Uniformes escolares das crianças soviéticas: melhores ou piores que os de hoje

Você se lembra do seu uniforme escolar? Você acha que talvez não devesse ter sido alterado? Mesmo assim, os formandos se vestem com uniformes para o último sino. Ou as roupas dos alunos de hoje são melhores? Vamos descobrir!

Uniformes escolares das crianças soviéticas: melhores ou piores que os de hoje

O que os alunos das escolas soviéticas vestiam?

Talvez lhe pareça que a União Soviética sempre teve uniformes. Isso não é inteiramente verdade. Os ternos estudantis pré-revolucionários foram abolidos pelo novo governo, e novos não apareceram imediatamente, mas depois da guerra, em 1948 ano.

Como eram as roupas dos estudantes devolvidas?

Externamente, lembrava muito aquele usado por meninos e meninas nos tempos pré-revolucionários.

formulário de devolução

Rapazes deve ter sido usado calça e camisa cinza. Além disso - um cinto largo com uma fivela grande e um boné com cocar como cocar.

Para meninas costurou roupas marrons. Era vestir abaixo do joelho com punhos elegantes e golas de renda.

Importante! Quaisquer experiências com o comprimento ou estilo do vestido foram proibidas. Eles foram severamente punidos por isso.

Deve ser usado por cima do vestido avental: todos os dias - preto, festivo - branco. Estava amarrado nas costas com um laço.

com avental preto

Importante! O penteado dos alunos foi estritamente especificado: uma trança com laço preto, marrom ou branco festivo. Cortes de cabelo para meninas não eram permitidos!

Esta opção durou até 1962.

Durante o degelo

dia 1 de Setembro 1962 ano, os meninos voltaram para suas mesas com trajes atualizados. A principal mudança é a ausência do “espírito de guerra”.

Uniforme de 1962

Referência. O traje dos meninos não usava mais túnica ou cinto largo. Bonés com cocar foram substituídos por boinas azuis escuras.

O uniforme passou a ser costurado em lã. O esquema de cores ainda era cinza: casaco de três botões, calças de corte clássico. Uma camisa leve e simples foi usada por baixo da jaqueta.

O vestido para as meninas permaneceu inalterado.

anos 70

Cores foram adicionadas para os meninos, o comprimento foi reduzido para as meninas. Uma década depois, as roupas dos alunos mudaram novamente.

Uniforme dos anos 70

Calças de menino comecei a costurar de azul tecido de meia lã.

Referência. O corte das roupas dos estudantes lembrava as jaquetas jeans da moda. Um pequeno emblema está bordado na manga, representando um livro aberto e um sol nascente - um símbolo da iluminação.

jaquetas dos anos 70

O uso de crachás era obrigatório. Os alunos do ensino fundamental tinham o distintivo de outubro, os alunos do ensino médio tinham o distintivo Pioneer e os alunos do último ano tinham o distintivo Komsomol. Entre eles também havia um especial - “Para trabalho ativo”. A entre os pioneiros amarrado no peito gravatas pioneiras vermelhas.

Estudantes dos anos 70

A única mudança com roupas de menina durante esse tempo tornou-se comprimento do vestido. Foi feito um pouco mais curto do que antes.

Os anos 80 cancelaram o vestido

As roupas estudantis passaram por uma transformação significativa em 1984 ano.

Uniforme dos anos 80

Importante! O tradicional vestido marrom foi substituído por um terno azul.

As alunas começaram a usar saias plissadas, coletes e jaquetas, decoradas com bolsos modernos.

Mudanças recentes no uniforme escolar soviético

  • 1988 ano: roupas para escolares passaram a ser permitidas diferentes variantes dependendo da região. Invernos frios para meninas Era permitido usar calças em vez de saia. Isto dizia respeito ao Extremo Norte, às regiões da Sibéria e à região de Leningrado. As regras relativas aos penteados também foram flexibilizadas. Para os meninos, as calças com jaqueta foram substituídas por terninho azul.
  • 1991 ano: a partir de 1º de setembro usar uniforme tornou-se opcional.
  • 1994 ano: a abolição das regras relativas ao vestuário escolar a nível legislativo.

O que os alunos russos vestem?

As atitudes em relação aos uniformes escolares mudaram. Durante vários anos simplesmente não existiu.

Uniforme russo

Referência. Em 1º de setembro de 2013, as roupas escolares começaram a retornar à vida dos alunos russos, mas apenas no nível de instituições educacionais individuais.

Eles podem instalar uniformes casuais, sociais e esportivos. Isso lembra as roupas corporativas que distinguem escolas ou turmas individuais.

Importante. Atualmente, não existe um formulário uniforme para todas as instituições de ensino.

