Como configurar um overlocker?

Overloque – um dispositivo de costura para costurar seções de tecido. É fácil trabalhar se você seguir exatamente as instruções. Por exemplo, é importante configurar sua serger corretamente antes de começar a costurar. Como fazer isso será discutido no artigo.

Configurando um overlocker

Para garantir que a costura fique uniforme, sem falta de pontos ou nós, é importante verificar a tensão dos fios no aparelho. É possível entender qual linha está se comportando incorretamente apenas por meio de um teste de costura. Experimente costurar em um pedaço de tecido. Você viu alguma deficiência? Isso significa que o overlocker precisa ser ajustado.

Como configurar um overloque

Por que você precisa configurar um overlocker?

Em primeiro lugar, para um funcionamento de alta qualidade do dispositivo. A configuração é uma etapa preparatória e, se você negligenciá-la, poderá danificar o produto e levará muito e doloroso tempo para corrigir os erros.

As configurações também não podem ser negligenciadas porque o overlock é um mecanismo complexo. Ele pode quebrar, especialmente se você não levar em consideração as regras básicas de operação.

Regras básicas

A configuração depende da marca do overlocker e do país de fabricação.Por exemplo, os dispositivos chineses e taiwaneses possuem reguladores de tensor localizados na parte externa.

O grau de tensão também varia: de 1 a 9. A escolha depende da espessura do tecido. A opção média é o nível de tensão 4, adequado para a maioria dos materiais.

Convencionalmente, três graus de tensão podem ser distinguidos:

  • fraco – grau 1-3;
  • médio – grau 3-5;
  • forte – grau 5-7.

É importante considerar o tipo de thread. Eles devem ser todos iguais e corresponder à espessura do tecido. É melhor comprar antecipadamente os especiais para overlock. Preste atenção também nas agulhas. Na maioria das vezes, as instruções do dispositivo indicam que tipo de agulhas podem ser usadas.

Atenção! Se você escolher os fios errados, poderá estragar o material ou todo o produto. Usar a agulha errada é mais arriscado: tal imprudência pode causar danos ao aparelho.

O algoritmo para configurar threads é o seguinte:

  1. Ajuste a tensão da linha esquerda. Se o material estiver enrugado, a linha deverá ser afrouxada. Mova o controle correspondente um ponto para baixo. Faça mais uma linha. Reduza o nível de tensão até conseguir costurar o tecido perfeitamente liso.
  2. Se a costura estiver irregular, será necessário ajustar novamente a tensão da linha esquerda. Só neste caso tem que ser aumentado.
  3. Depois que os tensores esquerdos forem ajustados, você poderá ajustar os tensores certos. Eles fazem isso da mesma maneira.
  4. Acontece que os laços sobressaem da costura. Isto indica que a tensão do laçador precisa ser aumentada. Esses elementos devem ser ajustados até que os loops fiquem uniformes.

Se você domina os fios e sua tensão, pode prosseguir para a próxima etapa - escolher o tipo de ponto. A maioria dos aparelhos modernos possui 5 tipos de pontos. Você precisa escolher com base na espessura do tecido.

Por exemplo, um ponto de quatro fios é adequado para chulear malhas e tecidos grossos. Para materiais de densidade média, escolha um ponto de três fios - a largura será de 5 mm. Para trabalhar com tecido fino, defina uma largura de ponto de 2,8 mm em três fios, e para chiffon - não mais que 2 mm.

Por falar nisso! Se você tiver que trabalhar com material fino, será necessário ajustar não só a largura do ponto, mas também o calcador. A pressão não deve ser muito forte: o tecido ficará enrugado.

O próximo passo na configuração é ajustar o tamanho do ponto. A espessura do tecido desempenha um papel importante: quanto mais fino o material, menor será o ponto e vice-versa. Portanto, para materiais grossos você pode definir o tamanho para 3-4 mm, para materiais finos - não mais que 2-3 mm.

Colocando pontos em um overlocker

Que problemas podem surgir

Após todas essas configurações, você deverá fazer um ponto de teste novamente. Acontece que a costura novamente não fica perfeita, por exemplo, observam-se pontos saltados. Então é necessário um ajuste final. É o seguinte:

  1. Verificando a integridade da agulha. Às vezes não há danos visíveis, mas você deve olhar mais de perto e perceber que a ponta está romba ou a agulha não está instalada corretamente. Outra opção é que o tamanho da agulha não corresponda à linha e à espessura do tecido.
  2. Avaliando a exatidão das configurações. Você pode verificar novamente todos os tensores, laçadores e também ver se um dos fios está enrolado em um nó.
  3. Avaliando o desempenho dos pés. Às vezes, apenas liberar a pressão é suficiente e o problema desaparece.

Após esta verificação, recomendamos fazer novamente uma linha de teste. Se tudo estiver bem, você pode costurar o produto principal.

Costura perfeita em um overlocker

Dicas úteis

Nem uma única configuração ajudará se você esquecer as regras básicas para cuidar de um overlocker. Portanto, deve ser lubrificado em tempo hábil, principalmente se surgir um ruído incompreensível.

Após cada uso, o overlocker deve ser limpo de qualquer resto de linha, tecido ou poeira.É conveniente fazer isso com uma escova dura.

Se o dispositivo quebrar, não tente consertá-lo sozinho. A melhor solução é levar o overlocker a uma oficina onde um especialista fará o conserto. Sim, custa dinheiro, mas comprar um novo dispositivo (e em caso de auto-reparo malsucedido, isso é bem possível) custará mais.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano