A história da máquina de costura

Existem coisas que a humanidade usa há muito tempo. Parece que eles estão conosco desde o início da civilização. Tomemos como exemplo uma máquina de costura. É difícil imaginar a vida moderna sem esse dispositivo, mas houve momentos em que as pessoas costuravam roupas com agulha de osso.

Neste artigo falaremos sobre a criação de uma máquina de costura. O leitor aprenderá como, ao longo de vários séculos, uma unidade simples e inconveniente se transformou em um aparelho elétrico complexo.

A história da máquina de costura

Como as máquinas de costura mudaram durante a Revolução Industrial

As primeiras fábricas surgiram no século XIX. A indústria e as máquinas começaram a substituir gradativamente o trabalho manual. As oficinas de artesanato ficaram no passado e surgiu uma classe trabalhadora. Agora, as pessoas não fabricavam elas próprias ferramentas e produtos, mas ajudavam as máquinas a fazê-lo.

Mas a tecnologia tende a falhar, por isso oficinas de reparação começaram rapidamente a aparecer nas cidades europeias. Aqui, os artesãos consertaram dispositivos e substituíram peças defeituosas.Numa dessas oficinas (especializada em conserto de máquinas de costura), trabalhava o ainda desconhecido Isaac Singer. Ele poderia ter pensado então quão famoso seria seu nome?!

Isaac Cantor

Isaac já não era jovem, mas no fundo sonhava em criar o seu próprio negócio. A ideia original estava faltando. E como sempre acontece, o acaso de Sua Majestade ajudou.

Naquela época, as roupas eram confeccionadas em máquinas criadas por Howe. Freqüentemente, eles quebravam e, portanto, Singer foi literalmente inundado com pedidos de reparos. Um dia ele ficou bravo e disse que aquelas máquinas eram tão mal feitas de propósito que ele, Isaac, inventaria algo completamente diferente. Talvez essa observação tivesse desaparecido no ar, mas ele a disse ao chefe. Uma discussão começou entre os homens. Decidimos fazer uma aposta. O dono da oficina emprestou quarenta dólares a Singer e ele começou a trabalhar.

O inventor recém-formado não tinha nada a perder - ele não queria perder, e a chance de realizar seu sonho e abrir seu próprio negócio realmente o inspirou. Singer mergulhou no trabalho e 11 dias depois apresentou ao mundo uma nova máquina de costura. Ele ganhou a aposta.

A invenção de Singer foi perfeita para aquela época. Isaac mudou a mecânica do aparelho. Aqui estão as principais mudanças:

  • a agulha foi posicionada na vertical e o produto na horizontal;
  • apareceu um calcador que segurava o tecido durante o trabalho;
  • a máquina funcionou graças a um pedal.

Escusado será dizer que esta invenção foi apreciada. Agora as mãos da artesã estavam livres – a roda da máquina não precisava ser girada e o próprio processo de costura ficou mais fácil.

A primeira máquina de costura da cantora

Singer patenteou com sucesso a primeira cópia, mas não parou por aí. Os modelos subsequentes foram constantemente aprimorados. Por exemplo, ele tornou as peças removíveis pela primeira vez.Anteriormente, se um mecanismo quebrasse, todo o dispositivo era enviado para um aterro sanitário; após as melhorias de Singer, tornou-se possível trocar peças individuais.

O inventor continuou o trabalho. Com o tempo, ele conheceu Howe e lhe contou suas ideias. Howe gostou dos pensamentos de Singer e as duas pessoas únicas começaram a trabalhar juntas. Mais tarde juntaram-se a eles mais dois empresários (proprietários de fábricas de vestuário). A empresa de Singer tornou-se um gigante em seu setor.

Surpreendentemente, mesmo durante o apogeu da produção de Singer, uma máquina de costura continuou a ser um luxo para muitas famílias europeias. Custava US$ 100 e era inacessível aos trabalhadores comuns e moradores. E era mais barato para o empresário encomendar roupas em uma oficina de costura do que comprar uma unidade cara.

E aqui Singer demonstrou novamente seu talento - ele provou ser um profissional de marketing brilhante. Ele sabia como convencer os consumidores de que uma máquina de costura era necessária não apenas em uma grande fábrica, mas em todas as casas.

Primeiro, ele lançou uma série de eletrodomésticos. Eram muito mais baratos, mas não estavam disponíveis para costura industrial.

Máquinas domésticas Singer

O cálculo foi feito para as donas de casa e, para que elas percebessem o know-how, a Singer lançou uma campanha publicitária exclusiva. O mundo nunca viu nada assim antes: em exposições e feiras, as máquinas de costura eram anunciadas por garotas bonitas, e não por homens rígidos de fraque. Ênfase brilhante nos interesses do público-alvo!

Século 20 – um período de crescimento na produção

A empresa de Singer atingiu rapidamente o nível global. O inventor mudou-se para a Inglaterra, onde viveu o resto da vida. A empresa continuou a viver após a morte de seu criador. Outras pessoas passaram a administrar a empresa e os descendentes de Singer recebiam receitas de suas atividades.

Em 1908, um arranha-céu de 205 metros de altura foi construído em Nova York.Tornou-se a sede da empresa Singer. No início do século XX, era o segundo mais alto (depois da Torre Eiffel) e durou 60 anos.

Em 1902, surgiu em Podolsk a primeira fábrica de produção de máquinas de costura. Para compradores russos, o logotipo foi substituído por “Zinger”.

Já em 1914, a fábrica produzia 600 milhões de máquinas de costura anualmente. Eram vendidos em lojas especializadas (mais de 3 mil em todo o país) e também enviados aos clientes pelo correio.

Após a Revolução de Outubro, o governo soviético começou a administrar a fábrica. O nome também mudou: de lá até hoje a fábrica se chama “Podolsk”.

Durante o século XX, as máquinas de costura foram constantemente aprimoradas. Eles se tornaram elétricos e a velocidade de costura aumentou significativamente.

Máquina de costura hoje

Surpreendentemente, os dispositivos da marca Singer ainda são valorizados em todo o mundo. Outros fabricantes surgiram e a máquina de costura hoje se tornou um dispositivo inteligente.

Hoje costurar se tornou um verdadeiro prazer: a costureira pode selecionar um programa de forma independente, ajustar o comprimento do ponto e o nível de tensão da linha na máquina com um movimento da mão.

Essa história prova mais uma vez que com certeza tudo dará certo se você acreditar na causa e na sua própria força.

Críticas e comentários
EU EU:

600 milhões por ano? Autor, você está louco? 6 bilhões em dez anos?

Materiais

Cortinas

Pano