Em uma escola, a direção recomenda “top branco, bottom preto”; em outra, estabelece um uniforme único para uma turma específica. Jeans são proibidos em muitas instituições. Esta e outras proibições estão especificadas no regulamento da escola.

forma moderna

Referência. Até 2020, o governo planeia aprovar uma norma nacional para o vestuário escolar e estabelecer requisitos para a qualidade do material.

Supõe-se que será mais confortável para uma criança usar roupas “respiráveis” o dia todo.

Qual uniforme é melhor: soviético ou russo?

A polêmica em torno das roupas escolares continua. Este tema está a ser discutido não só a nível nacional, mas também entre os pais e os próprios alunos. Às vezes surge a questão de voltar à forma tradicional. Vale a pena fazer isso? O uniforme soviético era tão bom e confortável?

Vantagens do uniforme soviético

A principal vantagem das roupas dos estudantes soviéticos era que eram uniformes. Essa abordagem teve várias vantagens:

  • uniforme disciplinado;
  • um estilo único tornou a desigualdade social menos perceptível;
  • o formulário estabelecido facilitou a preparação dos pais para o novo ano letivo.

Imperfeições

Ao mesmo tempo, não podemos deixar de ver as desvantagens das roupas escolares da era soviética.

  • A uniformidade não permitia a individualidade, coisa que os adolescentes não gostavam.
  • O estilo escolhido não levou em consideração as tendências da moda e, por isso, foi percebido pelos alunos do ensino médio como antiquado.
  • Os alunos não tiveram oportunidade de fazer alterações no uniforme, por exemplo, para levar em consideração a estação do ano ou mudanças climáticas.

Dificilmente é possível responder definitivamente se a forma antiga era melhor. E o que você acha?

 

Críticas e comentários
A Adam:

Deixe-me abordar as “desvantagens”.
Eles são rebuscados.

“Ao mesmo tempo, não podemos deixar de ver as desvantagens das roupas escolares da era soviética.”

1. A uniformidade não permitia a individualidade, coisa que os adolescentes não gostavam.

Uniformidade disciplina porque não distrai das aulas. As pessoas vão à escola não para mostrar sua individualidade nas roupas, mas para adquirir conhecimento. Ninguém proíbe um adolescente de expressar sua individualidade com cultura de comunicação e excelentes notas no quadro, rompendo com a massa cinzenta dos alunos C.

2. O estilo escolhido não levou em consideração as tendências da moda e, portanto, foi percebido pelas estudantes do ensino médio como antiquado.

As pessoas não vão à escola para assistir e demonstrar as tendências da moda.

3. Os alunos não tiveram oportunidade de fazer alterações no uniforme, por exemplo, tendo em conta a estação do ano ou alterações climáticas.

Nada como isso. Ninguém proibia vestir-se bem no frio, escolher o calçado de acordo com a estação ou vestir uma capa de chuva. Em geadas muito severas, as aulas poderiam ser canceladas.

O uniforme soviético era feito apenas com materiais de alta qualidade, o que significa que era melhor que o moderno, cujo padrão de qualidade ainda não foi determinado. Todo o resto é conversa fiada sobre moda, sobre estilo.

G Galina:

Não entendo a monotonia dos estilos uniformes da era soviética
estamos conversando? A única coisa igual para todos era a cor e a qualidade do material com que foi costurado o uniforme. O estilo do formulário era diferente. Alguns têm vestido tatyanka, outros têm pregas, outros têm vestidos plissados. E o formato das golas era diferente: algumas tinham ponta, outras tinham ponta arredondada, outras tinham gola alta. A maioria tinha o fecho na frente, o que era mais conveniente, e alguns tinham o fecho atrás. Os estilos de aventais também eram muito diversos.

R Rima:

Não é verdade sobre os penteados na URSS. As meninas usavam cortes de cabelo naquela época e eram muito curtos. Por que mentir, eu também tenho uma ótima foto

E Inna Semenovna:

