Para costurar uma saia estilosa ou um vestido elegante, só o desejo não é suficiente. Você terá que aprender o básico de corte e costura e praticar bastante. Mas não tenha medo. Costurar é um processo fascinante e criativo que pode se tornar um hobby interessante e uma fonte adicional de renda. Comece aos poucos - leia este artigo. Ele contém respostas às perguntas mais populares de artesãs iniciantes.
Costura para iniciantes em uma máquina de costura
A Internet contém um grande número de cursos, master classes, vídeos que você pode usar aprenda a costurar. Existem materiais que são totalmente gratuitos, mas também existem aqueles pelos quais você precisa pagar. Você pode fazer cursos off-line, comprar livros de corte e costura ou aprender o básico sozinho, sem ajuda externa. Qual opção escolher depende de você.
É possível aprender a costurar na máquina sozinho?
Definitivamente é possível.Cursos bem estruturados fornecem uma boa base, mas se você tiver um forte desejo de aprender por conta própria, é possível fazê-lo (embora leve muito mais tempo). Esse treinamento é totalmente gratuito e você pode adquirir conhecimento no seu próprio ritmo.
Ao aprender o básico da costura por conta própria, é importante considerar várias nuances:
- qualquer vídeo, master class ou livro didático não dará nada sem prática - é importante treinar e aplicar os conhecimentos adquiridos imediatamente, sem demora;
- os materiais de treinamento são diferentes, nem todos são igualmente úteis, então leia atentamente os comentários no vídeo, resenhas de master classes (mesmo as gratuitas);
- comece sempre com algo simples, mas não se esqueça que a tarefa precisa ser constantemente complicada: por exemplo, você aprendeu a costurar pegadores de panela - fique à vontade para passar para os aventais.
Por onde começar?
O mais importante é entender porque você quer aprender a costurar. Talvez você queira apenas aprender uma nova habilidade? Ou quer costurar roupas para você e seus entes queridos para não comprá-las na loja? Outra opção é costurar sob encomenda e receber por isso.
Dependendo de seus objetivos, você precisa decidir qual máquina é melhor comprar. Se seus planos são ambiciosos, compre um aparelho moderno com controles de toque e um grande número de funções. Se você quiser costurar pequenas coisas para si mesmo, pode comprar uma máquina de segunda mão.
Depois disso, você precisa decidir como será o seu treinamento. Obviamente, o primeiro passo é estudar a teoria: estrutura da máquina, regras de uso, principais tipos de pontos, etc. Você pode começar a praticar imediatamente, mas é melhor fazer amostras de teste em restos desnecessários de materiais baratos (malhas grossas, chita, algodão).
O que você vai precisar?
O mais importante é paciência e muita vontade de aprender coisas novas.Mas você não irá longe apenas com isso. Você também precisará de:
- naturalmente, uma máquina de escrever;
- fios (de preferência sintéticos);
- conjunto de agulhas;
- tesoura de alfaiate;
- retalhos de tecido.
Este é o conjunto básico para começar o treinamento. Com o tempo, será reabastecido com novas ferramentas e materiais.
Você sempre precisa cortar?
As primeiras tentativas tímidas de costurar pelo menos alguma coisa ficaram para trás: seus pontos ficaram perfeitos. Isso significa que é hora de passar para o próximo nível e começar a costurar produtos reais. Aqui, muitas artesãs iniciantes têm uma dúvida: “É sempre necessário cortar?”
Cortar é uma tarefa tediosa quando é preciso tirar várias medidas, desenhar o tecido e recortar cada detalhe. Muitas pessoas não gostam desta atividade. Mas costurar de alta qualidade sem cortar é impossível. E é por causa disso:
- assim você pode usar o tecido da forma mais econômica possível (isso é importante ao costurar roupas por encomenda ou com materiais caros);
- o risco de você costurar algo errado é reduzido a zero;
- É mais fácil costurar as partes cortadas do que as cortadas a olho nu, o que também economiza tempo.
Acontece que você precisa cortar, principalmente se estiver costurando um produto complexo. Este trabalho pode ser facilitado. Por exemplo, você pode cortar peças não no chão, mas em uma mesa plana e confortável. É melhor usar tesouras afiadas para cortar e lápis especiais para desenhos em tecido, em vez de resíduos de sabão. Recomenda-se passar o material com antecedência e usar agulhas coloridas para fixar as peças individuais. Assim o corte será fácil e indolor, e você se acostumará rapidamente com esse processo monótono.
Dicas úteis para iniciantes
Toda costureira tem segredos que a ajudam no trabalho. Aqui estão os mais famosos:
- Não há necessidade de poupar dinheiro em materiais e ferramentas. Estamos falando de linhas, agulhas, tesouras.Você pode economizar em tecido: enquanto você estuda, não adianta comprar materiais caros.
- Depois que o básico for abordado, não tenha medo de passar a costurar itens mais complexos. Mas é importante focar em uma coisa. Por exemplo, a princípio você pode costurar roupas infantis, roupões ou toalhas. Então – novamente complique a tarefa para você mesmo.
- Se a máquina não se comportar normalmente, não se apresse em costurar. Verifique as configurações, veja se a agulha está funcionando bem, se a linha está intacta. Quando uma avaria for evidente, não se automedique: é melhor levar imediatamente o aparelho a uma oficina.
- Não negligencie a costura de teste. Isso o ajudará a detectar erros e defeitos a tempo e, portanto, a não danificar o produto principal.
- Não devemos esquecer os ajustes constantes e os padrões corretos, principalmente se você costura roupas. Quanto mais atenção for dada a esses processos, melhor será o trabalho.
Não tenha medo de experimentar coisas novas! Costurar é um hobby maravilhoso que pode se transformar em um trabalho que você adora. Basta tentar algumas vezes para entender o quão interessante é esse processo.