Qualquer equipamento pode quebrar mais cedo ou mais tarde. A máquina de costura não é exceção. Nesse caso, tanto as unidades antigas quanto os dispositivos modernos podem quebrar. Que problemas são particularmente comuns e o que fazer em caso de avaria? Falaremos sobre isso no artigo.
Por que a máquina de costura não costura?
Então, a máquina quebrou, o trabalho parou e não está claro o que fazer a seguir. Primeiro você precisa se acalmar. Provavelmente, nada de crítico aconteceu e o dispositivo pode voltar à condição de funcionamento.
Antes de tomar qualquer ação, é importante compreender em que circunstâncias ocorreu a avaria e determinar a possível causa. Então ficará claro o que fazer a seguir: leve a máquina a um especialista ou conserte você mesmo.
Possíveis causas de mau funcionamento
Então, a falha foi identificada. Com base nisso, a causa pode ser estabelecida. Por exemplo, o encadeamento não é alimentado nos seguintes casos:
- o parafuso que segura a bobina é chanfrado;
- a ponta da lançadeira está desgastada, outra opção é que as configurações desta peça tenham dado errado;
- cortes apareceram na caixa da bobina;
- o mecanismo de função da agulha está configurado incorretamente, por exemplo, muito alto ou muito baixo;
- A barra da agulha e a parte inferior da máquina não funcionam de forma síncrona.
A segunda causa comum de quebra é o mau funcionamento da unidade responsável por guiar a agulha. Isso acontece quando o tecido é muito fino e a agulha muito grossa, e vice-versa - devido a uma agulha escolhida incorretamente ou à sua quebra.
A máquina se moverá aos solavancos se a folga na chapa da agulha estiver desgastada ou alargada. Nesse caso, a área do tecido ao redor da punção sobe junto com a agulha e a lançadeira não funciona corretamente.
A não sincronização de elementos individuais da máquina, por exemplo, as ripas e as agulhas, acarreta o estiramento do tecido e a quebra da linha. O mesmo acontece se forem usadas linhas de larguras diferentes ao mesmo tempo na costura (se a de baixo for muito fina e a de cima muito grossa). Pequenas diferenças de espessura não são perigosas.
Remédios
Esses problemas são resolvidos de diferentes maneiras. Em alguns casos, você mesmo pode fazer isso, mas há situações em que é necessário entregar a máquina a artesãos profissionais.
Portanto, se a linha não ceder, estiver muito apertada ou, ao contrário, fraca, você pode verificar se a bobina está instalada corretamente. Você pode rastrear e ajustar a tensão da linha usando um parafuso especial (instalado próximo ao mecanismo de transporte). Após a solução de problemas, recomenda-se fazer um teste de costura para verificar o funcionamento da máquina.
Se a guia de canto estiver chanfrada ou deslocada para o lado, é recomendável verificar a tensão da linha. Não deve ser apertado demais.
Quando a linha da bobina não pegar e a linha parecer entrecortada, verifique a lançadeira. Pode ser necessário limpar qualquer fio enrolado.Outra variante do mau funcionamento da lançadeira se manifesta por voltas flácidas no interior. Isso significa que você precisa substituir a lançadeira ou seus elementos individuais (algumas peças podem oxidar ou desgastar).
A agulha deverá ser substituída se o tecido começar a ficar preso sob o painel inferior. Muito provavelmente, a agulha ficou cega ou torta.
Se a máquina parar de funcionar e não ligar, será necessário levá-la para reparos. Talvez nem tudo seja tão assustador, e o mestre consiga reanimá-la com bastante rapidez.
Prevenção: o que fazer para evitar que a máquina quebre
Qualquer dispositivo funcionará por muito tempo se for usado corretamente. Uma máquina de costura (especialmente modelos modernos) é um mecanismo complexo que requer manuseio cuidadoso.
Artesãos experientes dão várias recomendações para uma operação adequada:
- A máquina deve ser colocada sobre uma mesa estável e com superfície plana.
- Você deve prestar atenção ao tamanho da agulha e à espessura da linha. É necessário que combinem com o tecido (na hora de adquirir o material você pode consultar essa informação com o vendedor).
- Você precisa trabalhar de acordo com as instruções, principalmente quando se trata de passar a linha nos carretéis. Não perturbe a sequência ao puxar os fios.
- Antes de iniciar o trabalho, faça uma costura de teste para garantir que tudo está funcionando corretamente e para não danificar o tecido.
- Comprar tópicos é uma tarefa muito responsável. Recomenda-se escolher aqueles lisos e uniformes que não afofem ou enrolem na peteca.
- A máquina precisa de lubrificação oportuna. Se os modelos modernos tiverem um temporizador integrado, em dispositivos mecânicos mais antigos você mesmo precisará monitorar esse indicador. Em média, a lubrificação é necessária a cada 5.000 horas de operação.
- Verifique suas agulhas.As peças tortas, cegas ou simplesmente desgastadas devem ser substituídas em tempo hábil.
- Você não deve esperar que ele “desapareça por conta própria” se houver algum erro na operação do dispositivo. É melhor eliminá-los imediatamente para não estragar o tecido e não causar danos graves.
Uma máquina de costura é um mecanismo complexo que às vezes pode funcionar mal. Requer manuseio cuidadoso e substituição oportuna de elementos removíveis. No entanto, a falha não significa que o dispositivo terá que ser jogado fora. Na maioria dos casos, tudo é resolvido de forma bastante simples.