A palavra “glamour” é familiar para muitos. Como uma pessoa com pouco conhecimento de moda pode explicar o significado desse conceito? Em primeiro lugar, ele usará epítetos como “brilhante”, “luxuoso”, “brilhante” e, talvez, “caro” ou “rico”. Em geral, não estará tão longe da verdade. Porém, não só o significado deste conceito, mas também o estilo de roupa é multifacetado e tem uma longa história de desenvolvimento. O que é glamour e como criar uma imagem nesta tendência da moda? Vamos tentar descobrir.
Você não pode apenas ler o artigo, mas também ouvi-lo.
Características de um estilo de roupa glamoroso
Brilho, exclusividade e feminilidade da imagem são as principais características de um estilo glamoroso para meninas e mulheres mais maduras. Apesar de a direção dever ser muito “sensível” às tendências atuais, não é permitida a cópia cega de imagens de revistas e Instagram. Portanto, este último é mais consistente com o conceito de “brilho”, e o glamour, que muitas vezes se confunde com ele, é um estilo luminoso e luxuoso, mas, acima de tudo, individual. Vejamos suas características gerais.
Cores, tecidos, estampas e decoração
A paleta de tons para criar uma imagem no estilo em questão deve ser rica e atraente. Portanto, inclui tons como ouro, prata, neon. Além disso, rosa, turquesa, azul, amarelo brilhante e outros tons brilhantes e cativantes são muito populares. As estampas atuais incluem, é claro, aquelas que imitam pele de réptil ou pele de animal.
Uma abundância de elementos decorativos brilhantes - lantejoulas, strass - é bem-vinda. Os tecidos adequados incluem seda, chiffon, guipura, cetimAs, veludo, tafetá, materiais com estrutura em malha ou com fios de lurex. O uso de elementos de pele e couro é relevante.
Opções de corte
A tarefa dos estilos ainda é a mesma - impressionar com cativante, chocar. Porém, tudo isso não deve ser feito demais - a moderação deve ser observada e surpreender não só com extravagância, mas também com elegância. O glamour não aceita estilos soltos e principalmente folgados. O comprimento pode ser qualquer, mas o corte deve ser lisonjeiro e sedutor, valorizando as vantagens da aparência. Elementos como decotes, fendas e assimetrias são bem-vindos.
Sapatos e acessórios
São detalhes muito importantes de qualquer imagem e o glamour não foge à regra. Os sapatos devem ter um design incomum e elementos decorativos atraentes. Via de regra, são modelos com salto alto (o destaque da imagem será o formato extravagante) ou com plataforma. Para o glamour, o principal não é a conveniência, mas a sofisticação, o apelo sexual e a graça.
As joias com pedras preciosas, como nenhuma outra, correspondem ao conceito geral de estilo - brilhar e brilhar. As joias não fazem parte apenas de pulseiras e anéis - elas também podem ser usadas para decorar cintos e até bolsas.Provavelmente seria desnecessário mencionar que todos os acessórios e sapatos devem ser da mais alta qualidade, feitos de materiais caros.
Referência. Criar uma imagem glamorosa pode ser dramaticamente descrito como “andar no fio da navalha”. No sentido de que na hora de selecionar seus elementos é muito fácil exagerar e criar um look vulgar a partir de um elegante e sedutor. O notório senso de proporção não contradiz de forma alguma o glamour com seu brilho e choque. Portanto, não deixe de diluir o visual com algum detalhe ou elemento discreto.
Como criar um visual glamoroso
Mesmo conhecendo o conceito de uma determinada tendência da moda, às vezes é difícil escolher os itens básicos do guarda-roupa certos. Abaixo estão exemplos de roupas que podem ser usadas para criar uma roupa extravagantemente elegante.
