Existe um código de vestimenta necessário em um casamento e, o mais importante, qual deveria ser? Muitas pessoas fazem essa pergunta. Tudo depende do cenário do casamento, e você não deve deixar essa parte importante ao acaso. Afinal, o estilo certo de roupa torna-o apropriado para uma festa.
Opções de código de vestimenta para um casamento
Um certo “código de vestimenta” para os hóspedes é uma necessidade. Em primeiro lugar, cria um clima interno e, mais importante, elimina momentos desagradáveis quando amigos de jeans rasgados (shorts) e camisetas, absolutamente deslocados em uma festa, estragam irremediavelmente fotos memoráveis.
Já as condições declaradas determinam com precisão a configuração do look, desde o estilo e comprimento até a escolha dos acessórios e cores.
Portanto, não há dúvidas sobre a necessidade de determinadas roupas. Além disso, é bastante diversificado e pode ser muito rigoroso ou bastante democrático.
Gravata preta (estilo estrito)
É caracterizado pela extrema severidade do traje.Este nível é adequado se o casamento for luxuoso e de alto nível. Black tie (“black tie”) para formalidade solene enfatiza o status da celebração.
Para mulheres:
- vestido de noite, melhor até o chão;
- joias caras;
- salto alto, bolsa clutch;
- penteado, maquiagem facial à noite.
Importante! O cabelo solto não deve cair livremente.
Para homens:
- terno tipo smoking (é possível um terno formal);
- gravata borboleta ou gravata preta normal.
Formal
Semelhante ao Black tie, mas mais estilo livre.
Para as mulheres: não só é permitido vestido, mas também saia e blusa bem escolhidas para a noite.
Para os homens: o mesmo “smoking” ou terno formal + gravata (necessariamente de cor escura).
Gravata preta criativa (roupa criativa)
Baseia-se numa abordagem criativa e nas tendências da moda moderna que o distinguem dos clássicos estritos. Esta é uma excelente concretização da ideia de livre escolha de trajes para os convidados, mas ao mesmo tempo o estilo formal da noite de núpcias é enfatizado ao máximo.
Para mulheres:
- um vestido de noite ou de coquetel.
Para homens:
- jaqueta, “smoking” no esquema de cores de sua escolha (por exemplo, um “smoking” clássico + colete de cor viva ou smoking informal + camisa escura (sem necessidade de gravata);
- “borboleta” e gravata em qualquer cor.
Traje festivo
Tem muito em comum com o código de vestimenta do coquetel. Esta variação implica ainda maior informalidade do banquete, cujo local é um salão de um café ou mesmo um open space.
Para mulheres: durante o dia, a cerimônia começa com vestido elegante ou blusa com saia, à noite é preferível um traje coquetel (na altura do joelho ou midi).
Para homens:
- um par de jaquetas sob medida nas cores cinza ou azul escuro;
- gravata é opcional.
Coquetel
A democracia inteligente é evidente, mas tema solene da festa ninguém cancelou. Este é um estilo conveniente para quase todas as recepções de casamento.
Para mulheres:
- um vestido de cocktail cujo comprimento varia “na altura do joelho”;
- os sapatos devem ser fechados;
- o cabelo pode ficar solto sobre os ombros, mas de acordo com uma das variedades de penteados de modelo.
Para homens:
- par de jaquetas em cores escuras;
- é necessário um empate.
Semi formal
Neste caso, a roupa deve estar exatamente dentro do estilo especificado. Isso se aplica a temas estritamente selecionados de celebrações de casamento ou ao seu foco estilizado. Um exemplo são os eventos em um único esquema de cores, caso os proprietários não queiram violar a linha específica escolhida.
Para mulheres: a imagem criada, juntamente com os acessórios, está claramente dentro dos limites temáticos ou esquema de cores declarados.
Para homens:
- O melhor é um par de jaqueta com camisa, mas gola alta também é permitida;
- Em vez de gravata, um lenço serve.
Smart Casual (“um pouco solto”)
Você pode usar esse estilo em um jantar formal onde apenas familiares e amigos se reunirão, mas isso não significa que você possa usar facilmente jeans e camiseta (a menos, é claro, que isso não tenha sido anunciado com antecedência).
Referência! Smart é apenas um “vôo de fantasia”, o estilo é “um pouco livre”, porém, antes disso você deve fazer alguns esclarecimentos aos proprietários: o local do casamento, tons de cores adequados, etc.
Para mulheres:
- vestidos festivos de diferentes comprimentos ou ternos elegantes com calças;
- salto baixo.
Para os homens: calças claras e camisas lisas.
Fazenda chique
Pensado para um casamento rústico ou boho-chic, que sugere um ambiente descontraído em algum lugar da natureza.
Para mulheres:
- vestido de verão confeccionado em tecido com estampa floral ou saraf”;
- Sapatos para escolher - sandálias, tênis, botas de cowboy.
Para homens:
- camisa leve (mangas curtas);
- Calça chino confeccionada em tecido leve (bege, areia, rosa empoeirado).
Como anunciar o dress code em um casamento?
A melhor opção é anotar nos cartões de convite. Para evitar mal-entendidos no futuro, você deve indicar o nome do estilo e código de vestimenta, além de fornecer uma descrição detalhada do traje desejado.
Importante! Seria melhor fazer uma explicação em anexo separado do cartão postal. Também deve ser levado em conta que muitas pessoas não conhecem as designações padrão dos códigos de vestimenta.
Se você tiver dúvidas se todos os hóspedes, principalmente os idosos, entenderão corretamente as nuances do código de vestimenta, converse especificamente com cada um deles. Explique o que este conceito significa e por que esta formalidade é necessária.
Isso garantirá um estilo uniforme de roupa para os convidados da festa de casamento.
Para a sua informação! Qualquer padrão de código, mesmo o mais rígido, pode ser diluído ou limitado de acordo com os planos dos noivos. Cabe a você proibir minivestidos reveladores, calçados esportivos (uma boa opção: terno + tênis), algumas combinações de cores e estampas (por exemplo, leopardo).
Mas você ainda deve moderar sua seletividade e severidade em relação aos convidados. Como diziam os antigos - tudo o que é excessivo faz mal!