Toalha de mesa de retalhos – uma coisa original e ao mesmo tempo universal. Ele se encaixa perfeitamente em um interior moderno, chamando a atenção para uma mesa festivamente posta. O modelo, feito com tecidos brilhantes e contrastantes, complementa organicamente a decoração de um quarto em estilo country.
Num interior decorado em estilo provençal, uma toalha de mesa feita de manchas de tons pastéis calmos fica harmoniosa. Um produto com motivos florais frívolos vai decorar uma pequena mesa de chá em uma casa de campo. Até mesmo uma costureira novata pode costurar um lindo item de design e aproveitar o processo criativo.
Ferramentas e materiais para costurar uma toalha de mesa com restos
Para o trabalho iremos preparar:
- Ferramentas:
- faca de rolo para cortar rapidamente tecidos dobrados em várias camadas;
- tapete de borracha para não danificar a superfície da mesa;
- uma régua, de preferência especial transparente com marcações para patchwork;
- tesouras para cortar fios;
- agulhas, alfinetes;
- giz de alfaiate;
- máquina de costura;
- ferro.
- Materiais:
- retalhos coloridos de tecido aproximadamente da mesma qualidade, geralmente algodão ou linho;
- tecido para forro;
- alguns modelos exigirão uma almofada adesiva fina - entretela;
- linhas para costura e quilting para combinar com a cor principal.
Como costurar uma toalha de mesa com sobras com as próprias mãos
- Vamos determinar as dimensões do produto. Para fazer isso, meça o comprimento e a largura da superfície da mesa. Vamos adicionar 25–30 cm em todos os lados para obter saliências uniformes nas bordas. Por exemplo, para uma mesa de 60X80 cm, o tamanho de uma toalha de mesa com saliências de 25 cm será: largura 60+25X2= 110 cm, comprimento 80+25X2=130 cm. Se for feita bainha, adicione 5 cm de cada lado. Para orlas, é suficiente uma margem de 1 cm.
- Vamos fazer um esboço do futuro produto, determinar a quantidade e o tamanho dos blocos. Vamos fazer estênceis de papelão. As artesãs iniciantes podem usar modelos prontos de plástico transparente, que são vendidos em lojas especializadas.
PARA REFERÊNCIA: Os modelos feitos de plástico são melhores que os de papelão. Eles duram mais e não perdem a geometria nas bordas. Esses modelos podem ser feitos independentemente de pastas-arquivos grossos. É útil ter dois espaços em branco para cada peça - com e sem costura.
-
Cortamos os pedaços de tecido com costura de 0,75 cm e empilhamos com cuidado. Selecionamos tecidos no mesmo esquema de cores, o que tornará mais fácil combiná-los em blocos prontos. Antes de iniciar a montagem, organizaremos as peças de acordo com nosso plano. Caso não goste de determinada combinação de cores, selecione outra peça, conseguindo harmonia. Utilizamos tecidos contrastantes se o design pretendido assim o exigir. - Costuramos as peças em blocos, mantendo com precisão a largura das folgas. Passe as costuras com cuidado. Montamos a parte principal a partir de blocos prontos.Recortamos o forro medindo 110x130 cm, fixamos a composição do patchwork e o forro, dobrando-o pelo avesso, e acolchoamos nas bordas dos blocos à mão ou na máquina.
IMPORTANTE! Ao costurar, observe as seguintes regras:
- Não passamos as costuras, mas passamos com ferro;
- pressione as costuras no tecido mais escuro;
- Para evitar a formação de áreas “grossas” com grande número de camadas de tecido, alternamos os lados onde a costura é prensada;
- observamos com exatidão as margens de costura, caso contrário será difícil combinar os blocos;
- Usamos um calcador especial para patchwork, se sua máquina de costura vier com ele.
- Nós fazemos a orla. Para uma borda de 1,5 cm prepararemos tiras de 6 cm de largura, conectamos entre si: aplicamos em ângulo reto face a face e costuramos na diagonal. Cortamos o excesso de tecido ao longo da costura, deixando 0,75-1 cm, e passamos a ferro. Dobramos a tira longitudinalmente com o avesso para dentro e passamos bem. Colocamos a tira sobre a toalha de mesa, alinhando o corte aberto da orla com a borda do produto, e fixamos. Nos cantos interrompemos a costura, não atingindo a borda na largura da margem. Primeiro viramos a borda para cima e depois dobramos para baixo. Combinamos os cortes e costuramos assim em todo o perímetro. Passe as costuras e vire a tira do avesso. Fixamos, moldando cuidadosamente os cantos do produto.
Dicas úteis sobre como costurar uma toalha de mesa com sobras
Você pode costurar rapidamente uma toalha de patchwork organizando peças grandes na forma de retângulos, quadrados e listras. Neste caso, é importante selecionar com sucesso as abas por cor. Unimos todo o produto com uma borda larga da mesma cor e bainhamos com um “envelope”, como uma toalha de mesa normal.
Retalhos de vários tamanhos que sobraram de costuras anteriores podem ser montados em uma coisinha divertida no estilo “patchwork maluco”.. Disponibilizamos pedaços de tecido sobre uma base adesiva cortada no tamanho desejado. Assim que a composição ficar harmoniosa, prenda as abas com alfinetes e passe-as no tecido não tecido. Costuramos com ponto decorativo ou ziguezague nas bordas das peças. Nós o conectamos com o tecido do forro e bordamos.
Uma toalha de mesa estilosa é obtida se um corte liso, que não é grande o suficiente para a mesa, for complementado com uma borda larga de patchwork. O modelo com borda de guardanapos bordados em renda ou de malha fica diferenciado.
Dê asas à sua imaginação e aja com ousadia - você terá sucesso!