza. Foram instalados principalmente em escritórios, pois conferiam rigor e formalidade às instalações. O mercado moderno está repleto de produtos diferem entre si:

  • cor e impressão;
  • textura;
  • sistema de fixação;
  • material (plástico, alumínio, tecido, madeira);
  • disposição das lamelas (vertical, horizontal);
  • método de abertura/fechamento (manual, mecânico, automático).

Cortinas compridas em uma cozinha pequena não são apenas inconvenientes, mas também inseguras, pois o tecido costuma subir com o vento forte e pode cair no queimador do fogão. Por esta razão, os incêndios ocorrem com bastante frequência. As cortinas são totalmente seguras nesse aspecto.

Outros benefícios:

  • designs bem escolhidos aumentam visualmente o tamanho de uma pequena cozinha e reduzem as proporções de uma sala excessivamente grande;
  • as ripas são lavadas com pano macio e água e sabão;
  • estruturas plásticas e metálicas não absorvem odores e poeira de alimentos;
  • as ripas (se não forem metálicas) não aquecem mesmo quando expostas diretamente à luz solar;
  • as persianas são proteção ideal contra olhares indiscretos, mas quando entreabertas não interferem na observação de dentro;
  • mesmo quando parcialmente aberto, a luz do dia entra na sala.

Importante! Se os moradores da casa não podem recusar as cortinas tradicionais, podem ser combinadas com persianas, o que impressiona e proporciona proteção adicional da luz do dia.

Quais persianas são adequadas para a cozinha?

PersianasPara entender quais produtos são adequados para a cozinha, é preciso conhecer seus tipos.Os mais comuns hoje são os produtos com ripas horizontais.

A principal vantagem destas estruturas é a garantia de escuridão absoluta quando totalmente fechadas. Via de regra, as persianas horizontais são instaladas em ambientes pequenos com janelas pequenas. A disposição horizontal das ripas não “rouba” o já escasso espaço.

Persianas horizontais de linho – uma opção ideal para criar um interior acolhedor. Os sistemas lacônicos com ripas de alumínio se adaptam bem às tendências estilísticas da alta tecnologia e do minimalismo.

Persianas verticaisVertical mais próximo das cortinas tradicionais de todas as outras. O uso de ripas verticais é uma técnica de design popular para elevar visualmente o teto, o que é muito importante para apartamentos russos. No mercado moderno, as persianas verticais apresentam-se numa grande variedade: desde clássicos monocromáticos até texturas luxuosas vazadas. São estruturas verticais que combinam idealmente com cortinas e tule arejado.

Persianas plissadas recebeu esse nome original devido ao método de abertura - a tela é montada como o fole de um acordeão. Esses sistemas se distinguem por uma grande variedade de tamanhos, formas e texturas, graças aos quais protegem de forma confiável janelas de formatos não padronizados.

As cortinas de enrolar devem ser destacadas como um tipo separado, que têm aparência muito diferente de suas contrapartes lamelares. A tela desses sistemas é sólida e, quando fechada, enrola-se compactamente em um cassete instalado acima da janela. As cortinas de enrolar ou de enrolar adaptam-se bem a interiores japoneses, orientais ou minimalistas.

Os sistemas multitextura são um tipo de persiana vertical. A principal diferença dos produtos tradicionais é a combinação de vários materiais texturizados diferentes em um único design, o que proporciona total liberdade para a imaginação do design. Com a escolha certa, as persianas multitexturas são bastante difíceis de distinguir das cortinas comuns à primeira vista.

Interquadro - um tipo ideal para a cozinha. Quaisquer produtos da cozinha ficam rapidamente contaminados com gordura e fuligem, sendo este revestimento difícil de limpar. Mas se forem instalados dentro da janela entre os caixilhos, permanecem sempre limpos. Este método de instalação não afeta de forma alguma a funcionalidade das estruturas, e a abertura livre da janela pode ser decorada com cortinas de luz ou tule.

Referência! Existem designs complexos chamados “dia-noite” ou “zebra”, nos quais são utilizados dois tipos de lamelas - densas, que não transmitem a menor luz, e translúcidas, que protegem dos raios diretos.

