O conceito de ecletismo estava presente na vida cotidiana já na Grécia Antiga. A palavra significava misturando direções e estilos. Hoje essa imagem está incorporada nas roupas.
O ecletismo no vestuário são coisas que à primeira vista parecem incompatíveis, elementos decorativos chamativos. Por exemplo, uma garota com um romântico vestido florido, sobre o qual é jogada uma brutal jaqueta de motoqueiro e complementada com botas com sola de trator. Para completar o look, o cabelo é tingido com uma cor inusitada, e o conjunto contém uma grande quantidade de joias e decorações brilhantes.
O que é ecletismo nas roupas?
Chegando até nós desde a antiguidade, o termo “ecletismo” passou a ser utilizado em diversas áreas da vida: interiores, moda, criatividade. Com a mão leve de Jean-Paul Gaultier, o estilo começou a se desenvolver nas roupas.
A subcultura hippie, que se originou na década de 70 do século passado, gravitou em torno de trajes ecléticos.
Hoje o estilo se difundiu entre as massas. Via de regra, escolha pessoas criativasque querem expressar o seuEvisão de mundo e ponto de vista em tudo, inclusive através das roupas.
Princípios básicos de estilo
Quando imaginamos a imagem de um hippie, imaginamos uma pessoa com roupas brilhantes e cativantes. Ele parece relaxado e bastante ridículo. Na verdade, os representantes do movimento vestiam-se assim porque não tinham dinheiro. Tive que encontrar roupas em lojas de segunda mão, mas ainda assim pareciam brilhantes.
Ecletismo moderno não implica necessariamente traje colorido. Vejamos as principais características do estilo:
- Ideia da imagem. O gênero combina detalhes díspares do guarda-roupa e tudo deve parecer harmonioso. Algo comum, sutil, percorre uma linha tênue, criando um conjunto requintado.
- A combinação de texturas e cores é considerada típica do ecletismo. Por exemplo, uma menina pode usar um vestido de cetim até o chão e sandálias de alças finas, complementando o look com um suéter longo e grosso de malha. A única coisa que será comum entre os itens selecionados é a cor.
- Impressão brilhante. Sugerimos usá-lo apenas como um detalhe de destaque. Neste caso, o laço escolhido será feminino e elegante.
- Direções de mistura. Os estilistas oferecem combinações diferentes, às vezes completamente incompatíveis. Por exemplo, desportivo e feminino, romântico ou brutal. A regra principal é que uma imagem não deve conter mais de três estilos.
Montar uma roupa eclética pode ser desafiador, mas os resultados valem o esforço. Não pense que um guarda-roupa brilhante é só para meninas. As mulheres mais velhas usam facilmente o ecletismo em seus looks do dia a dia. Principalmente o estilo adequado para mulheres com figuras problemáticas e curvilíneo. É fácil “esconder” pequenas falhas na silhueta atrás de estampas e cores vivas.
Características de construção de uma imagem de sucesso
Para se vestir harmoniosamente na direção eclética, você deve ter um senso de estilo sutil. Combinar coisas incompatíveis não é fácil.Recomendamos ver as coleções e desfiles de estilistas do gênero. Por exemplo, Jean-Paul Gaultier, Dolce e Gabbana e outros.
Textura
Aderindo à unidade da cor, escolhemos coisas que diferem em estrutura, densidade, espessura e outros indicadores de textura. Aqui atlas finos são capazes de coexistir harmoniosamenteAcom tricô grande, couro natural ou artificial junto com veludo, além de tweed grosso com renda fina.
A principal condição é que os itens sejam combinados em tonalidades e não se desviem do esquema geral de cores.
Um exemplo de look harmonioso é a combinação de calça de tweed ou terno e blusa de renda. Se o código de vestimenta do trabalho permite algumas liberdades, o conjunto é bastante adequado para o uso diário. Com um vestido curto de seda e uma jaqueta de couro, uma garota sai para um encontro ou passeia com os amigos. E colocando vestido midi de cetimAsa camisola longa, você pode ir a um encontro ou festa.
Variedade de cores
É permitido seguir o caminho oposto e usar uma mistura de tons brilhantes na imagem. Neste caso, ao contrário, a textura dos tecidos é escolhida de forma semelhante. Isso ajudará a evitar dissonância. Você não precisa se parecer com um papagaio. Crie um visual calmo e casual em monocromático, mas adicione brilho com 2-3 peças de destaque. Por exemplo, escolha sapatos da cor da grama molhada e complemente-os com batom escarlate. Refinado e suculento.
Combinação de estilos
Roupas chocantes envolvem misturar elementos do guarda-roupa de diferentes direções. Por exemplo, “decoramos” um vestido de cocktail com tênis esportivos e uma jaqueta de couro feita de couro genuíno. Ou combine uma saia curta de couro com uma blusa fina translúcida em cores monocromáticas.Colocamos acentos com um casaco curto de lã com estampa brilhante. Ou você pode simplesmente usar um vestido transparente sobre calças de couro e completar o look com botas de plataforma alta.
Quem é adequado para um estilo de roupa chocante?
Acima de tudo, o estilo Adequado para pessoas criativas e amantes da liberdade que desejam se expressar em tudo.
A imagem escolhida deve mostrar a verdadeira essência de seu dono. Profundo e extraordinário, permite ver a vitalidade e a energia do indivíduo.
O ecletismo não se expressa apenas nas roupas. A imagem exige integridade, por isso certifique-se de fornecer todos os detalhes, incluindo cabelo e maquiagem. Cabelos exuberantes, presos ou penteados em ondas acentuadas, bem como maquiagem cativante no estilo dos anos 70 será um ótimo complemento.