“Um estudante está chegando” - esse era o orgulho do país. A criança foi criada dentro do espírito de regras de comportamento, era proibido ser hooligan, por exemplo, ofender gatos ou provocar cachorros no caminho. Uma aparência desleixada causava reação nos outros; podia-se perguntar em que escola ele estava e ligue para aquela escola. Em suma, havia disciplina na rua e na escola. Trabalhei de 1964 a 2008. Os alunos eram maravilhosos no passado e assustadores, parecendo pacientes psiquiátricos - hoje. Sou a favor de que os pais os ensinem em casa. Então deixe-os ensinar isso aos seus filhos. Os exames devem ser
tão rigoroso quanto possível. Não faz sentido que nenhum ignorante receba educação superior. Deixe-os ir para a escola profissionalizante.
As crianças agora não entendem por que vão à escola. Eles acham que estão brincando. Que seus professores deveriam entreter...Ou eles próprios não deveriam receber conhecimento, mas brincar em um smartphone. Eles não ouvem nada, não fazem o trabalho doméstico. tarefas porque não entenderam a lição, ficando distraídos. eles precisam de tutores em todas as disciplinas. Mas a nossa geração recebeu conhecimento na escola. Com sua mente. Em uma palavra, isso não é mais educação, mas ajuda aos deficientes mentais. Em cada turma, em cada grupo de alunos, só deve estudar quem quiser e puder estudar. O resto marcha para os criados: para se tornarem cozinheiros, cabeleireiros, esses gerentes idiotas. Ou é normal adquirir uma profissão de trabalho manual. Nestes, a limpeza do seu quarto. Dê-lhes um salário mais alto e eles ficarão para trás na educação.

COM Sergei:

Fui para a escola em 1960. Estava equipado com paletó, calça, bermuda - tudo de lã cinza, boina - recusou categoricamente, apenas boné com brasão!

A Allá:

Curtas em 1960? Em Leningrado, os meninos só usavam calças curtas no jardim de infância. Eu também fui para a escola em 1960. O uniforme era semelhante ao dos estudantes do ensino médio do “antigo regime”.

M Magragita:

Concordo 100% com as duas primeiras vantagens do uniforme escolar. As meninas usavam penteados diferentes. E tranças, rabos de cavalo e cortes de cabelo. Na sétima série, fiz meu primeiro corte de cabelo gavroche na escola. Os cortes de cabelo dos meninos estão um pouco errados. Ainda sinto pena dos meus colegas do ensino fundamental, com suas cabeças cortadas e topetes como franjas de pônei. No ensino médio, alguns professores (não eram muitos) começaram a importunar os meninos sobre o comprimento dos cortes de cabelo. Mas isso já agradava a todos os professores. Meus colegas sempre mantiveram o comprimento do corte de cabelo dentro de limites razoáveis.

COM Sofia:

O autor não compreende totalmente o material. Estudei dos 65 aos 75 anos. O uniforme das meninas era CONFORTÁVEL (aliás, era feito de CASHMERE!) NÃO ERA O MESMO. Os vestidos eram justos, pregueados, retos, pregueados - muitos estilos diferentes. Qualquer gola poderia ser costurada neles. Sim, eram da mesma cor. Mas eles não interferiram na expressão de sua individualidade, talvez porque essa palavra significasse outra coisa, e não apenas autoexpressão nas roupas. E o uniforme dos meninos permitia que eles se movimentassem, e não como agora - os materiais são artificiais (estufa), se você mexer um pouco a camisa sai da calça ou por baixo do colete.

E Elena:

Durante o tempo que estive na escola, o uniforme mudou três vezes. Morei na Estônia e me formei na escola em 1988. Nosso segundo uniforme era totalmente jeans e parecia muito estiloso. E havia variedade: vestidos de verão, saias. coletes, calças. E no ensino médio havia lindas saias xadrez plissadas, jaquetas e coletes justos. O principal é que as mães possam ajustá-lo à figura para que caiba bem, e nem todos puderam ou conseguiram fazer isso. Então estava tudo bem com o uniforme, em geral o escolar deveria usar uniforme, e não ficar metade do dia pensando que trapo da moda vestir amanhã para deixar todo mundo com inveja. Veja como os universitários se vestem no exterior: todos usam uniforme. Até os príncipes.

N Nikolai:

Por que você tem meninas e meninos de épocas diferentes na sua segunda foto? Uma garota com gravata de pioneira e ao lado dela estão estudantes do ensino médio com fivelas reais?

PARA Constantino:

