Ao imaginar um código de vestimenta empresarial, a maioria das pessoas descreverá um homem ou uma mulher vestido com um terno formal em tons escuros, sem detalhes desnecessários, talvez até carregando uma grande pasta de couro. Até certo ponto a imagem é verdadeira. Muitos advogados, banqueiros e outros trabalhadores de escritório preferem vestir-se desta forma. Mas o código de vestimenta do escritório é completamente diferente. Tudo depende do escopo dos serviços que o funcionário presta.
Como se vestem nas empresas russas e ocidentais?
A primeira compreensão do estilo de vestuário corporativo ocorreu após o colapso da URSS. Naquela época, as empresas estrangeiras começaram capturar ativamente o mercado interno e impor normas de comportamento aos funcionários que ingressam em suas fileiras.
De acordo com o novo estilo de escritório, os homens deveriam vestir exclusivamente ternos de negócios em tons escuros, combinados com camisas clássicas de cores claras e gravatas discretas. As meninas foram convidadas a escolher um terninho formal ou um conjunto de duas peças com saia, complementado com uma blusa rigorosa em cores claras e meia-calça cor de pele.Os sapatos deveriam ser clássicos - sapatos de couro com salto baixo.
É por isso que no nosso imaginário a imagem de um “empresário” se formou como rígida e enfadonha, feita em cores escuras e sem detalhes decorativos desnecessários. O estilo de escritório proíbe completamente as pessoas de tomar qualquer liberdade com relação às roupas. Para as mulheres, são proibidas blusas com decote profundo, minissaias e maquiagem brilhante. Ambos os sexos estão proibidos de usar jeans e tênis para trabalhar.
Importante! Segundo os chefes ocidentais, esse estilo de roupa inicialmente deixava claro ao cliente que o funcionário o tratava com respeito, inspirando confiança no visitante. O funcionário era visto como uma pessoa séria e responsável.
Antes da adoção do pedantismo e do rigor ocidentais, as empresas russas tomavam algumas liberdades, mas a maioria dos funcionários ainda se vestia de forma bastante modesta. O código de vestimenta introduzido apenas infringiu os direitos dos trabalhadores, criando limites demasiado rígidos para eles.
Em algumas empresas russas, é costume aderir a um estilo de roupa rigoroso, usando uma blusa branca clássica e uma parte de baixo preta. Mas como uma pequena indulgência e um “dia de folga” no meio da semana de trabalho, é permitido mudar a imagem rígida em favor de um look um pouco mais brilhante. Os gerentes fazem essa concessão para desarmar um pouco a atmosfera no escritório.
Códigos de vestimenta nos escritórios do Google e do Facebook
As empresas mais conhecidas têm um código de vestimenta como recomendação. Que os funcionários seguem inquestionavelmente e rigorosamente. Por exemplo, o Google não possui um uniforme oficialmente aprovado. O principal, na opinião da administração, é que o funcionário corresponda à aparência do cargo que ocupa.
Porém, também existem alguns pontos em que é recomendável abandonar alguns detalhes ou complementar a imagem.Em particular:
- o gerente aconselha deixar joias em casa: um relógio ou anel caro não deve desviar a atenção do trabalho ou atrair atenção indevida dos clientes;
- os principais gerentes e especialistas em vendas devem sempre usar roupas caras e de alta qualidade e sapatos Ecco confortáveis;
- os funcionários comuns podem usar o que quiserem, até mesmo botas UGG e bonés de beisebol, desde que o trabalho seja feito com eficiência e dentro do prazo.
Importante! Tais recomendações parecem bastante razoáveis, porque os gestores de topo comunicam-se com a administração e os parceiros da empresa. A aparência é um dos critérios segundo os quais se forma a cara da empresa. A situação é semelhante com os especialistas do departamento de vendas. Os clientes devem ver um funcionário limpo e vestido de maneira neutra para confiar nele seus desejos.
Os funcionários da rede social Facebook não possuem nenhum código de vestimenta. Aqui cada um usa o que lhe convém para trabalhar. A empresa tem à sua disposição uma cidade inteira, onde praticamente moram os funcionários. Muita animação, oportunidades para comer deliciosamente, uma grande quantidade de locais onde a inspiração pode vir - tudo está aqui.
Códigos de vestimenta Tesla, HP e Samsung
Muitas empresas famosas mudaram recentemente para um estilo de roupa informal, tentando não sobrecarregar os funcionários e dar-lhes alguma liberdade de ação. Processos rigorosos só são esperados durante negociações importantes, quando a importância do evento precisa ser enfatizada.
Assim, a empresa sul-coreana Samsung permitiu recentemente que as pessoas se desviassem do estilo estritamente de escritório e usassem camisetas abertas, calças de verão e shorts nos meses quentes. Sandálias e chinelos também foram disponibilizados aos funcionários da Samsung.
A HP, por outro lado, introduziu recentemente regras rigorosas que exigem que todos os funcionários usem ternos e um código de vestimenta rígido. Todos os apetrechos esportivos, como bonés de beisebol ou shorts, bem como inúmeras joias são proibidos.
Algo semelhante sempre existiu na Tesla. O próprio Elon Musk prefere usar sempre ternos, calças e camisas clássicas, exigindo o mesmo de seus funcionários e até, muitas vezes, de clientes. Não há lugar para estilo esportivo ou looks vagos do dia a dia nas instalações da empresa.
O uniforme mais incomum de comissários de bordo
Originalmente comissários de bordo suas funções eram semelhantes às dos carregadores. Hoje são a decoração do voo, são agradáveis de se olhar e o cuidado discreto com cada passageiro atrai ainda mais os clientes da empresa. Designers de moda famosos trabalham no estilo corporativo de cada companhia aérea. As roupas dos comissários de bordo são desenhadas com mais cuidado: afinal, são eles que se comunicam diretamente com os clientes.
Os uniformes mais inusitados dos comissários de bordo são:
- A Hooters Air (a companhia aérea, que hoje não existe mais, foi a primeira a introduzir em seu código de vestimenta corporativo trajes de comissários de bordo, mais adequados para garçonetes - e a questão toda é que o principal negócio do dono da empresa era restaurante, e os primeiros comissários de bordo eram funcionários de restaurantes);
- Gulf Air (para cumprir as tradições muçulmanas, as mulheres aqui vestem terninhos, o que é muito incomum para os condutores, e lenços leves também são presos aos cocares, que podem cobrir formalmente o rosto da menina);
- Thai Airways (os comissários de bordo aqui, como flores exóticas, usam vestidos longos e brilhantes que os cobrem do pescoço às pontas dos pés);
- Air India (o traje de uma comissária de bordo da Índia não difere do look cotidiano de qualquer mulher deste país - um sari familiar, feito nas cores da empresa);
- Aerosur (os comissários de bordo bolivianos parecem ter acabado de sair da passarela: vestidos longos combinados com sandálias de salto alto e muitas joias).
Cada empresa tenta criar a máxima comodidade de trabalho para seus funcionários. Mas algumas empresas tentam “manter a cara” e estabelecer limites rígidos em relação ao código de vestimenta no trabalho. Qual deles está certo e qual está errado cabe ao funcionário dessas empresas decidir. Trabalhar para uma empresa respeitável às vezes vale a pena ter paciência e se adaptar ao estilo da empresa.