Código de vestimenta escolar

As crianças que não encontraram uniforme escolar antes de 2012 muitas vezes relutam em usá-lo. Os alunos da primeira série de hoje, que não sabem da época de “vestir o que quiser para ir para a escola”, têm uma atitude normal em relação aos requisitos de aparência. Pelo contrário, os pré-escolares de ontem, vestidos com camisetas, adoram a sensação de mudança. A mudança para o uniforme escolar parece-lhes uma confirmação da idade adulta.

Porém, independente da opinião da criança sobre o que está acontecendo, ela ainda terá que ir para a aula com roupas business casual. Há várias razões para isso.

Código de vestimenta escolar - visual clássico

O código de vestimenta escolar dita as seguintes regras: comprimento adequado de calças e saias, ausência de estampas e detalhes brilhantes na imagem, corte clássico, contenção de estilos e cores.

Em primeiro lugar, você precisa aprender a selecionar coisas adequadas ao seu filho. Diga “não” às linhas dos ombros fora do lugar, às pernas das calças com babados e aos itens comprados “para crescer”. Devido ao uso frequente, um item do guarda-roupa perderá a aparência antes que ocorra esse “crescimento”.Acontece que você está condenando seu filho ou filha a usar constantemente roupas inadequadas. No começo fica assim porque é grande, depois, quando a criança cresce, porque está desgastado.

O que vestir para a escola para meninos

  1. uniforme escolarCamisa. Na maioria das vezes branco, sem bolsos ou com apenas um bolso no peito, com mangas compridas. Em alguns estabelecimentos, é aceitável usar uma camisa lisa em tom suave, ou uma gola alta ou camiseta branca como a neve.
  2. Calça. Corte clássico. Cores possíveis: azul escuro e preto. Às vezes, as instituições de ensino exigem o uso de calças cinza ou com estampa clássica (por exemplo, pequenas ondulações bicolores ou xadrez).
  3. Colete ou jaqueta. Algumas escolas usam os dois itens ao mesmo tempo, enquanto outras exigem que você use apenas um.
  4. Chapelaria - um ginásio ou liceu pode insistir em usar um modelo universal.
  5. Insígnia exclusiva da instituição. Em alguns lugares deve-se usar gravata com determinada estampa, em outros exigem listras, em outros insistem em crachás com símbolos.
  6. Sapato. Clássico, polido, amarrado, liso. Apenas alunos do ensino fundamental estão isentos.
  7. Cinto. De cor preta ou marrom, sem fivela estranha ou de formato incomum.

Roupa de menina

  1. estudantes elegantesUma blusa ou camisa branca. As meninas do ensino médio devem evitar materiais transparentes e decotes reveladores.
  2. Saia. Às vezes é permitido frequentar aulas com saias de qualquer modelo, em outras instituições exigem que você venha apenas com coisas de estilos específicos. Cuidado com a duração!
  3. Vestido de verão. Não deveria ser frívolo.
  4. Jaqueta, colete ou cardigã.
  5. Sapatos de salto baixo, polidos, lisos.

O que você não deve usar para ir à escola?

Existe uma lista universal de requisitos e proibições, bem como listas que funcionam exclusivamente dentro de uma determinada instituição de ensino. Primeiro, vamos nos familiarizar com as regras geralmente aceitas. Segundo eles, um menino não deve usar os seguintes itens para ir à escola:

  • camisas amassadas;
  • camisas com estampas e listras não clássicas (em muitos estabelecimentos são proibidas quaisquer camisas que não sejam brancas);
  • jeans com decoração informal (por exemplo, rasgados, com franjas);
  • Camisetas com inscrições e imagens que não são aceitas na escola;
  • roupas com etiquetas colocadas em local visível;
  • calças curtas e simplesmente curtas;
  • calças com bolsos localizados abaixo dos locais tradicionais onde são colocadas.

meninas sorrindoVocê também não deve andar com roupas sujas, muito amassadas e rasgadas, ou com sapatos não polidos - esses são os requisitos mínimos da SanPiN. É inaceitável assistir às aulas com sapatos ou roupas que possam prejudicar outras pessoas ou que contenham símbolos anti-sociais. Além disso, a sazonalidade não deve ser ignorada. A criança deve estar vestida de acordo com as condições de temperatura interna e externa.

As meninas, por sua vez, não devem comparecer à escola vestindo os seguintes itens:

  • perneiras;
  • shorts;
  • minissaias e minivestidos de verão;
  • tops acima da cintura;
  • transparente;
  • brilhante;
  • couro (além dos itens superiores do guarda-roupa);
  • meias arrastão;
  • meia-calça rasgada;
  • sapatos com salto muito alto.

exemplo de uniforme escolarConforme mencionado acima, cada instituição de ensino tem o direito de prescrever em seus documentos internos requisitos adicionais para o código de vestimenta dos alunos. Por exemplo, em algumas escolas e liceus é inaceitável usar vestido de verão nas aulas. O tabu se aplica não apenas a modelos frívolos, mas também a coisas de estilo empresarial discreto. Em outras instituições, todos são obrigados a usar gravata.Aparecer sem ela ou com gravata borboleta é considerado uma violação disciplinar.

Às vezes as regras são bastante rígidas. A instituição de ensino não apenas informa que é necessário usar colete, mas também descreve detalhadamente no regulamento as características de um modelo adequado para uso. Todas as características são consideradas – desde o tecido até a quantidade, tamanho e cor dos botões.

Importante! Se você não estudar detalhadamente a documentação interna da instituição de ensino, poderá inadvertidamente violar muitas regras relativas ao código de vestimenta. Hoje não basta saber sobre topo branco e fundo preto. É preciso atender às expectativas dos professores e da administração escolar.

