O couro natural ou artificial é um material complexo, mas as coisas feitas com ele são luxuosas. Artesãs experientes dizem que toda costureira pode aprender a trabalhar com isso. O principal é lembrar as características deste material, escolher as ferramentas certas e não ter medo. Com certeza tudo vai dar certo! E falaremos sobre os meandros desse trabalho no artigo.
Como costurar couro em uma máquina de costura
Em primeiro lugar, você precisa determinar qual material está à sua frente: natural ou artificial. Todo o trabalho futuro depende disso.
Couro do falso
O principal problema desse tecido é que ele geralmente gruda no pé e pode rasgar nos locais da punção deixados pela agulha.
Portanto, as regras de trabalho são as seguintes:
- couro sintético não pode ser lascado com alfinetes;
- É melhor comprar um pé especial ou usar papel papiro;
- faça pontos longos;
- O ponto pode ser feito em zigue-zague ou em linha reta, mas sempre em velocidade lenta.
O conselho parece simples. Mas eles realmente funcionam - o risco de estragar o material ao costurar na máquina é minimizado.
Couro genuíno
O princípio de operação aqui é diferente da costura de material artificial. No entanto, existem nuances:
- É melhor usar um pé de Teflon ou transportador. Se a primeira opção simplesmente protege o tecido contra danos e ajuda a costurar suavemente, então o calcador transportador é necessário para protegê-lo contra deslocamentos durante a costura.
- O papel papiro também funciona com couro genuíno. Se desejar, você pode adicionar papel de seda.
- Para proteger o couro natural, você pode colocar uma lixa fina e fina sob o pé (a superfície de trabalho deve ficar na parte inferior). Antes de costurar o produto principal, teste a “invenção” em um retalho desnecessário.
- Recomenda-se definir o comprimento do ponto para 4-5 mm. Se os pontos forem curtos, o tecido poderá rasgar.
- Você também não pode usar alfinetes ou fechos aqui.
Qual máquina é adequada para costurar artigos de couro?
Falando em grande escala, são necessárias máquinas especiais para costurar peças de couro. Eles são poderosos e podem costurar até mesmo o tecido mais grosso sem danificar.
Mas isso não significa que uma máquina doméstica não seja adequada para trabalhar couro. Você só precisa escolhê-lo corretamente. Por exemplo, uma máquina manual Podolsk ou alguns modelos Singer são adequados.
Importante! Se falamos de opções elétricas modernas, só há um conselho: leia atentamente as instruções. Geralmente contém informações sobre materiais que podem ser trabalhados.
O que mais prestar atenção
Em questões como costurar couro em uma máquina, não há ninharias. Portanto, recomendamos que você selecione cuidadosamente suas ferramentas, como agulhas e linhas. Você não pode usar os primeiros que encontrar: você pode estragar irremediavelmente o produto.
Seleção de agulha
As lojas vendem agulhas especiais para trabalhar couro. Eles são adequados para costurar materiais artificiais e naturais.Estas agulhas são bastante fortes e não rasgam nem esticam a pele.
Importante! Compre não uma ou duas agulhas, mas um conjunto. Embora duráveis, eles quebram em áreas espessas.
Seleção de tópico
A primeira regra de qualquer costura é que as linhas e a agulha devem combinar. Esta é uma recomendação universal. Porém, o couro é um material caprichoso, por isso ao trabalhar com ele é importante considerar os seguintes pontos:
- os fios de náilon são adequados apenas para trabalhos manuais com produtos de couro (principalmente para reparos);
- Não costure couro com fios de algodão;
- fios de náilon ou poliéster são ideais;
- Fio excessivamente grosso é frequentemente usado para decoração.
Dicas úteis
Trabalhar com este material não é fácil. Mas lembramos: em mãos hábeis, qualquer negócio dá certo. Portanto, não há necessidade de desanimar. É melhor ter paciência e ler os conselhos das artesãs antes de começar a trabalhar.
Aqui estão os mais úteis:
- Trabalhar com couro é irreversível. Isso significa que o produto não pode ser costurado e depois rasgado. Isso faz com que o material rasgue e perca sua aparência apresentável. Recomendamos que você se prepare adequadamente: coloque imediatamente o calcador e a agulha necessários, as linhas e corte o tecido com cuidado.
- Não há necessidade de negligenciar a costura de teste. Uma linha em um pedaço de couro é suficiente para entender que a máquina está funcionando bem.
- Quanto mais simples for o modelo, melhor ficará. Esta regra se aplica a itens costurados em máquinas de costura domésticas. Linhas complexas, babados, babados não só sobrecarregam o produto, mas também prejudicam sua aparência: é quase impossível costurar esses detalhes com cuidado em casa em um material grosso.
- Fazer produtos de couro é impossível sem cola. PVA, cola de borracha ou Moment servem. É importante que não seja muito líquido. A regra de ouro para esse tipo de trabalho: é melhor não colocar cola do que espalhar tudo.Uma fita especial com laterais adesivas pode ser uma excelente alternativa à cola.
- Os botões devem ser costurados junto com um subbotão (é colocado no lado avesso).
- Para garantir que os botões perfurados fiquem bonitos e não estraguem o couro, utiliza-se tecido não tecido na instalação.
É possível costurar você mesmo uma linda peça de couro. Isso não requer conhecimento especial. O principal é levar em conta as nuances dessa costura e lembrar que trabalhar com couro exige paciência.