Parece que é impossível aprender a costurar coisas bonitas na máquina sem fazer cursos especiais. Apressamo-nos em dissipar esse mito. Não só é possível aprender, mas também necessário. Principalmente se a máquina estiver parada há muito tempo e aguardar o seu melhor momento.
Preparando-se para costurar
Os carros são diferentes. Por exemplo, eletrônico e mecânico. É muito mais fácil costurar o primeiro, principalmente se o modelo for moderno. Os mecânicos são muito mais simples, mas costurá-los requer alguma habilidade.
Além disso, as máquinas diferem no tipo de linha da bobina - há frontal e superior, bem como no comprimento máximo do ponto (pode ser 5 mm, 9 mm, mas é melhor escolher 7 mm - a opção padrão, ideal para iniciantes).
Quando a máquina for comprada, você poderá se preparar para o trabalho:
- Coloque o dispositivo sobre uma mesa com superfície plana. É importante que a máquina não balance de um lado para o outro durante o trabalho e que a costureira se sente confortável.
- Se a máquina for eletrônica, ela deverá estar conectada à rede.
- Agora é hora dos tópicos.Você precisa de fios bons e fortes que não quebrem durante o trabalho. Por exemplo, uma boa opção são fios de náilon ou poliéster. Você precisa colocar a bobina no porta-carretel.
- Em seguida, você deve colocar o pé na posição de trabalho. Para fazer isso, levante-o.
- Passe a linha pela guia de linha para que ela não “ande” durante a costura. Em seguida, abaixe-o, passe-o pelos discos especiais e puxe-o para a próxima guia de linha.
- Depois disso, a linha deve ser enfiada na agulha e puxada pelo calcador (não esquecendo de levantar a alavanca de levantamento pegajosa).
- O último passo é puxar o fio cerca de 5 cm de você.
Importante! Antes do trabalho, verifique a saúde de todas as peças, especialmente da agulha e do calcador. Tente fazer duas ou três linhas de teste.
Erros típicos de iniciante
Ninguém consegue tudo perfeito na primeira vez. Este é um axioma e é estúpido não reconhecê-lo. Mas o número de erros pode ser reduzido se você aprender com antecedência sobre os mais comuns.
Esses incluem:
- A escolha para a primeira costura de materiais complexos. Comece com chita, algodão ou jersey.
- Corte sem pré-decatação ou tratamento com vapor úmido.
- Não cumprimento da direção da rosca lobar. Claro, há coisas que precisam ser costuradas em viés. Mas a princípio é melhor escolher modelos simples e costurar no sentido da fibra do fio.
- Seleção de linhas, agulhas e acessórios a olho nu. Então você pode perder o tamanho ou a cor.
- Costurando sem layout. Muitas pessoas começam a cortar e costurar um produto imediatamente a partir do material a que se destina. Se a peça não for complicada ou uma costureira muito experiente assumiu o trabalho, isso é possível. Em todos os outros casos, recomenda-se primeiro costurar um desenho a partir de um tecido simples e depois começar a trabalhar com o material principal.Desta forma você poderá ver erros individuais cometidos durante o corte, ou alterar alguns detalhes sem estragar nada.
- Pequenos subsídios. É melhor que tenham pelo menos 3-4 cm, assim você pode corrigir erros sem perder qualidade (por exemplo, se a costura ficou irregular e a costura teve que ser desfiada).
- Costure sem constrangimento. Muitas pessoas negligenciam esse processo chato, mas em vão. Você pode costurar um produto com alfinetes se for uma artesã experiente que já costurou muitas coisas diferentes. Caso contrário, costurar sem alinhavo corre o risco de estragar o material com pontos tortos, dobras desnecessárias e peças dobradas incorretamente.
- Costura sem encaixe. Se você não está costurando um pegador de panela para a cozinha, mas sim um item mais sério, é necessário fazer um encaixe. Quanto mais vezes melhor. Desta forma você pode perceber erros a tempo e corrigi-los.
Dicas úteis
A regra principal de qualquer costura é não ter pressa. A vaidade e a vontade de fazer o mais rápido possível não levam a um bom resultado. Aborde o processo de forma criativa, então o clima apropriado aparecerá e costurar trará prazer.
Cada negócio tem seus próprios segredos. Na costura à máquina também. Por exemplo, você deve sempre comprar tecido com reserva. Não vale a pena levar mais dois metros, mas 50 cm são suficientes. Isto é importante para iniciantes que cometem erros durante o processo de corte. É uma pena quando o produto está quase pronto, mas não há tecido suficiente para os bolsos.
Quanto mais simples o modelo, melhor para um iniciante. Todo mundo quer costurar coisas complexas de revistas de moda. Mas você não conseguirá fazer isso do zero. É melhor experimentar algo simples: costurar um avental, uma camisola ou uma saia circular de chita. Somente depois desses ensaios você poderá prosseguir para um trabalho complexo.
Se a máquina for nova, você precisa conhecê-la. Pelo menos leia as instruções e faça algumas linhas no modo de teste.
Qualquer costura dá trabalho.Sim, agradável, mas exigindo paciência. Erros e falhas no processo de aprendizagem são inevitáveis, mas isso não significa que você precise abandonar seu hobby. Tente! Quem caminha dominará a estrada.