Tipos adequados de persianas para cozinha

Um dos principais critérios na escolha de um produto para cozinha é o material das ripas. Cortinas romanas e de enrolar, as cortinas plissadas são feitas de tecido. Os sistemas verticais também consistem em ripas de tecido denso. Como os tecidos são os mais difíceis de limpar e absorvem odores, não são uma opção adequada para a cozinha.

Persianas de plásticoAs estruturas plásticas não absorvem odores, são fáceis de limpar com água e são resistentes às mudanças de temperatura, típicas de uma cozinha. Mesmo com forte atividade solar e exposição direta aos seus raios, as ripas não se deformam, mas com o tempo podem amarelar e tornar-se quebradiças.

A madeira é um material caseiro e aconchegante. Os produtos de madeira disponíveis hoje no mercado vêm em uma variedade de formatos e cores. No entanto, a madeira absorve rapidamente o odor e a umidade e, com o tempo, as ripas de madeira geralmente perdem a cor.

As ripas de metal-plástico são mais adequadas para a cozinha porque são leves, duráveis ​​​​e resistentes a diversos fatores negativos. São fáceis de limpar e o material não absorve odores.

Importante! O uso hábil do conhecimento sobre as propriedades de um determinado material, uma variedade de variações de instalação (crescente, onda) permitem alterar radicalmente a aparência não apenas da janela em si, mas também do interior como um todo.

Vantagens e desvantagens

As persianas, como qualquer outro item de interior, têm vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração no planejamento de uma compra.

Principais vantagens dos designs:

  • sistema de controle de lamelas conveniente;
  • a capacidade de regular o fluxo de luz;
  • fácil de cuidar (não necessita de lavagem);
  • apelo estético;
  • preservação de cor e textura;
  • resistência e durabilidade;
  • uma vasta gama de produtos, que lhe permite escolher a melhor opção para qualquer interior.

E agora sobre as desvantagens:

  • Os produtos são resistentes a rajadas de vento, mas são completamente indefesos contra danos mecânicos causados ​​​​pelo homem. Se pelo menos uma lamela for quebrada, toda a estrutura perderá sua atratividade.
  • A instalação acima de uma janela é um trabalho bastante trabalhoso. Caso o proprietário do apartamento não possua as habilidades e ferramentas adequadas, deverá chamar um especialista.
  • Quando as janelas estão abertas e há vento forte, as ripas fazem barulho que pode atrapalhar o sono ou distrair do trabalho.
  • Se houver persianas, o peitoril da janela deixa de funcionar, pois não é mais possível colocar flores e outras decorações nele.
  • Quando as persianas estão fechadas, é impossível abrir o caixilho da janela.

Importante! Projetos primitivos e baratos não devem ser usados ​​em instalações residenciais, pois criam uma atmosfera formal de escritório.

Dicas para escolher

Para escolher as persianas certas para a cozinha, deve seguir as recomendações de designers profissionais.

  1. É necessário estar atento à confiabilidade do mecanismo de abertura/fechamento. Deve funcionar de forma confiável e estar pronto para uso intensivo.
  2. A utilização de têxteis com ornamentos pressupõe a presença no interior da cozinha de guardanapos, toalhas de mesa, almofadas e outros elementos decorativos confeccionados no mesmo estilo.
  3. Produtos com ripas escuras são aceitáveis ​​apenas em salas com grandes aberturas de janelas voltadas para o sul.
  4. O comprimento das ripas horizontais não deve ultrapassar 200 cm, caso contrário elas cederão com o próprio peso.
  5. Esteja preparado para o fato de que as persianas horizontais terão que ser lavadas com muito mais frequência do que as verticais.
  6. Na hora de comprar as de madeira, opte pelas ripas com revestimento laminado. Eles retêm a cor por mais tempo e absorvem menos os odores.

Conclusão

Muitas pessoas preferem sistemas personalizados em tamanhos individuais, levando em consideração as características de design da cozinha e do interior, em vez de persianas padrão prontas. Esta abordagem é mais justificada onde as janelas têm uma forma não convencional (arco, círculo, triângulo, trapézio).

Porém, em tal situação, é melhor confiar a escolha a um designer profissional. Certifique-se de cuidar da abertura confortável da janela. Caso contrário, a escolha dos sistemas de proteção depende das preferências de gosto do proprietário e de sua capacidade financeira.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano