As pessoas sempre sonharam com algum milagre que pudesse alegrar a vida e alimentá-las na estrada. A vida das pessoas comuns era muito difícil e a comida não tinha muita variedade. Assim, começaram a aparecer nos contos de fadas referências a toalhas de mesa automontadas, que em qualquer situação poderiam ajudar e alimentar a saciedade.
Definição
E se a toalha de mesa automontada é apenas um personagem de conto de fadas, então o conceito em si já é conhecido há muito tempo.
Uma toalha de mesa é um produto tecido especialmente feito para servir a mesa. Eram diferentes: linho e seda, rendas e bordados.
História da toalha de mesa
Nos séculos passados, as pessoas levavam a comida mais a sério do que hoje. Comer não era apenas uma forma de obter o suficiente. A comida era considerada um presente dos Deuses, que deveria ser tratada com reverência e respeito. Em todas as casas era sempre feita uma oração antes do início da refeição. Normalmente, antes de comer, era lido o Pai Nosso.
Muitos feriados pagãos estavam diretamente associados à semeadura e à colheita.Essa atitude em relação à comida se refletiu na disposição da mesa.
Mesmo no Antigo Egito, as mesas eram cobertas com uma toalha especial. Eles tinham uma produção altamente desenvolvida de tecidos finos de algodão e linho. Com base nesses materiais, criaram toalhas de mesa e roupas. Eles foram decorados com bordados e padrões tradicionais.
Na Grécia Antiga, a atitude em relação à toalha de mesa era muito respeitosa. Apenas escravos e pobres sentavam-se em mesas descobertas.
Os persas e os romanos tinham toalhas de mesa bordadas com ouro.
Eles apareceram na Rússia muito antes do que entre os europeus. A tradição de pôr a mesa veio de Bizâncio. Rus' se distinguia pelo fato de que cada família e cada casa tinham uma toalha de mesa. Sejam os aposentos do rei ou uma cabana de camponês.
Eles faziam parte do dote da noiva. A roupa de mesa era muito cara e era encomendada às artesãs dos mosteiros. Foi um trabalho muito difícil, trabalhoso e demorado.
Sinais
A relação especial refletiu-se nos signos folclóricos.
O mais famoso é um sinal antigo. Você precisa limpar as migalhas antes que os convidados saiam. Caso contrário, uma menina solteira, se houver na família, nunca encontrará um noivo. Isto é simplesmente explicado. Na Rússia, a toalha de mesa era retirada imediatamente da mesa após o término da refeição.
Nas tradições russas, a mesa era considerada a palma de Deus. Bater com a mão em uma mesa coberta com uma toalha era considerado um grande pecado. Este sinal reflete a atitude de uma pessoa em relação à alimentação, obtida com muito trabalho.
A atitude respeitosa também pode ser vista no ditado “Boa viagem”. Ao dizer esta palavra de despedida, as pessoas queriam que a estrada irregular, às vezes intransitável, se tornasse tão lisa quanto uma toalha de mesa colocada sobre a mesa.
Eles nunca foram reparados.Eles eram usados no dia a dia até o último momento possível, e depois não eram descartados, mas queimados.
Materiais, tamanhos e cores
Hoje, esse item doméstico já perdeu o significado, mas se tornou um elemento do interior.
Os tecidos utilizados na fabricação são divididos em três tipos:
Natural. Esta categoria inclui tecidos feitos de algodão, linho e jacquard. Esses materiais são requintados e chiques e podem servir de decoração para qualquer mesa festiva. Também apresentam desvantagens: o material lavado encolhe, precisa ser passado a ferro e é difícil remover a sujeira. Essas toalhas de mesa são usadas apenas em ocasiões especiais.
Misturado. Esses tecidos são obtidos pela mistura de fibras naturais e sintéticas. Tecidos de algodão revestidos com Teflon ou acrílico resistem à água, manchas e calor. Eles são fáceis de cuidar. Vale a pena limpar com pano úmido. Mas estes tecidos desgastam-se rapidamente.
Artificial. Este tipo inclui tecidos de poliéster ou vinil. Esses materiais não enrugam e a sujeira pode ser facilmente removida deles. Eles têm uma longa vida útil. Mas eles têm medo dos efeitos da temperatura: não se pode colocar pratos quentes ou uma vela sobre a mesa com essa toalha.
É importante escolher o tamanho certo. De acordo com as regras de etiqueta, as bordas devem ter de 15 a 20 centímetros. As bordas não devem cair abaixo das cadeiras. Se você tem uma mesa com dimensões de um metro e meio por um metro e meio, então é melhor escolher uma toalha de 2x2 metros.
Para uma mesa extensível você precisa de duas toalhas de mesa, um pequeno para o estado dobrado e um grande para a visão desdobrada da mesa.
Qualquer toalha de mesa é, antes de mais nada, um elemento decorativo. Portanto, você precisa escolher as cores certas.
Importante! A cor deve estar em harmonia com as cores da cozinha e dos pratos que nela serão colocados.A melhor solução seria escolher um material liso se a louça tiver estampas e vice-versa.
Não se esqueça do jogo de contrastes. Você pode escolher dois modelos diferentes, de cores e tamanhos diferentes.
Novo estilo - toalhas de mesa duplas
Recentemente, as toalhas de mesa duplas entraram na moda. Eles parecem muito incomuns. Neles são usadas cores harmonizantes ou contrastantes. A toalha de mesa de cima desse conjunto é chamada naperon, ela sempre em forma quadrada.
No mundo moderno, a atitude reverente em relação aos alimentos e às toalhas de mesa foi perdida, mas deu-lhes funcionalidade decorativa. A quantidade de modelos diferentes é tão grande que você pode escolher facilmente um para cada gosto e ocasião.