Hoje todo mundo tem uma toalha na mesa, mas alguém já pensou como ela apareceu em nossa casa, quem a inventou e por que até cobrimos as mesas com pano?
História da toalha de mesa
Acontece que os autores são os antigos egípcios, que teciam tecidos com maestria para os padrões da época. Pelas fontes históricas podemos saber que as toalhas de mesa eram bastante finas, decoradas com imagens de flores. Graças a esse conhecimento, podemos conhecer as peculiaridades da vida daquele povo, seus costumes e tradições.
Se prestarmos atenção à pintura, notaremos que mesmo no afresco de Leonardo da Vinci “A Última Ceia”, que retrata o último encontro de Jesus Cristo com seus discípulos, há uma toalha sobre a mesa. Este não é o elemento mais importante da imagem, mas ainda está lá.
Antigamente, apenas os pobres, os camponeses, podiam sentar-se à mesa descoberta, os mais ricos cobriam a mesa com uma linda toalha durante a refeição, o que servia como sinal de uma situação financeira digna.Na Roma Antiga, na Grécia e na Pérsia, os artesãos até teciam fios de ouro para fazer com que tudo parecesse o mais luxuoso e rico possível.
No início, as toalhas de mesa serviam apenas para decorar a mesa, mas depois tornaram-se uma parte digna do interior. Mas até cerca do século XV, as pessoas arrumavam a mesa apenas durante o almoço ou jantar, por uma questão de decência. E só no Renascimento, quando o interesse pelo homem e suas atividades voltou a despertar, as pessoas começaram a se aprimorar nos padrões e nas técnicas de costura para que tudo se encaixasse perfeitamente no interior de sua casa. Artesãos particularmente habilidosos compravam seda ou veludo.
Mas depois do Renascimento chega a era do Classicismo, o que implica a ausência de elementos conspícuos. Tudo deve ser formal e sem frescuras. EM Séculos XVIII-XIX As toalhas brancas estão entrando na moda, parecem ainda respirar Classicismo, mas seu tempo já está passando. As mesas forradas com linho branco têm um aspecto sofisticado e elegante, por isso esta moda continua até hoje. Desde meados do século XIX, o amor pelas joias voltou. As artesãs costuram tecidos de crochê com fios brancos e coloridos. Eles também estão aprimorando sua técnica; alguns bordam em ponto cetim. Foi então que as pessoas notaram a graça nas toalhas que pendiam da mesa direto para o chão.
Hoje em dia já não existe um estilo ou preferência específica, cada um pode escolher de acordo com o seu gosto. Os fabricantes podem oferecer diferentes tecidos e padrões, a gama é bastante rica.
Como os camponeses chamavam a toalha de mesa?
Importante! É interessante notar que as toalhas de mesa apareceram na Rússia muito antes do que na Europa, embora geralmente tudo acontecesse exatamente ao contrário. Isto é explicado pelos nossos estreitos laços comerciais, políticos e económicos com o Império Bizantino e, portanto, pela transferência de parte da sua cultura para a nossa.E também começou a se desenvolver o desenvolvimento da tecnologia de costura e manufatura, o que significa que todos os segmentos da população, por exemplo, os camponeses, podiam se dar ao luxo de pôr a mesa durante o almoço.
Se as pessoas ricas se preocupassem com a pureza de sua fala e a maioria das palavras fosse emprestada de línguas estrangeiras, elas mudariam pouco. Será interessante como os camponeses se comunicavam, porque eles tinham muitas de suas próprias palavras inventadas, fáceis de lembrar, e provavelmente foram criadas graças a associações.
De todos os contos de fadas e desenhos animados, vemos que na cabana há uma grande mesa de madeira e um banco bem no meio. As mesas geralmente eram feitas de carvalho e decoradas com esculturas. Sobre as mesas eram colocadas toalhas de mesa e, durante as refeições, eram cobertas com toalhas bordadas, chamadas de tampos de mesa. Em Moscou existe até a rua Stoleshnikov, onde antigamente viviam artesãos que faziam toalhas de mesa.
Depois de ler a história, fica claro que tudo na nossa casa tem uma história enorme, e às vezes vale a pena prestar atenção nisso, pode ser interessante.