Estilo Art Déco nas roupas: então e hoje

O período entre guerras, na primeira metade do século XX, deixou a sua marca na história durante muitos séculos. Este é o período em que homens e mulheres, ávidos por roupas divertidas e bonitas, usavam qualquer oportunidade de prazer. O estilo Art Déco ficou ótimo não só na decoração, mas também nas roupas.

Cercando-se de trajes luxuosos, as pessoas queriam pensar em paz, tranquilidade e felicidade. E o brilho das joias e dos materiais excitou a consciência e acalmou os corações aquecidos.

Motivos para o surgimento de uma tendência na indústria da moda

O Art Déco apareceu como um gênero separado na evolução da moda em 1925, embora se acredite que os pré-requisitos para isso tenham surgido muito antes. Imediatamente após a Primeira Guerra Mundial Queria cantar e dançar, vestir-me lindamente, atrair o sexo oposto. Em suma, queria a felicidade aqui e agora, porque durante os anos de guerra ela parecia ilusória e inatingível.

Permeando livros e crônicas, o conhecimento sobre civilizações antigas, rituais antigos, bem como a herança cultural de outros países deu impulso ao surgimento tendências ecléticas em várias esferas da atividade humana. O cinzento e o desânimo dos dias do pós-guerra foram enterrados sob o brilho dos materiais, o brilho das decorações e a liberdade era evidente no comportamento.

Tudo que fez sucesso no passado gradualmente se estabeleceu em novos gêneros da moda. Xales indianos translúcidos, kokoshniks de cetim russo, brocado turco, lurex, strass, clarins, penas, franjas, pedras – tudo o que foi considerado brilhante, encontrou o seu lugar no novo mundo.

Art Déco é um estilo vintage que inclui muitos estilos. Suas principais características podem ser consideradas brilho, franqueza e decoração especial.

senhora de 30 anos

@artdecodesign.dolyan.com

Características características e características de estilo

Pretensão e nobreza, feminismo e humildade, luz e submissão estão milagrosamente interligados aqui. O gênero possui as seguintes características:

  1. Acabamento rico. Eles estão em movimento quaisquer materiais e elementos que tenham brilho e alto custo visível. Decoração com lurex, fios de ouro e prata, vidros, miçangas, strass, apliques, pedras preciosas.
  2. Tecidos brilhantes e “ricos”. Tudo o que pudesse brilhar sob o sol ou sob os holofotes. A produção de materiais sintéticos foi se estabelecendo gradativamente, atendendo com sucesso às exigências do gênero.
  3. Esplendor de estilos. Babados, dobras, babados largos, peles, bem como peças soltas de roupas no estilo de quimonos chineses, capas de chuva, grandes cocares feitos de estolas ou peças de malha. Isso fez o jogo das representantes das tendências feministas, promovendo seus objetivos por meio da liberdade nos estilos de roupa.
  4. Ângulos agudos e motivos vegetais-animais em desenhos. Estampas geométricas de fitas, cores de animais (leopardo, zebra, tigre, etc.), espigas de milho, folhas, galhos e outras imagens semelhantes são bem-vindas. Em que na escolha do desenho, muitas vezes foi observada certa simetria em relação à linha verticalpassando pelo centro do corpo ou pela região abdominal.
  5. Cores metálicas. Prata, ouro, cobre e outros metais nobres brilhantes foram considerados fundamentais nas decisões de cores.
  6. Acessórios feitos de ouro, prata e pedras preciosas. Broches, tiaras, pulseiras, colares, miçangas de várias camadas (as pérolas são as mais populares), grampos de cabelo, abotoaduras, fechos... Os acessórios devem ter brilho nobre.
  7. Chapéus e gorros. Decorar o cabelo é uma característica do estilo Art Déco, por isso o cocar era considerado um atributo obrigatório do estilo.
  8. Estilos de roupas retas. Os vestidos femininos eram confeccionados sem grande ênfase na cintura. Era muito mais importante prestar atenção à sua decoração do que à sua alfaiataria.

Interessante! A estampa Art Déco, que hoje compartilha o mesmo nome do estilo de roupa, é um traço característico do design de decoração da época.

estilo art déco

@fashionz.co.nz

Materiais, estilos, detalhes

As flores preferidas foram cores saturadas com tons ricos – azul escuro, bordô, preto, cinza, malaquita, marfim, âmbar e outros semelhantes.

Não houve atenção especial à qualidade das coisas. Era raro usar essas roupas todos os dias, então não havia necessidade de comprar um vestido que durasse para sempre. Estava na moda sintéticos, bem como brocado, cetim, seda, tafetá, veludo, viscose, guipura. Muitas vezes vários materiais diferentes foram combinados em uma imagem. Por exemplo, um vestido de veludo foi enfeitado com franjas sintéticas e fios de lurex, a gola foi enfeitada com pele e o chapéu foi enfeitado com renda.

vestidos art déco

Foi considerado chique especial roupas com acabamento em linha. Tecido multicamadas com franjas, capa com longas borlas iridescentes ou talvez enfeites de linha em forma de padrões semiovais - essa decoração era considerada icônica no Art Déco e atraiu a maioria dos fashionistas da época.

Os estilos de roupas femininas podem literalmente ser chamados de retos. Sem muito destaque no busto e na cintura, mas com saia esvoaçante. Ao mesmo tempo, o cinto era frequentemente abaixado até o nível dos quadris. Mangas largas de uma ampla variedade de estilos, ou a falta delas, eram bem-vindas. As costas ficavam frequentemente expostas. Usamos maxi, midi e até mini. Praticamente não havia calças.

roupas art déco

@thefashionmedley.wordpress.com

Acessórios, roupas íntimas e sapatos

Os detalhes fazem estilo e neste caso brincam um papel decisivo junto com a decoração. Em prioridade:

  • chapéus, tiaras com penas, broches laterais, apliques;
  • contas de pérolas, que poderiam ser usadas “ao contrário”, por exemplo, com um vestido com as costas nuas;
  • brincos enormes: borlas, pérolas, ouro, prata, vidro, miçangas;
  • jóias de design interessante: colares e anéis grandes;
  • tiaras em tecido decoradas com pérolas ou miçangas;
  • meias máscaras feitas de guipura engomada com penas nas têmporas;
  • pequenas embreagens feitas de materiais metálicos brilhantes;
  • sacos de musselina de veludo;
  • bolsas de miçangas com fechos e alças;
  • meias - leitosas, bege ou rosa suave;
  • luvas – longas, confeccionadas em cetim, veludo, guipura;
  • regalos e golas de pele.

E muito mais.

cocar art déco

@decolish.com

Vale a pena mencionar separadamente sobre elementos de status da imagem. Um pó compacto, bocal e todos os tipos de caixas de pedra para pequenos itens devem estar presentes em sua bolsa. Não consegue encontrar um cachimbo caro em um restaurante? Deus me livre... (Mas isso me lembra algo de “hoje”).

imagens art déco

@fiftyshadesfashion.com

Sapatos de preferência de salto alto e com forma estável. Na alfaiataria, o estilo do sapato fechado era frequentemente utilizado, com destaque para a curva do pé (parte central da decoração, suéter, laço, broche) e fechos obrigatórios. Cores naturais, mas materiais brilhantes estão na moda – couro brilhante, verniz, tecidos metálicos, além de malha e guipura para acabamento. Os sapatos também foram decorados com pedras, strass e miçangas.

Art Déco Feminino Contemporâneo

Hoje, a imagem no estilo art déco segue as tradições, mas em um novo formato. Os vestidos são mais femininos, os materiais são de melhor qualidade, a decoração não é tão pronunciada e barata. A prioridade é dada às estampas características do gênero, cores “caras”, suaves, motivos semelhantes são acrescentados ao estilo.

Salma Hayek

@thefashionmedley.wordpress.com

Em 2020 mais atenção é dada à alfaiataria e estampas, a decoração chamativa é o mínimo, os acessórios são preferíveis feitos de materiais caros, em vez de enfeitados com contas de vidro ou miçangas.

moda art déco

@thefashionmedley.wordpress.com

Mas ainda no assunto franja, arranjo simétrico de padrões, ênfase nos quadris, acabamento metálico. Você pode adicionar óculos da moda, sapatos, um chapéu ou bolsa incomum a um visual moderno.

elegante pódio art déco

@thefashionmedley.wordpress.com

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano