Existem muitas maneiras de fazer bainhas em toalhas de mesa, as bordas e cantos do produto podem ser processados com diferentes técnicas. Mas eles têm uma coisa em comum: uma peça bem feita e com cantos trabalhados é um dos critérios para o belo visual do produto.
Este artigo detalha o método básico de fazer bainhas nos cantos, que, uma vez dominado, pode ser facilmente usado para processar vários tipos de toalhas de mesa do dia a dia e festivas.
Materiais e ferramentas para trabalho
É melhor preparar com antecedência tudo o que você vai precisar durante o trabalho, nos mínimos detalhes. Isso o ajudará a se concentrar totalmente no processo e a não se distrair com ninharias.
Naturalmente, você precisará um pedaço do tecido necessário para a futura toalha de mesa. Determinar o tamanho apropriado é bastante fácil. Meça o comprimento do tampo da mesa, acrescente comprimento para a saliência (de 20 cm até o chão) e 10 cm para as bainhas de todos os lados.
Escolha o material e o design a seu critério. Mas certifique-se de levar em consideração o encolhimento do material após a lavagem.
IMPORTANTE! Para ter certeza de quanto a toalha vai encolher depois de colocada na máquina de lavar, você pode lavar e passar o material com cuidado antes de cortar.
Além disso, você precisará do seguinte.
- Linhas para combinar com o tecido ou padrão.
- Máquina de costura. Afinal, será muito difícil fazer um ponto longo e uniforme à mão.
- Adapte os suprimentos conforme necessário: tesoura de corte, régua, fita métrica, alfinetes, dedal, enfiador de linha, giz ou marcador para marcação.
- Ferro.
- Para o conforto Você pode preparar um padrão de papelão com antecedência: um retângulo com lados de 5 por 15 a 20 centímetros.
Instruções passo a passo para fazer a bainha no canto de uma toalha de mesa
Para fazer a bainha de uma toalha de mesa com canto, é necessário realizar vários passos em sequência.
Formando um ângulo
- Recortamos do tecido a aba do tamanho desejado, levando em consideração os recortes da costura.
- Em seguida você precisa passar a costura: dobre o tecido com um recuo de 5 centímetros e passe um ferro quente nos quatro lados.
CONSELHO. Isso pode ser feito usando um pedaço de papelão ou marcando uma linha de dobra com giz (marcador).
- O principal é que a linha fique visível no tecido e lave bem. Se você não tem certeza de como a tinta se comportará no tecido, teste-a previamente em um pequeno pedaço de tecido para não estragar o produto acabado..
- Mais uma vez dobramos o tecido para dentro com um recuo de 5 cm e fazemos uma flecha com o ferro. Isso resulta em uma bainha de 10 centímetros dentro da toalha de mesa. Essa distância é suficiente para que a borda fique limpa e ao mesmo tempo não massiva. Se desejar, você pode enfiar alfinetes em todo o perímetro da costura futura. Isto será especialmente útil se o pedaço de matéria for grande o suficiente.
- Passe os cantos com cuidado para que a linha fique claramente visível quando desdobrada..
- Desenhamos uma diagonal nos quadrados resultantes e traçamos uma linha bem uniforme de canto a canto. Corte cuidadosamente o canto resultante a uma distância de 1 cm.
- Passe a ferro e vire a esquina.
Desligar
Resta o mais simples: costurar uma bainha em todo o perímetro da toalha de mesa.
Não se esqueça de remover os alfinetes caso tenham sido usados para prender a mão.. Faça isso com muito cuidado e cuidado para que a costura fique uniforme. Afinal, via de regra, não haverá chance de uma segunda tentativa. Mesmo se você rasgar a costura errada, buracos da agulha podem permanecer no material e a aparência da toalha de mesa ficará estragada.