Como era a moda feminina nos anos 60?

Uma tendência característica dos guarda-roupas e acessórios da moda é o retorno de tendências que eram relevantes há décadas. Desde 2010, looks com traços característicos do estilo dos anos 60 aparecem periodicamente nas coleções de moda de estilistas famosos. O interesse pela moda desse período não é acidental - foi então que muitos costureiros famosos iniciaram suas carreiras e ocorreu uma mudança radical no estilo de vestir. Quais são as características dos looks desse período?

Tendências da moda feminina dos anos 60: um pouco de história

O rápido crescimento do padrão de vida no período pós-guerra levou à formação de uma geração economicamente independente e a um pico na produção e no consumo. Já na década de 50, um fenômeno como a moda jovem começou a tomar forma.

Referência. A sexta década do século XX foi rica em acontecimentos históricos. Em 1961 foi feito o primeiro voo espacial na URSS, dois anos depois o presidente Kennedy foi assassinado, em maio de 1968 os estudantes “revoltaram-se” em Paris e em 1969 o primeiro homem pousou na Lua.Todos esses acontecimentos, de uma forma ou de outra, influenciaram a consciência dos jovens que buscavam formas de se expressar.

Uma delas foi a moda, em que reinavam climas muito ousados. Os jovens queriam ser especiais, diferentes de todos - isso, entre outras coisas, se expressava no desejo de usar “suas” roupas, cujos estilos fossem diferentes das opções de corte tradicionais e familiares.

Referência. No início dos anos 60, a chamada capital da moda mundial mudou - então Londres recebeu esse status, que passou a ser chamada de “cidade do swing”. Este termo foi cunhado pela revista Time. Foi nesta cidade que começaram a ser criadas pela primeira vez coleções de roupas juvenis.

Os conceitos criados pelos designers mudaram as ideias do belo sexo sobre como, com a ajuda de peças de guarda-roupa, é possível enfatizar a atratividade, a feminilidade e a individualidade. Os “inovadores” mais marcantes no mundo da moda daqueles anos foram Pierre Cardin, Yves Saint Laurent, Emilio Pucci, Cristobal Balenciaga, Paco Rabanne.

Tendências da moda feminina dos anos 60 com fotos

Uma das tendências da moda que levou os designers a mudar radicalmente muitos itens do guarda-roupa foi o “conceito de consciência corporal”. Sob sua influência, foram criados um maiô monokini mais “revelador”, vestidos e saias mostrando a perna até a parte superior da coxa, etc.

Monoquíni.

@Bobinas e bombas

Em 1964, a proibição de as mulheres usarem calças foi finalmente suspensa e os conjuntos com esse item do guarda-roupa masculino estavam no auge da popularidade.

Terninho.

@Carmitivo

Nesse período, ocorreu o chamado nascimento do estilo unissex, uma tendência da moda étnica; surgiram roupas com cores e estilos característicos de “caça” – safari – e design e corte minimalistas.

Quanto às estampas e opções de decoração atuais deste período de moda, foram elas:

  • motivos pictóricos - graças ao corte simples dos vestidos, as imagens deles podiam ser transferidas diretamente das telas;
  • design psicodélico - combinações de cores brilhantes e ousadas;
  • rendas e babados;
  • ervilhas;
  • geometria complexa ou op art (arte óptica).

    Vestidos Yves Saint Laurent.

    @artofmikemignola.com

A moda dos anos 60 pode ser chamada de era dos materiais artificiais, o que contribuiu para o desenvolvimento ainda maior do estilo minimalista. Foi então que muitos designers apreciaram sua praticidade e textura única. Para criar looks e acessórios foram utilizados vinil, materiais com fios de lurex, náilon, metal ou sua imitação.

Referência. O rápido desenvolvimento da produção em massa de roupas não reduziu o valor dos itens de alta costura. O excelente trabalho manual do mestre era incomparável.

É aos anos 60 que devemos o aparecimento de saias e vestidos curtos em corte A. O direito de ser chamada de primeira criadora da minissaia é dividido entre Mary Quant, que apresentou sua primeira coleção no “estilo londrino” em 1962, e Andre Courrèges, aluno do famoso costureiro Cristobal Balenciaga. Porém, quem criou essa tendência, o comprimento mini se tornou uma tendência reconhecida da moda do século XX.

Mini-saias.

@goodhousekeeping.com

Referência. A popularização dos vestidos curtos e saias minimalistas foi facilitada pela modelo Twiggy. Esta é a primeira supermodelo que se tornou ídolo e, como dizem, ícone de estilo para muitos fãs.

Twiggy.

@harpersbazaar.com

Outra tendência dos anos 60 são saias midi fofas ou vestidos justos.elosango e bainha larga. Esses modelos com estampa de bolinhas foram considerados especialmente elegantes.

Vestidos com saia rodada.

@flickr.com

A moda de usar materiais artificiais também continuou a incluir acessórios - joias de plástico e óculos grandes com lentes redondas ou tipo olho de gato em armações largas de plástico eram populares naquela época.

Óculos com armação de plástico.

@goodhousekeeping.com

Entre os modelos de calçados, foram bem-vindos saltos em cunha, scarpins pontudos com salto pequeno e fino, mocassins e botas over the knee.

No século 21, o estilo dos anos 60 voltou às passarelas da moda mais de uma vez. Nas coleções de costureiros famosos, quase todas as temporadas desde 2010 apareceram vestidos de corte, minissaias, terninhos estilosos, salto agulha pontudo, bolinhas e padrões geométricos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano