Tensão da linha em uma máquina de costura

A precisão da costura depende de quão corretamente as linhas são tensionadas. Apesar disso, mesmo costureiras experientes muitas vezes negligenciam esta importante etapa de preparação para a costura. Verificar a tensão da linha parece complicado e tedioso. Na realidade, não é assim: basta entender uma vez como funcionam os tensores, e esse trabalho se tornará uma tarefa familiar e simples.

Tensão da linha em uma máquina de costura

Tensão da linha em uma máquina de costura

Ganchos especiais no corpo da máquina através dos quais a linha é puxada antes de passar pela agulha são chamados de guias de linha. Um movimento tão complexo do carretel até a agulha é necessário para que as linhas não se movam durante a costura e passem de maneira suave e organizada. Graças a isso, os pontos são iguais, a costura não dá voltas em direções diferentes mesmo quando se trabalha em alta velocidade.

Princípio de funcionamento do tensor

Um mecanismo especial é responsável por tensionar os fios. Se não for ajustado, ocorrerá inevitavelmente um mau funcionamento. Por causa disso, formam-se nós, a linha pode quebrar, ficar emaranhada e a costura pode ficar enrolada.

O princípio de funcionamento do regulador é simples: na maioria das vezes a linha superior passa por arruelas especiais que a comprimem e evitam que se enrosque. Neste caso, a compressão pode ser diferente, pode ser personalizada. Por baixo, a tensão é ajustada com uma bobina especial.

Como ajustar o tensor superior

Antes de qualquer verificação do funcionamento da máquina de costura e dos tensores, é recomendável fazer um ponto de teste. Se ficar reto, os pontos são perfeitos e idênticos, então você pode costurar mais. A máquina funciona como deveria.

Quando a costura não funciona, os pontos ficam emaranhados no lado direito e a linha de cima fica apertada demais. Se uma trama de linha se formar no lado avesso do produto, a tensão é fraca e precisa ser reforçada.

O processo de configuração é simples:

  1. Gire a alavanca de controle um pouco de cada vez (meio ponto de cada vez).
  2. Após cada movimento da alavanca, faça um ponto de teste. Se ficar liso, você pode costurar; caso contrário, você precisa mover a alavanca novamente.
Alavanca de tensão da linha superior

Como ajustar o tensor inferior

Acredita-se que você precise começar a ajustar a partir da linha inferior. Se o tensor inferior funcionar corretamente, ajustar o superior também é fácil. Quando há um problema com o inferior, o superior não funciona.

Você pode ajustar a tensão inferior usando a lançadeira. Encontre um pequeno parafuso (às vezes há dois) e gire-o com cuidado.

Importante! Trabalhar com o ônibus requer atenção. O parafuso é muito pequeno, com qualquer movimento descuidado pode cair e rolar. Portanto, recomendamos trabalhar com lançadeira sobre uma folha de papel branco.

Tensão da linha inferior

Como verificar a tensão correta

Ambas as linhas - direita e esquerda - devem ser tensionadas igualmente. Se um ceder e o segundo apertar demais, não será possível fazer costuras de boa qualidade.

A verificação consiste em 2 etapas:

  1. Primeiro, observe os tensores e as linhas.
  2. Se tudo parecer normal, você pode fazer uma linha de teste. É melhor pegar um pedaço do mesmo tecido com que você vai trabalhar.

Importante! A costura de teste deve ser examinada cuidadosa e criticamente. Você precisa verificar não apenas a uniformidade da costura, mas também a qualidade dos pontos.

Possíveis problemas

Acontece que externamente tudo está arrumado e ajustado, mas o trabalho não funciona: o fio fica emaranhado ou quebra. Isso significa que o problema não está nas configurações do tensor. Pode haver uma falha em algum lugar que precise ser consertada.

Entre os principais problemas destacamos:

  1. Enfraquecendo as molas que seguram o fio. Eles precisam ser substituídos (é melhor não entrar no mecanismo sozinho, mas entrar em contato com um especialista).
  2. O aparecimento de defeitos nas arruelas (entalhes, arranhões, rugosidade devido à oxidação do metal) ou na lançadeira (provavelmente a bobina ou sua tampa estão deterioradas). Isso pode fazer com que a linha se rompa durante a costura.
  3. A alavanca tensora ou guia de linha está danificada. Isso causará problemas com a linha superior.
  4. Danos ao carretel, enrolamento incorreto (geralmente manual) da linha no carretel. Isso leva à formação de nódulos.
  5. Quebras de máquinas. É importante descobrir a causa e substituir a peça defeituosa. O trabalho amador aqui só pode causar danos - é melhor levar a máquina imediatamente para reparos.
Tensão da linha em uma máquina de costura

O que mais prestar atenção

Em primeiro lugar, nas restantes configurações da máquina. Além disso, eles precisam ser verificados antes de iniciar o trabalho. Preste atenção no calcador, na agulha, veja como funciona o volante, etc. Não se esqueça de avaliar a estabilidade da máquina na mesa. Também é importante verificar:

  1. A qualidade dos fios e sua conformidade com o material e a agulha. É melhor comprar carretéis novos para cada produto que você vai costurar.
  2. Qualidade da agulha. Deve ser nítido, sem defeitos.Verifique se a instalação está correta.
  3. Antes do trabalho, verifique se o tecido foi colocado corretamente, se há rugas ou dobras desnecessárias. Talvez o material “foi” para o lado? Então a linha também irá na direção errada.

Não se esqueça de verificar periodicamente a tensão da linha e o funcionamento da máquina durante o trabalho. Isso ajudará você não apenas a costurar uma coisa linda, mas também a fazê-lo o mais rápido possível e sem erros.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano