Moda lenta. Por que ela está se tornando cada vez mais popular?

Compramos uma peça em promoção, usamos algumas vezes e deixamos de lado... É da cor errada, é muito apertado, não é muito confortável. Quantas dessas coisas cada um de nós tem? Quantas coisas estão fora de moda, mas continuam penduradas no armário ou vão para o aterro? E lá eles apodrecem, não se decompõem há anos e envenenam o meio ambiente. Na escala de uma família, o excesso de roupa não é percebido como algo crítico. Mas numa escala global, isto é um desastre!

O que é slow fashion e por que está cada vez mais popular no mundo?

Relevante para todos!

Referência! Segundo a pesquisa, os residentes de Hong Kong jogam fora cerca de 1.500 camisetas gastas em um minuto.

Vamos fazer as contas: com um peso médio de camiseta de 100 g, são quase 150 kg. Em uma hora são obtidas aproximadamente 9 toneladas. Todas estas montanhas de têxteis libertam dióxido de carbono na atmosfera. Impressionante?

Por isso no início do nosso século surgiu o movimento Slow fashion ou “slow fashion”.

moda lenta

Referência! O movimento pede que as pessoas parem de comprar nas redes de lojas. E, assim, parar de patrocinar a má ecologia e fábricas de vestuário com condições de trabalho desumanas.

No pouco tempo que se passou desde o nascimento do movimento, muitas casas de moda famosas e pessoas famosas aderiram a ele.

Referência! As marcas Hermes, Dior, a estilista Stella Jean fazem suas coleções com tecidos artesanais.

Por que a moda é lenta?

Se você pensar sobre isso, A moda lenta existe há quase toda a história da humanidade. Quer fatos? Por favor!

  • O vestido de noiva foi transmitido de geração em geração.
  • Um terno elegante era tirado do baú apenas nos feriados importantes.
  • O casaco de pele foi usado por pelo menos dez anos.

Somente nas últimas décadas tudo mudou. Começou um boom de consumo, um item se torna irrelevante durante a temporada, quase todo mundo tem muita roupa “aleatória” no guarda-roupa.

camiseta slow fashion

Importante! O consumo estúpido, a busca pela quantidade é irracional e antiecológico! A fundadora do movimento Slow fashion, a consultora de moda Kate Fletcher, insiste nisso.

Os adeptos da corrente acreditam que mudanças infinitas nas tendências da moda não levam a nada de bom. Não se trata tanto de mudar rapidamente as coisas do guarda-roupa, mas em relação ao trabalho dos fabricantes de roupas. Geralmente é difícil e muito mal pago.

Além disso, as corporações, em busca do lucro, não prestam atenção à segurança. Isto se aplica não apenas aos funcionários, mas também aos materiais.

Importante! Tornar a indústria da moda um trabalho civilizado e bem remunerado é o objetivo dos ativistas do movimento.

Sim, isso levará a coisas mais caras, mas ao mesmo tempo elas se tornarão mais valiosas. Assim que as roupas forem novamente tratadas como valiosas, a abordagem para comprá-las mudará imediatamente. O que virá à tona não é a adesão imediata à moda, mas a durabilidade dos materiais, sua qualidade e a possibilidade de alteração.

muitas compras

Em outras palavras, a roda da moda irá desacelerar, muitas coisas ficarão “fora do tempo, fora das tendências”. Você não precisa jogar fora o casaco só porque os punhos estão puídos, ou a blusa porque não está na moda.

Importante! A moda lenta trará de volta às nossas vidas o interesse pela alfaiataria individual no ateliê.

E o estúdio já ofereceu serviços de restauração de roupas.

Princípios da moda lenta

Vamos dar uma olhada mais de perto nos fundamentos do movimento.

Primeiros princípios

Nos primeiros dias do movimento, havia poucos princípios.

  • Seguidores ligaram boicotar roupas produzidas em massa.
  • Outra das primeiras chamadas: dê preferência ao trabalho manual.

Princípios atuais

a moda não deveria ser rápida

Ao longo da década de existência do Slow fashion, os princípios mudaram.

  • As roupas devem ser ecologicamente corretas, ou seja, confeccionadas com tecidos naturais.
  • A questão da aquisição deve ser abordada com atenção, dando preferência à qualidade e ao desempenho clássico.
  • As roupas precisam ser restauradas, refeitas, recicladas. Por exemplo, os fios podem ser usados ​​​​repetidamente: tricotar um novo produto a partir de roupas velhas desfiadas.
  • A melhor saída é dominar a produção independente. Se isso não for possível, compre de pequenos produtores locais.
  • Doe tudo o que ficou pequeno ou grande para quem precisa.
  • Compre itens vintage ou encontre-os no armário da sua avó.

Seguir esses princípios certamente levará a menos compras. Então as coisas não serão mais “descartáveis”.

Princípios da moda lenta

E a tese "qualidade é mais importante que quantidade» levará a mudanças sistêmicas na indústria do vestuário. Esta abordagem forçará a indústria empresarial a avançar no sentido da abertura e da honestidade em questões de produção:

  • não abuse de materiais sintéticos;
  • não use corantes tóxicos;
  • fornecer garantias sociais aos trabalhadores.

No início, foi difícil acreditar que os proprietários das marcas seriam leais a tais ideias e estariam dispostos a abrir mão de pelo menos um pequeno lucro. Mas, surpreendentemente, foram os gigantes do mercado de massa os primeiros a investir em empresas que utilizavam tecnologias antigas.

Razões para a popularidade da moda lenta

Acredita-se que nos últimos anos houve alguma reavaliação na consciência de massa.

Cuidando do meio ambiente

Começamos a pensar com mais frequência no meio ambiente, em qualquer caso, sobre o nosso impacto sobre ele. Um exemplo marcante é o aumento da popularidade do trabalho artesanal, o desejo de dar uma segunda vida às coisas antigas e a coleta seletiva de lixo.

popularidade da moda lenta

Desejo de mostrar individualidade

Outras motivações para as pessoas prestarem muita atenção ao slow fashion têm a ver com a individualidade.

O mercado de massa leva ao fato de que em uma parada de transporte público você pode encontrar várias pessoas vestindo as mesmas roupas.

Ao adaptar coisas para uma pessoa específica, é improvável que isso aconteça. A alfaiataria individual é sempre algo único e único.

alfaiataria personalizada

Importante! Uma vantagem indiscutível da alfaiataria personalizada: um alfaiate profissional sempre leva em consideração as características da figura do cliente e ajusta os padrões para adequá-los.

E ao fazer alterações no corte, garante que a coisa esconde falhas e enfatiza vantagens.

Mas tudo tem um lado negativo, e ele também existe na alfaiataria personalizada: é impossível prever o resultado. Mesmo artesãos experientes às vezes cometem erros.

Também há vantagens em comprar itens prontos: os defeitos são visíveis na primeira prova. Não coube - eu não comprei! Se você comprou, não se importa em jogar fora: o preço é baixo.

E tecido caro estragado significa sérios danos à sua carteira. No entanto, se você definir uma meta e fizer cálculos, então uma abordagem consciente de compra ajuda a economizar significativamente.

Um bom casaco dura várias temporadas e seus sapatos não se desfazem no terceiro dia. Isso significa que você não precisará de fundos adicionais para a substituição frequente de itens de guarda-roupa.

É bastante razoável comprar coisas de qualidade: são as mais frequentemente chamadas de “favoritas”. Ainda está usando uma saia de cinco anos atrás? Você pode se considerar com segurança um adepto da moda Slow!

Críticas e comentários
eu Lyudmila:

Elena, boa tarde.
Artigo interessante e relevante. Gostaria de continuar esse assunto com vocês, tenho várias ideias.

Materiais

Cortinas

Pano