Além do regulamento interno da escola, os representantes do futuro aluno da primeira série devem se familiarizar com os resultados da primeira reunião de pais e professores. É realizado com antecedência - e não em setembro - para conhecer o professor. A situação com livros didáticos e livros de exercícios geralmente é resolvida aqui, os representantes da comissão de nascimento são selecionados e os componentes do formulário são discutidos. A questão de encomendar o mesmo tipo de roupa de uma fábrica específica é frequentemente colocada em votação. Se uma decisão for tomada e não seguida (a criança usa coisas que não foram ordenadas), isso também é uma violação.

Por que as escolas exigem que os alunos se vistam de maneira casual?

Receberam os poderes correspondentes após a aprovação da Lei Federal de Educação nº 273, de 29 de dezembro de 2012. Desde então, as instituições de ensino podem estabelecer requisitos:

  • código de vestimenta escolarcolorir;
  • estilo;
  • tamanho;
  • tipo de roupa;
  • aos acessórios nas coisas;
  • a insígnias (por exemplo, listras, distintivos, gravatas).

Os estudantes, por sua vez, são obrigados a cumprir esses requisitos, mas apenas com a condição de que estejam explicitados no estatuto da instituição.O não cumprimento resultará em vários tipos de ações disciplinares, mas não na suspensão das aulas. A inadmissibilidade de estudar ao abrigo da lei em vigor sobre a necessidade de todos os cidadãos receberem o ensino secundário é uma violação punível administrativamente.

Prós e contras do código de vestimenta na escola

Vantagens (reais ou percebidas):

  • menino e meninameninas com tops e roupas de clube desapareciam das aulas;
  • as crianças tornaram-se socialmente iguais;
  • o uniforme escolar permite que estranhos entendam que há um aluno à sua frente (ou seja, saibam a idade de um adolescente que pode parecer mais velho);
  • a forma estrita cria o clima para uma maneira discreta e profissional;
  • a necessidade de cumprir as regras sociais durante os 9-11 anos tem um efeito positivo na formação do caráter;
  • as crianças se acostumam a ter uma aparência decente e a cuidar da aparência;
  • Os fabricantes de uniformes escolares estão sujeitos a um controle mais rígido do que as fábricas que produzem roupas casuais (porque as coisas duram mais e são mais seguras);
  • características comuns unem a equipe, tornam-na coesa e amigável (forma-se a identidade);
  • as diferenças entre as subculturas são apagadas, o que reduz o nível de heterogeneidade, agressividade e desconforto psicológico na equipe.

O código de vestimenta escolar nem sempre é estereotipado, monótono, mesmice e perda do próprio “eu”. Os liceus e ginásios muitas vezes introduzem um código de vestimenta exclusivo, tornando mais fácil para seus alunos serem encontrados entre um público diversificado de crianças. Eles ficam lindos, estilosos e não se enquadram na definição de massa inexpressiva e sem rosto.

Dificuldades e fraquezas do código de vestimenta:

  1. uniforme escolarOs uniformes escolares são um rico campo de especulação. Liceus e ginásios muitas vezes forçam os pais a encomendar coisas em fábricas específicas.As instituições de ensino celebram com eles um acordo e, portanto, têm interesse financeiro nesta matéria. Nas escolas do ensino geral o fenómeno não é tão comum.
  2. O princípio da equalização social nem sempre funciona. Uma jaqueta comprada por 800 rublos e uma jaqueta comprada por 8 mil não parecem iguais. Uma menina que usa cinco conjuntos de uniforme escolar por semana não se parece com uma estudante cujos pais mal conseguiam dar à filha uma saia e um único vestido de verão durante todo o ano letivo.
  3. Os pais têm que gastar mais. As crianças crescem aos trancos e barrancos e às vezes com uma rapidez incrível. Um adolescente pode alongar-se mais em uma semana do que nos dois anos anteriores. Isso significa que, após esse salto, seus pais terão que atualizar os dois guarda-roupas do filho ao mesmo tempo: um comum e o segundo escolar. Anteriormente, era possível adquirir itens universais. Eles eram adequados tanto para a semana quanto para a escola.
  4. Alguns pais tentam economizar dinheiro de todas as maneiras possíveis, por isso não se preocupam com a segurança do uniforme adquirido. Mais precisamente, eles são simplesmente forçados a fechar os olhos para isso, do qual fabricantes não confiáveis ​​aproveitam com sucesso. Outra vantagem não funcional do código de vestimenta escolar.
  5. Uma forte resposta negativa à introdução dos uniformes e à situação em torno do aparecimento dos estudantes surgiu entre pessoas que têm uma atitude negativa em relação à URSS. É difícil culpá-los por verem uma ligação entre o que está a acontecer e o que aconteceu na União. Principalmente considerando os casos divulgados de crianças não autorizadas a participar do processo educativo por causa de cabelos tingidos, comprimento errado das mangas da camisa ou uso de saia em vez de vestido de verão aprovado.

Já passamos por algo semelhante nas décadas de 60 e 80. E os resultados de repreensões, punições disciplinares e convocação dos pais à escola devido a violações do código de vestimenta foram uma antipatia persistente pelas instituições educacionais e um desejo de rebelião. Quanto mais rígida for a regra, maior será a tentação de alguns adolescentes quebrá-la. E os pais dessas crianças, por sua vez, processam por exclusão ilegal das aulas e privação do direito da criança de receber educação escolar obrigatória na Rússia. Os uniformes facilitaram a vida dos alunos e das escolas? Uma questão muito controversa.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano