Como as empresas usam códigos de vestimenta para punir os trabalhadores

Hoje, muitas empresas que se prezam introduzem um código de vestimenta corporativo. Pode ser diferente para homens e mulheres ou incluir apenas princípios gerais de trajes de escritório. No nosso país isto não tem muita importância, exceto nas grandes empresas onde trabalham muitos funcionários. Por sua vez, nas empresas europeias e americanas o código de vestimenta já se tornou comum. No entanto, poucas pessoas sabem até que ponto é legal estabelecer certos limites para os funcionários e se é possível usar regras de imagem corporativa para se livrar de um funcionário indesejado.

Como os códigos de vestimenta são usados ​​para provocar demissões de funcionários

salto alto
Um incidente flagrante ocorreu recentemente no Reino Unido. Nicola Thorpe, que trabalhou fielmente como secretária em benefício da PricewaterhouseCoopers (PwC), foi demitida por não conformidade com os códigos de vestimenta corporativos. A menina criou um escândalo com este evento e postou um apelo para a mudança do código de vestimenta no site do parlamento.

O conflito eclodiu porque a menina se recusou a usar salto alto no escritório. Deve-se notar que, de acordo com a lei britânica, uma empresa pode estabelecer quaisquer regras para a conformidade do vestuário com os objetivos corporativos. Mas a menina não quis usar salto alto e recorreu a uma autoridade superior para que a cláusula absurda fosse retirada do estatuto da empresa.

Importante! O Parlamento Britânico aceita para consideração apenas as questões que receberam mais de 100 mil assinaturas de cidadãos preocupados.

Nos primeiros dias após a sua publicação, o edital recebeu mais de 124 mil votos. Por sua vez, o chefe da empresa disse que foram revisadas as regras do código de vestimenta do escritório. É preciso dizer que, na Grã-Bretanha, exigências absurdas de aparência são frequentemente utilizadas para se livrar de um funcionário indesejado ou simplesmente por capricho das autoridades. Aparentemente, foi exatamente isso que aconteceu com Nicola Thorpe.

Casos assim também aconteceram em nosso país. Por exemplo, há alguns anos, o administrador de um dos restaurantes McDonald's repreendeu e aplicou multa pelo fato de o funcionário estar na rua com uniforme de trabalho antes do início da jornada de trabalho. Acontece que de acordo com os regulamentos internos isso não pode ser permitido.

Uniforme do McDonald’sO jovem entrou com uma ação judicial, justificando seu comportamento pelo fato de a administração do restaurante obrigar os funcionários a guardarem os uniformes em casa, mas não disponibilizar um cômodo confortável para troca de roupa no trabalho. Noto que o jovem perdeu o processo. O judiciário considerou a punição merecida.

Esses casos sugerem que a gestão de qualquer empresa pode definir um código de vestimenta de acordo com suas crenças internas e exigir o cumprimento absoluto do mesmo. Na maioria dos casos, as regras são padronizadas e proporcionam liberdade de ação suficiente em termos de vestuário.Mas também há casos de comportamento estranho por parte da direção da empresa em relação ao vestuário dos funcionários no trabalho.

Breve informação: quais requisitos o código de vestimenta de uma empresa deve atender?

A administração deve estabelecer claramente no estatuto ou nas regras corporativas que tipo de vestimenta é aceitável no local de trabalho. Há alguma restrição de cor, estilo e outros parâmetros do traje?

Todas as roupas usadas pelos funcionários de qualquer empresa são divididas em três tipos:

  • roupas especiais;
  • uniforme;
  • roupas que atendam a requisitos específicos de gerenciamento.

Em relação aos dois primeiros pontos, os empregadores têm o direito de exigir o estrito cumprimento das regras. Isso se deve ao fato de que os uniformes ou roupas de trabalho geralmente atendem às normas de segurança ou apoiam o estilo corporativo da empresa.

um uniformeEm relação ao terceiro ponto, é bastante difícil fazer exigências a um funcionário. Geralmente são definidos quadros bastante vagos. Por exemplo, para homens e mulheres, estabelece-se um estilo clássico de roupa, onde há uma blusa branca e uma parte de baixo preta. Dentro dessas normas, uma pessoa pode se vestir como quiser, o principal é que as regras sejam seguidas. Você pode escolher diferentes estilos de saias ou blusas para destacar sua individualidade, mas sem violar as regras geralmente aceitas.

É preciso dizer que muitos empregadores já se afastaram dos clichês de escritório e deram alguma liberdade aos seus funcionários. Por exemplo, muitas vezes é permitido usar roupas de cores diferentes, mas em tons calmos. Além disso, as empresas costumam introduzir os chamados “fins de semana”, quando todos os funcionários podem vir com as roupas que quiserem.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano