As roupas orientais têm seu próprio estilo único e características reconhecíveis. Índia, Turquia, Tailândia, China, Japão - esses países até hoje observam tradições especiais que são exclusivas deles. Roupas asiáticas ocupam um nicho separado na moda, e as roupas nesse estilo são sempre valorizadas pela qualidade, conforto, beleza e fidelidade à sua história.
Recursos tradicionais
Essas roupas podem ser chamadas de refinadas, sofisticadas e castas. Das profundezas dos séculos surgiram os traços característicos das roupas de estilo asiático:
- ajuste solto;
- áreas abertas mínimas.
Isso também inclui cores étnicas tradicionais, combinações de cores e materiais pesados e brilhantes, muitas vezes “colocados” na forma de cortinas.
Porém, a moda não fica parada. Os designers de moda modernos inspiram-se cada vez mais na cultura oriental e introduzem detalhes semelhantes nas suas coleções. O culto ao “asianismo” vem se desenvolvendo na Europa há décadas, então esse estilo há muito se estabeleceu como um estilo separado na moda real.
Dos mais interessantes vale destacar:
- Vestido chinês (“qipao”). Estilo semi-ajustado, gola alta, frente falsa inclinada, cores características brilhantes. É considerada roupa elegante. Complementado com uma bolsa simples e discreta e sapatos em um esquema de cores clássico.
- Quimono de seda. Uma jaqueta de verão fina e volumosa com envoltório e cinto de fita. Mais frequentemente usado como roupa de casa. Uma versão estrita do quimono pode ser usada com uma camiseta e calças vazadas. Os saltos altos são os preferidos no look.
- Jaqueta mandarim. Casaco curto e justo com gola alta, mangas ligeiramente largas e botões com nós e presilhas de ar. Modelo elegante e rigoroso. Fica bem em formato liso ou levemente decorado. Combina com saia lápis ou calça clássica.
De acessórios Pentes de madeira e tartaruga, grampos de cabelo com símbolos florais, agulhas de tricô de bambu, leques de marfim, argolas estilo kanzashi com strass, pedras ou pérolas combinam bem com a imagem “asiática”.
A tendência são clutches têxteis feitas de linho abstrato com acabamento em couro, carteiras minúsculas repletas de contas de vidro, miçangas, strass, baús coloridos e volumosos, bordados com ouro e fios brilhantes de carteiros. Os produtos de couro não são menos relevantes.
A plataforma e suas modificações são os calçados preferidos. São botins de couro ou camurça, botas estilo grunge, sandálias de palha ou tecido, sandálias e sapatos de cano alto. Claro que também tem salto, mas é pequeno e estreito, às vezes clássico. Tênis e tênis popular em todos os lugares e com qualquer roupa.
Em geral, a moda asiática está “cultivando”, cada vez mais a Europa está na Ásia e vice-versa.As linhas entre os clássicos e as ideias elegantes de “alta” são confusas, o conforto e a conveniência vêm à tona.