A aura de romantismo sombrio e mistério que envolve a subcultura gótica causa reações mistas. Ele atrai uns, repele outros, mas certamente não deixa ninguém indiferente. Experimentar uma imagem neste estilo requer uma certa coragem e capacidade de se apresentar. Simplesmente vestir roupas pretas não causará a impressão que os representantes da subcultura costumam causar. É uma mistura de surpresa, admiração e até alguma apreensão - esses jovens e meninas com seus rostos pálidos e imagens sombriamente bonitas são tão parecidos com os heróis dos filmes de fantasia e de terror.
História do estilo gótico de roupas
Esses itens de guarda-roupa com os quais os “homens de preto” modernos surpreendem as pessoas comuns têm pouco em comum com o que usavam as pessoas nobres que viveram na Europa nos séculos 12 a 15. Mas é precisamente este período que pertence ao período gótico. Hoje, os representantes da subcultura vestem-se principalmente no chamado gênero neogótico. Seus estilos de roupas copiam itens de guarda-roupa dos séculos XVII a XVIII.
Referência. O conceito de “gótico” vem do nome da tribo gótica, ou bárbaros. Aliás, era assim que se chamavam na Idade Média todos os que viviam no território da Europa moderna. Somente os romanos não eram considerados bárbaros. O estilo mais claramente expresso na arquitetura foi considerado desproporcional, contrariando as regras clássicas.
A França se tornou o berço das roupas góticas. Os itens de guarda-roupa daquela época eram caracterizados por proporções alongadas, formas pontiagudas, silhuetas finas com espartilhos e caudas. A cor escura começou a predominar mais tarde - inicialmente o brilho e a abundância de ornamentos eram bem-vindos. Foi nessa época que a alfaiataria deixou de ser apenas um ofício para se tornar uma arte.
No Renascimento subsequente, esse estilo de roupa perdeu relevância. Apareceu por um curto período de tempo nos séculos XVIII e XIX. Este é o estilo neogótico que é usado agora. No século XX, a “ressurreição” do estilo ocorreu na década de 70. Hoje, via de regra, os representantes da subcultura gótica se vestem assim. A base de sua filosofia é o interesse pelo outro mundo, segredos e enigmas. Através de roupas e acessórios de beleza sombria, eles demonstram sua atitude perante a vida e sua própria originalidade.
Características e direções do gótico
Existem muitas subespécies deste estilo interessante. No entanto, eles compartilham características comuns:
- a predominância da cor preta nas imagens;
- o uso de cores escuras - roxo, azul, bordô;
- acentos contrastantes;
- clareza de silhueta, linhas de corte retas e nítidas;
- extravagância de elementos;
- o uso de detalhes que imitam roupas medievais ou dos séculos XVIII e XIX, por exemplo, espartilho com laço, folho;
- estilos complexos e com várias camadas;
- combinação de diferentes texturas;
- atributos específicos que evocam associações com morte e bruxaria;
- o uso apenas de joias de prata - elas simbolizam o brilho frio e mortal da luminária noturna;
- maquiagem contrastante espetacular - rosto pálido, vermelho vivo, como se estivesse sangrando, lábios, destaque nos olhos.
Subespécies
No processo de desenvolvimento, esse estilo multifacetado foi dividido em diversas direções. São muitos e compreender as especificidades de cada um deles é uma tarefa difícil e demorada. Vamos destacar alguns:
- Antigo ou clássico. Uma forma de roupa característica dos aristocratas ingleses do final dos séculos XVIII e XIX. Sobrecasacas, camisolas, fraques, espartilhos e saias com moldura, abundância de elementos de renda e cortinas, laços, véus.
- Vampiro. Tem muitas semelhanças com o anterior. Porém, destaca-se pela presença de detalhes característicos com temática de vampiros na imagem. Nas roupas, é preferível uma combinação das cores preto e vermelho brilhante.
- Cigano. Seus itens de guarda-roupa imitam as roupas de antigos feiticeiros e videntes. São camisas e blusas volumosas, calças largas, saias multicamadas, tiaras, chapéus, xales. A cor preta não domina, tons claros ou escuros de vermelho e azul são amplamente utilizados.
- Cibernético. Característica - tons escuros são combinados com tons cativantes e ácidos. Os looks se diferenciam pela abundância de acessórios metálicos de design tecnogênico.
- Corporativo. Pode ser chamada de direção “mais suave”. Permite que você expresse sua filosofia sem ir além do código de vestimenta. Um terno preto, uma camisa ou blusa branca como a neve, uma gola de renda, alguns acessórios “modestos” do tema apropriado - foi criada a imagem de um gótico corporativo.
Referência. Coleções de roupas desse gênero aparecem nas passarelas com bastante regularidade. A estética sombriamente sofisticada atrai casas de moda como Alexander McQueen, Valentino, Givenchy, Versace e outras. Celebridades também demonstram imagens nesse sentido. As mais marcantes incluem Lady Gaga e Taylor Momsen. As irmãs Olsen, Kristen Stewart, Angelina Jolie e Eva Green costumam escolher roupas semelhantes.
Como criar um visual gótico
É necessário ter uma visão de mundo correspondente e pertencer a uma subcultura para vestir roupas sombriamente românticas? Não buscaremos uma resposta a esta questão no âmbito deste artigo. Vamos apenas tentar descobrir quais itens e acessórios do guarda-roupa ajudarão a criar um visual gótico. Claro, trata-se, antes de tudo, de roupas predominantemente pretas no estilo de qualquer uma das épocas passadas:
- vestidos maxi com cauda;
- espartilhos externos;
- sobrecasacas, fraques, camisolas de estilos característicos;
- saias fofas de várias camadas.
Além disso, os itens de couro ajudam a criar uma aparência atmosférica. Eles ficam especialmente impressionantes em combinação com peças de renda e roupas com babados. Os vestidos podem ser não apenas maxi, mas também elegantes, na altura dos joelhos, mas com os atributos característicos dos séculos passados - corpetes, laços, babados e ornamentos requintados.
Para criar uma imagem, elementos com detalhes “nítidos” são perfeitos - capas de chuva, capas ou até moletons com capuz pontiagudo, bordas recortadas em saias ou vestidos e outras coisas.
Se “preto total” não combina com você, então é bastante aceitável diluir a imagem com tons escuros de carmesim, azul e roxo. Os materiais adequados, além das citadas rendas e couro, são veludo, cetimAs, chiffon, seda, tafetá, organza, vinil.
Sapatos universais para homens e mulheres - botas militares. Para as mulheres, também são indicados modelos altos com atacadores, cossacos, botins ou sapatos com plataforma ou salto grosso. As bolsas são em sua maioria de couro com atributos “místicos” característicos. Todos os acessórios - correntes, anéis, pulseiras e outras joias devem ser feitos apenas de metal branco com design que combine com o estilo.
As pessoas nunca deixam de ser atraídas pelos mistérios, pelo misticismo e pelo outro mundo. É por isso que sempre haverá adeptos desta subcultura, imbuídos de romantismo sombrio e mistério, e a moda das roupas góticas retornará continuamente. Mesmo que você não se atreva a experimentar esse look no dia a dia, esses looks são bastante adequados para uma festa temática.
Nas fotos, as joias nem sempre são de metal branco.