Guarda-roupa cápsula: como salvar sua carteira e o meio ambiente

A moda das compras maníacas e do guarda-roupa superlotado está se tornando coisa do passado. O consumo inteligente e as compras conscientes estão em alta. E um guarda-roupa cápsula é a abordagem mais recente para criar um visual elegante a um preço razoável. Este princípio ajuda não só a poupar dinheiro, mas também a proteger o ambiente. É exatamente sobre isso que falaremos hoje.

Por que isso é necessário?

Muitas pessoas se preocupam com o meio ambiente. Até o mercado de massa começou a produzir coleções cápsula. H&M e Mango, Gucci, Balenciaga e Stella McCartney apoiam programas de produção ética. É importante não só o que é criado, mas também como: sem exploração de trabalho forçado, sem poluição ambiental, com uma quantidade mínima de resíduos. Agora as estrelas são roupas esportivas feitas de algodão orgânico, plástico reciclado ou materiais naturais. Isso não é apenas útil, mas também moderno!

Roupas feitas de plástico

@Reddit

As marcas ecológicas estão passando por um boom de popularidade - a indústria da moda respondeu aos apelos dos ambientalistas para salvar o planeta do desperdício.Afinal, é a produção de roupas e cosméticos que fica ao lado do refino de petróleo na lista das principais pragas. Porém, não há necessidade de abrir mão do batom preferido ou, principalmente, do vestido. O principal é comprar com sabedoria. Esta é toda a essência da “cápsula”.

Como funciona?

Basicamente, esta técnica de guarda-roupa assenta em dois pilares: olhar para o futuro e reciclagem inteligente. Ou seja, você deve comprar apenas o que precisa e se livrar do inútil com benefício. Isso não requer nenhum investimento ou esforço especial.

Os princípios básicos da “capsularidade” são:

  • Melhor menos, mas melhor qualidade. O que vem à tona não é a quantidade de roupas, mas sim o nível de desempenho, durabilidade e naturalidade.
  • Cada item do guarda-roupa deve ser combinado com tantos outros quanto possível. Comprar uma blusa exclusivamente para um único look é falta de educação. É melhor levar uma camisa que combine com vários looks diferentes.
  • Coisas desnecessárias devem ser descartadas corretamente. Por exemplo, entregue-o a uma loja de segunda mão, recicle-o ou dê-o de presente.
  • Boicote materiais não naturais. Camisas, vestidos e camisetas baratas de poliéster não permitem que a pele respire, são prejudiciais e até perigosas. Além disso, o baixo custo relaxa - provoca que você jogue fora rapidamente o item e compre um novo. Mas roupas naturais de boa qualidade inspiram economia e parecem muito impressionantes - este é um verdadeiro investimento no seu estilo.
  • Vintage e revenda são a escolha certa. Muitas coisas maravilhosas aguardam os fashionistas nas lojas de segunda mão e nas vendas de garagem e comerciais. Não há vergonha em economizar dinheiro e procurar algo original. Até as estrelas fazem isso!
  • Marcas éticas e linhas ecológicas. Um princípio menos obrigatório, mas mais humano, é não comprar nada feito com trabalho escravo ou que utilize tecnologias nocivas.No entanto, este ponto se sobrepõe parcialmente à naturalidade. Itens baratos e antiéticos geralmente não duram muito.

Os benefícios de um guarda-roupa cápsula devem ser óbvios até mesmo para os compradores mais conservadores. Em primeiro lugar, esta é uma poupança orçamental significativa. Cada compra torna-se cuidadosa, os gastos espontâneos desnecessários desaparecem. Em segundo lugar, o guarda-roupa torna-se compacto e móvel. A partir de dez itens selecionados corretamente, você pode criar trinta imagens. E todos cabem em uma mala. E, em terceiro lugar, salvar o ambiente. Isso já está na consciência de cada pessoa.

Modelo

Hoje, muitas celebridades estão promovendo ativamente a ideia de um guarda-roupa cápsula. Um exemplo típico de tal coleção é este conjunto de escritório. Tendo vários itens de alta qualidade em estoque, você não precisa perder tempo na dolorosa seleção diária de um terno.

Exemplo de guarda-roupa cápsula

@make.it.fashion.studio

Você deve ter várias calças em seu armário (4-5 pares de calças e saias) para combiná-las com diferentes estilos.erom. Deve haver 2 a 3 vezes mais destes últimos, pois atraem a atenção e se desgastam com mais frequência. O melhor é levar roupas universais: blusas, camisas, suéteres, gola alta, tops. Os vestidos são muito importantes - podem ser usados ​​tanto no escritório quanto em um evento social.

Exemplo de guarda-roupa cápsula

@polytope_shop

Além disso, você precisará de camadas superiores - o que é usado sobre as camadas básicas. Como exemplo: jaquetas, coletes, suéteres grossos, cardigans. Eles tornam a imagem mais estruturada e coletada. As camadas estão na moda agora. E roupas desabotoadas fazem você parecer mais magro e permitem esconder alguns defeitos de figura. Não se esqueça dos acessórios e sapatos de qualidade. É melhor escolher um esquema de cores de acordo com o seu tipo de aparência e segui-lo na hora de escolher todas as suas roupas.

Com apenas 20 a 25 itens em seu armário, você pode criar mais de 200 combinações deles. Isso é o suficiente para parecer elegante e único durante todo o ano. E também será observado o princípio ambientalmente amigável do anticonsumo, o orçamento será economizado e haverá mais tempo para outras tarefas em vez de fazer compras.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano