Os iniciantes em costura geralmente não entendem totalmente a finalidade e a importância dos dispositivos utilizados pelos profissionais. Alguns podem parecer desnecessários, outros podem parecer facilmente substituíveis. Muitas vezes, essa opinião se estende a um dispositivo tão necessário para o trabalho de artesãs e costureiras como o overlock. Vamos descobrir o que é e por quê.
Overlock: conceito, funções e aplicação
Este nome refere-se a um tipo de equipamento de costura projetado para processar fatias materiais tecidos. O aparelho, dependendo do tipo, pode ser industrial ou doméstico. Eles diferem entre si na produtividade e na complexidade da tecnologia. Um overlocker pode nublar e aparar simultaneamente a borda do tecido, protegendo-o de desfiar e prender.
Interessante! Algumas variedades podem costurar peças individuais, formando assim um ponto em forma de ponto de corrente.
As principais funções dos overlockers incluem processar as bordas do material, aparar os fios em excesso e costurar partes das roupas.Além disso, são capazes de dar às costuras uma aparência atraente e elegante.
O uso do overlock é universal. Esses dispositivos multifuncionais podem ser usados para decorar e criar diretamente guarda-roupas e itens de interior. As costuras feitas com a sua ajuda são fiáveis e muito elásticas.
Tipos de overlockers
Esses dispositivos de costura são diferenciados pelos seguintes parâmetros:
- Número de processos. Para formar uma costura, podem ser utilizadas de 2 a 10 peças.
- Método de recarga. Realizado de forma automática ou manual.
- Facas. Em dispositivos profissionais, eles geralmente são complementados com unidades superiores e inferiores. Os padrão usam um - o inferior.
- Tensão da linha. O ajuste é feito manual ou automaticamente.
- Tamanho do ponto. Pode ser selecionado de forma independente ou ajustado mecanicamente.
- Tipo de comutação. Os dispositivos modernos possuem uma tela sensível ao toque.
Overlockers também diferem nos tipos de costura. Cada pessoa tem uma pressão diferente do calcador.
Design e princípio de operação
Para entender como funciona um overlocker, primeiro você deve se familiarizar com seus elementos constituintes. Todos os produtos deste tipo devem conter:
- facas embutidas;
- um volante que levanta e abaixa as agulhas;
- laçadeiras que formam o ponto;
- agulhas;
- calcador;
- suporte telescópico;
- reguladores de tensão da linha.
Alguns modelos podem conter outros componentes e elementos que facilitam a utilização.
O princípio de funcionamento pode ser explicado usando o exemplo da criação de uma costura de três fios, que se forma da seguinte forma:
- uma agulha e linha perfuram o tecido;
- no momento em que atinge o ponto inferior, inicia um movimento de retorno;
- um laço é formado acima do buraco da agulha;
- os ganchos se movem ao longo de sua própria rota constante;
- a agulha fixa os pontos e nubla as bordas.
Quanto mais fios houver, mais complexo se torna o processo de criação de uma corrente de pontos.
Escolhendo um overlocker para você para uso doméstico, é importante atentar para sua funcionalidade, sistema de rosqueamento e presença de diferencial. Você também precisa pensar nos produtos que serão fabricados com o aparelho. É importante escolher tudo para que a densidade do material corresponda à capacidade de puncionamento das agulhas overlock.