Os calcadores em máquinas de costura são chamados de especiais elemento estrutural, que é necessário para o trabalho. Sua finalidade é reter e mover o material ao longo de um caminho estritamente definido. Porém, devido ao fato de existirem tantos tipos de pés para máquinas de costura, não é fácil entender quais são realmente necessários. Esta questão é especialmente interessante para quem está começando a dominar a arte artesanal.
Recursos e tipos
Os calcadores para máquinas de costura são elementos móveis e removíveis feitos de várias ligas. Eles podem fixar uma ou várias camadas de material. Além disso, seu uso permite realizar operações como costurar fita viés, botões, inserir zíperes, fazer bainhas e criar uma bela orla. E aqueles pés projetados especificamente para acabamentos decorativos irão ajudá-lo a bordar tecidos com miçangas, fitas e cordões.
Dependendo das operações realizadas, as patas podem ser universais ou altamente especializadas. Além disso, eles também são divididos nos seguintes tipos.
Padrão/ziguezague
Material de fabricação: metal. Este calcador é usado para criar fios retos ou em zigue-zague. Presente em todos os modelos por padrão.
Caminhando (transportador superior)
Pode ser incluído como extra. Necessário para evitar que as camadas se desloquem ao processar camurça, couro e qualquer outro material denso. Ajuda a acolchoar cobertores ou cobertores.
Lesma
Projetado para criar encadernação em viés ou para costurar uma borda já feita. Nesta última opção, o tecido, ao passar pela sapatilha, fica ao longo da borda em uma tira com bainha especial.
Para relâmpago
Existem muitas opções aqui. Existem pés que ajudam você a costurar na superfície, à direita ou à esquerda. Na maioria das vezes, esse dispositivo complementa todas as máquinas de costura por padrão.
Para botões
O calcador é indispensável para as artesãs que odeiam costurá-los. A linha passa pelos furos em zigue-zague.
Bainha
Uma variedade especial usada para fazer a bainha do fundo. Pode haver vários tipos, com larguras diferentes.
Malha
O nome fala por si. O pé foi projetado para trabalhar com materiais elásticos bem elásticos. A sola está equipada com uma almofada de borracha especial que evita a flacidez do tecido. O principal é não esquecer que ao trabalhar é necessário escolher apenas a velocidade baixa.
Para dobras
Esses pés são usados para criar dobras paralelas e costurar cordões. Eles possuem entalhes especiais que impedem o movimento das linhas.
Acolchoado
Será útil para costureiras que gostam de trabalhar com técnicas de patchwork e apliques. O dispositivo permite criar costuras de diferentes comprimentos e pontos de diferentes larguras.
Conjunto
Ajuda a evitar a montagem manual demorada dos produtos.
Teflon
Por que esse detalhe é necessário? Para trabalhar couro natural e ecológico, camurça. Ajuda a deixar as costuras uniformes e resistentes, sem fendas ou puxões. Em alguns casos, pode ser substituído por um rolo.
Importante! Dependendo do material de fabricação, as patas também podem ser de metal, plástico e possuir forro de silicone ou borracha.
Com limitador
São utilizados na produção industrial para costurar cortes, desperdiçar ou criar pontos cegos. Essas patas podem ser divididas em modelos separados.
Nublado
Contém um elemento de chuleado que apara a borda antes do próximo pesponto. O principal é lembrar de garantir que a borda se encaixe perfeitamente na guia.
Nuances de uso
Existem muitas sutilezas no manuseio dos pés das máquinas de costura. Porém, antes de tudo, é necessário considerar os seguintes pontos:
- trabalhar com fita viés envolve alinhavar o tecido manualmente;
- se houver necessidade de costurar botão, deve-se usar apenas aqueles que sejam planos;
- costurar um zíper será possível se você começar a costurar de cima;
- para quem deseja que a costura em tecidos grossos seja mais conveniente, é importante colocar a agulha na posição intermediária e fazer o ponto com cerca de 5 mm;
- Uma placa de apoio ajudará a facilitar o trabalho com áreas com múltiplas camadas.
O principal a lembrar na hora de fazer uma compra é que existe uma grande diferença entre os pés das máquinas profissionais e domésticas. Além disso, vale a pena considerar o fabricante. As peças sobressalentes de uma máquina podem não ser adequadas para uso em outro modelo.