Um overlocker é uma máquina de costura cuja principal função é nublar as bordas. Isso é conveniente: o produto fica limpo, as bordas não se esfarelam, ficam lisas. Para um funcionamento adequado, o overlocker precisa ser rosqueado corretamente. Como fazer isso? Nós vamos te contar no artigo.
Como enfiar um overlocker
É extremamente importante posicionar corretamente as roscas antes de iniciar o trabalho. Caso contrário, os pontos saltados não poderão ser evitados e a costura poderá não funcionar. É necessário estudar as instruções com antecedência e praticar nos patches de teste.
Regras básicas
Quase todos os modelos são semelhantes entre si. Diferenças de marcas, preço e quantidade de fios envolvidos na obra (existem dispositivos de 3 e 4 fios).
Usar um overlocker não é difícil se você se lembrar das seguintes regras:
- Se você é costureira iniciante, opte por um aparelho de três fios com velocidade não superior a 1.500 pontos/minuto. É claro e fácil de usar.
- As lojas costumam vender dispositivos já encadeados. Devem ser aparados (basta deixar as pontas com 10-15 cm de comprimento).Os novos fios podem ser amarrados com um nó fino aos existentes (é importante jogá-los pela guia de linha antes de fazer isso).
- Antes do trabalho, verifique novamente as linhas e as agulhas.
- Todos os trabalhos de reabastecimento devem ser realizados estritamente com o aparelho desconectado e com o pé levantado.
Como enfiar um overlocker de três threads
Via de regra, os aparelhos modernos possuem dicas que ajudam a posicionar os fios. Falaremos sobre a opção padrão:
- Passe os fios sequencialmente por todos os orifícios visíveis no corpo do dispositivo.
- O laçador direito possui um dispositivo de tensão especial. Passe os fios ali e puxe-os para baixo.
- Passe a linha pelo buraco da agulha.
- Afaste o fio atrás do pé de você.
Depois disso, faça um ponto no pedaço de retalho. Se tudo estiver correto, ficará suave e limpo.
Como enfiar um overlocker de quatro fios
Este dispositivo possui duas agulhas, portanto o processo de enchimento será um pouco diferente. Os fios passam por dois dispositivos de tensão - direito e esquerdo. Neste caso, a linha direita entra no tensor direito e vice-versa.
Os modelos modernos de overlockers de quatro fios são equipados com um sistema F.A.S.T especial com alavanca. Ele move os laçadores em direção à linha. É claro que tal mecanismo facilita o trabalho.
Como instalar uma linha de cor diferente em um overlocker
Situação padrão: você costura peças de cores diferentes e a linha tem que ser trocada. Você pode fazer isso da seguinte maneira:
- Corte a linha velha, coloque uma nova no carretel e dê um nó pequeno mas forte nas pontas.
- Puxe a linha para que o nó não fique sob o calcador.
- Em seguida, você pode levantar o calcador e passar a linha pelo tecido.
- Retorne o calcador para baixo e continue costurando.
- Agora você precisa observar o nó: quando ele se aproximar do buraco da agulha, você deve ajudá-lo manualmente e com cuidado a passar pelo buraco. Se o nódulo for pequeno, não deverá haver problemas com sua passagem.
Como configurar um overlocker após rosquear
Assim, os fios estão inseridos, você pode começar a costurar. Não se apresse! Agora você precisa configurar o dispositivo. Acontece que depois de enfiar os fios ficam mal tensionados. Eles precisam ser corrigidos, caso contrário você não obterá linhas retas.
Importante! Embora a cor dos fios possa variar, a espessura e a composição não. Pelo menos em um trabalho. É melhor comprar com antecedência linhas projetadas especificamente para overlock.
Para saber se a tensão foi selecionada de maneira ideal, coloque os controles apropriados na posição intermediária e faça um ponto de teste. Se todos os pontos estiverem uniformes, a linha correr suavemente e não ficar emaranhada, então está tudo bem. Se algo der errado, experimente os tensores: afrouxe-os ou, ao contrário, fortaleça-os.
Por falar nisso! Mais uma vez, aconselhamos que você leia as instruções. Geralmente há recomendações para ajustar o overlocker.
Erros comuns: como evitá-los
Para que um overlocker funcione corretamente, ele precisa de cuidados. Talvez um dos erros comuns de todas as artesãs seja negligenciar as regras básicas de funcionamento. Por exemplo, é importante limpá-lo constantemente de resíduos de tecidos, fios e poeira, lubrificá-lo regularmente e desligá-lo sempre após o uso.
Existem outros erros que até costureiras experientes às vezes cometem:
- Correr. Não importa quanto tempo você tem. Após a configuração, você precisa verificar o overlock em um patch de teste e depois prosseguir para o trabalho principal.
- Escolha errada de agulhas, carretéis de linha.Por exemplo, é importante que todas as agulhas venham da mesma embalagem, e nos carretéis é preciso prestar atenção ao grau de torção.
- Agulhas quebradas. Este detalhe é muitas vezes esquecido, mas sem ele o trabalho normal não funcionará. As agulhas devem estar afiadas e intactas. Não espere até que quebrem; é melhor substituí-los o quanto antes.
É importante manter sempre a manutenção do produto e do aparelho. A linha foi para o lado? Os fios estão emaranhados? Se o overlocker tiver faca, deve-se monitorar o movimento do material com especial cuidado para que as bordas cortadas fiquem perfeitamente retas.
Enfiar um overlocker pode parecer difícil apenas na primeira vez. Claro, você precisa de habilidade e conhecimento básico de como esse dispositivo funciona. Mas essas habilidades e habilidades vêm com a experiência.