Imprecisão - eu mesmo testemunhei a introdução de Thomas na década de 1970.
Na verdade, foi lançado em 1976, antes usavam ternos de diferentes cores e estilos: fui para a primeira série em verde escuro com botões brilhantes, e para a segunda em xadrez cinza.
E na terceira série tive que usar a odiada jaqueta azul - uma jaqueta nojenta com alças e sem bolsos inferiores, botões de alumínio com “granulação”. Fiquei especialmente furioso com a falta de bolsos inferiores na jaqueta - apenas os superiores, pequenos e com abas que não podiam ser fechadas. As mulheres não entendem o que os bolsos normais significam para os homens, mesmo os pequenos - você pode colocar... sim, você pode colocar qualquer coisa lá dentro! Além disso, há um emblema-escudo de cloreto de vinil vermelho na manga - foi pintado com caneta esferográfica e arrancado na primeira oportunidade. Aqueles que usavam o emblema foram considerados “incubadores”.Como eu odiei essa jaqueta! Depois de usar jaquetas normais nas primeiras séries, essa troca de roupa foi um golpe no gosto e na autoestima.
A jaqueta longa de corte normal com bolsos de remendo, que você atribuiu à década de 1980, foi lançada na mesma época, na mesma década de 1970, mas eram feitas em tamanhos maiores - na verdade, só cresceram no século 8 nota. Todos tentaram implorar rapidamente aos pais por um terno - deixem as mangas penduradas, mas não usem uma jaqueta feia sem bolsos. Foi só felicidade, depois de uma jaqueta nojenta, conseguir novamente uma jaqueta um pouco grande demais, mas NORMAL, que tinha até um bolso interno.
Porém, no 10º ano (1984) surgiu uma nova flexibilização. os professores começaram a “não perceber” a violação massiva do código de vestimenta - voltamos a vestir jaquetas multicoloridas de estilos da moda, por exemplo, usei um tricolor bicolor (produção tcheca!) em linha com um leve terno xadrez cinza (também Tchecoslováquia). Usei nas fotos de formatura e nos primeiros anos de instituto... os tchecos costuravam bem, o casaco da “troika” ainda está pendurado no armário...

C trabalhador999 o tempo todo:

Uniforme no ensino médio é OBRIGATÓRIO e OBRIGATÓRIO!
ESTÁ em todos os países do MUNDO - (civilizado)!
Lumpen e selvagem, eu não aceito! Quem não está no PRADA é rabanete?
ATÉ O REAL chegar à Federação Russa - como no Reino Unido, SEPARAÇÃO DE CLASSES - É necessário um uniforme!
Aliás, em Eton - o uniforme também é usado pelos descendentes dos Duques, e por AQUELES que chegaram lá SEM os Duques!
PS – E as palmadas só foram abolidas na Grã-Bretanha em 1968!
Flog Prince Charles, John Lenon e (futuro senhor) Cliff Richard e Mick Jaeger (especialmente!) - MAS - QUE PESSOAS CRESCERAM ???
PPS: NA RF – A POBRE PRECISA URGENTEMENTE SER INTRODUZIDA! URGENTEMENTE! E não algum tipo de “politicamente correto”!

E Elena:

Seu idiota! Desculpe, não sei seu sexo. Não estou falando do fato de você achar que o uniforme é obrigatório. Estou falando de palmadas. É rude, cruel, imoral. Bater em crianças na escola não é normal! “O que as pessoas cresceram”, você disse. Acredito que a surra, ao contrário, transformará a criança em uma pessoa insegura e tensa. Com essas visões de mundo, você precisa trabalhar como carrasco ou matador de animais em um matadouro.

D Dmitri:

Estou tão cansado de ver pessoas escrevendo artigos na imprensa da Internet com informações flagrantemente incorretas. Bom, que bobagem é essa: “O vestido foi abolido nos anos 80”?! Quem cancelou?!
O uniforme dos anos 70 com vestido foi usado sem falta até o fim do poder soviético em todo o país!
E o uniforme dos anos 80, que o autor descreve, “as colegiais passaram a usar saias, coletes e jaquetas plissadas”, era destinado apenas às turmas do último ano: 9º e 10º.
Todas as outras turmas continuaram a usar uniformes desenvolvidos na década de 70.

D Dmitri:

Irina Semyonovna, estudei na escola durante a era soviética. Receio que as suas memórias daquela época no espírito de “o estudante é o orgulho do país” e “era impossível provocar os animais e comportar-se mal” nada mais sejam do que uma manifestação de nostalgia irracional que obscureceu o real estado de assuntos naquela época. Nos tempos soviéticos, as crianças em idade escolar comportavam-se como hooligans, magoavam animais, escreviam nas paredes, usavam uniformes malcuidados, batiam-se umas nas outras e faziam tudo o que as crianças em idade escolar fazem em todo o mundo. Era absolutamente impossível imaginar que alguém parasse um estudante na rua por parecer desleixado e começasse a ligar para ele na escola por causa disso. Você viveu em algum tipo de realidade alternativa, honestamente.E sua opinião sobre os escolares modernos como “pacientes psiquiátricos” é simplesmente um insulto.

N Ter esperança:

O novo uniforme não era de 84, mas sim de setembro de 83. A saia não era plissada, mas sim com pregas na frente. E havia duas opções. Um é clássico, o outro é esportivo. Muito confortável e bonito. Para as séries 9 a 10.

PARA Karla:

Meu filho da terceira série hoje usa a jaqueta escolar do pai dos anos 80. As calças estão gastas. Passeios satisfeitos falam calorosamente

Materiais

Cortinas

Pano