Para homens
Quem não considera a brutalidade e alguma aspereza de estilos as únicas opções de coisas para a metade mais forte da humanidade pode usar elementos do estilo glamour para sua imagem. Esses incluem:
- modelos de camisas justas em cores intensas;
- calças e jeans de estilos estreitos;
- versões justas de jaquetas, confeccionadas principalmente em tecidos brilhantes ou estampados;
- casacos e gabardinas elegantes;
- cintos decorados;
- lenços de seda e cachecóis.
Para mulheres
Roupas glamorosas para mulheres bonitas não devem ser apenas elegantes, mas também sedutoras e femininas. O vestido corresponde mais de perto aos últimos critérios. Portanto, é desejável que existam muitos modelos deste item de guarda-roupa. Todos eles devem combinar acabamento sofisticado, cores vivas e um corte que favorece a figura.
No entanto, o cumprimento de todos estes critérios também é típico de outros elementos. Tops - justos, com decote ousado ou costas abertas, cores vivas ou ricamente decorados. Calças e jeans são de estilo justo. Saias - fofas até o chão ou estreitas, elegantes e sedutoras na altura dos joelhos e acima. E também - luxuosos casacos de pele e jaquetas de pele, casacos elegantes, jaquetas de couro glamourosas.
O principal para qualquer estilo luminoso e extravagante é a capacidade de se apresentar e a presença de um gosto impecável. Se você tem os dois, além de uma certa ousadia, então o estilo glamoroso pode ser o que você procura.
Um pouco de história e fatos interessantes
Como já mencionado, o glamour não é um conceito moderno. Vamos imaginar o processo de seu desenvolvimento e apresentar brevemente fatos interessantes sobre ele, em forma de lista:
- Forma moderna do conceito glamour originou-se da época medieval grimório. Este último significava “conhecimento secreto ou livro de feitiços”. O significado do primeiro é “feitiços mágicos de bruxaria”.
- O período de origem do estilo é considerado a época do barroco francês do século XVII - época do reinado do “Rei Sol”. O monarca fez do seu país o centro da vida social na Europa. Naqueles anos, as roupas tornaram-se mais elegantes e luxuosas. Ela pode ser chamada de protótipo das coisas glamorosas modernas.
- No início do século 19 e depois no século 20, intensificou-se a influência da aparência e dos modos nos julgamentos sobre uma pessoa. Brilhantes estrelas do cinema mudo tornaram-se ícones de estilo.
- Na década de 1930, Hollywood ditou os cânones da beleza em todo o mundo. As estrelas de cinema tornaram-se modelos - suas roupas eram luxuosas e brilhantes.
- O período dos anos 40 é o nascimento da tendência da beleza das bonecas.As mulheres copiaram as belezas pintadas cujas imagens foram coladas pelos militares americanos nos quartéis.
- O glamour adquiriu seu significado moderno na década de 50. Nessa época, revistas sofisticadas começaram a ser publicadas - as belas imagens em suas páginas estavam longe das comuns do dia a dia.
- O mesmo período foi marcado pelo surgimento do ícone de estilo e glamour Marilyn Monroe. Ela se tornou um padrão de beleza reconhecido.
- Em 1961, foi lançado o filme Breakfast at Tiffany's. Audrey Hepburn, que atuou nele, foi reconhecida como a atriz de cinema mais glamorosa.
- Após o lançamento de Cleópatra com Elizabeth Taylor em 1963, roupas luxuosas com tema egípcio entraram na moda.
- A era dos anos 70 - o apogeu rock glamouroso. Ele combinou pretensão e brilho com brutalidade. Imagens glamorosas começaram a ser criadas não só por mulheres, mas também por homens.
- Na década de 90 surgiu o conceito de branding. Em primeiro lugar, as roupas glamorosas incluíam aquelas coisas que não eram apenas brilhantes, mas também bem promovidas. Revistas brilhantes eram o padrão da moda.
Como é o glamour moderno? Dê uma olhada na maneira como algumas celebridades se vestem. Entre os mais marcantes, vale destacar Paris Hilton, Lindsay Lohan, Eva Longoria, Scarlett Johansson e outros.