Modelos graciosos, envoltos em algo leve, elegante e muito aconchegante, deslizam suavemente pela passarela. Calças, saias e vestidos aparentemente comuns, quando combinados entre si, criam uma sensação de mistério e uma naturalidade muito harmoniosa.
Liliya Kiselenko, talvez a estilista mais extraordinária e imprevisível do mundo da moda de São Petersburgo, também apresenta novas coleções de vez em quando. Lilia participa de vários shows em diversas cidades, incluindo Moscou e Paris, e é a vencedora do prêmio “Melhor Designer do Ano” do governo de São Petersburgo.
Moda discreta e descolada
As roupas de Kiselenko são vendidas nas principais lojas de departamentos de São Petersburgo, nas boutiques de Moscou e no centro de Budapeste. Os modelos da estilista são extremamente populares, embora ela não procure agradar a todos. Sua moda é contida, fria, completamente desprovida de pretensão e extravagância, como se tivesse absorvido o espírito de São Petersburgo, sua graça estrita e precisão clara de linhas.
Afinal, cada designer, em sua essência, cria sua própria moda, em sintonia com seu mundo interior e com suas ideias sobre o exterior. É claro que existem algumas tendências que determinam o clima geral, mas ultimamente elas têm se tornado cada vez menos tangíveis e significativas. A personalidade do artista ganha destaque e, quanto mais inusitada e rica ela for, mais originais serão os modelos que ele cria.
As passarelas de hoje, via de regra, estão repletas de enfeites diversos, brilhando com o brilho de pedras falsas e acabamentos cintilantes. As coleções de Lilia Kiselenko costumam ser calmas e lacônicas, refrescantes, como uma lufada de ar puro. Sua simplicidade enganosa e nada inequívoca chama a atenção, pois é tão fácil surpreender ou até chocar o espectador com uma grande quantidade de bordados, cortinas, flores e penas empilhadas umas sobre as outras. Mas atrair sua atenção com a quase completa ausência de “atrações” decorativas é muito mais difícil. Liliya Kiselenko consegue isso.
O principal é estar confortável
E o segredo é bastante simples - ela não é indiferente a quem trabalha. Para ela, o principal é que a mulher se sinta confortável com suas roupas:
- sente-se no trabalho;
- dirigir um carro;
- passear pela cidade;
- apenas deite no sofá.
Mas são as roupas confortáveis que ficam lindas, porque uma mulher se move graciosamente com elas. A estilista Liliya Kiselenko tem uma habilidade notável de se vestir de forma que a mulher ganhe destaque, e não o que ela está vestindo. E nem todos conseguem isso.
Silhueta reta calma
Então, o que ela oferece para a mulher moderna, qual o estilo que mais se aproxima dela e o que, na opinião dela, vai nos encantar no próximo ano? Uma silhueta calma, alongada, ligeiramente mais larga ou reta perpassa suas últimas coleções. Os volumes são pequenos, as linhas são suaves.
Ausência quase total de detalhes, mas tecidos requintados de altíssima qualidade. É dada preferência às fibras naturais, raramente são utilizadas as artificiais, apenas se for necessário obter um efeito que não pode ser alcançado com as naturais, por exemplo, transparência de vidro ou brilho metálico fosco.
Gama favorita:
- vestidos longos e misteriosamente envolventes;
- calças largas e esvoaçantes;
- saias retas ou levemente largas;
- blusas muito simples, mas sofisticadas.
Sem extremos como feminilidade excessiva ou masculinidade muito agressiva. Um estilo de romance livre e casual.
Suavidade extraordinária
Um pequeno toque - quase não existem jaquetas clássicas usuais. Segundo o designer, seu design rígido dificulta a movimentação e gera transtornos. Todas as coleções distinguem-se pela sua extraordinária plasticidade. Você não quer vestir roupas, mas sim se agasalhar.
Quase não há comprimento mini, assim como silhuetas super justas. A sensível autora não quer que uma mulher sinta desconforto, chamando a atenção dos outros para suas pernas não muito delgadas ou para sua figura pouco ideal.
O terno mais confortável, segundo Liliya Kiselenko, para uma mulher moderna é um suéter macio, calça larga ou saia larga e jaqueta-blusa ou colete por cima. E só sapatos confortáveis, porque confortável significa bonito.