Os anos 50 e 60 do século passado são considerados um dos períodos mais brilhantes da moda. A principal direção seguida por muitos costureiros famosos foi a criação de peças de guarda-roupa com foco na geração mais jovem. Vejamos os traços característicos do estilo dos anos 60 nas roupas masculinas e como eles foram seguidos na URSS.
Tendências da moda masculina da década de 1960 do século 20 com fotos
Simplicidade de corte, linhas de silhueta rígidas, elegância em tudo - principais características do estilo minimalista - são os “três pilares” que os fashionistas dos anos 60 seguiram. A subcultura mod, que se originou em Londres no final dos anos 50 (abreviação de “modernistas” - moderno), deu o tom nas roupas da época. O lema deles era “Menos é mais”. Ela caracterizou com surpreendente precisão o estilo masculino dos anos 60. Suas características:
- jaquetas justas e trespassadas;
- camisas brancas como a neve com golas estreitas;
- gravatas finas;
- jaquetas com gola alta;
- calças cônicas;
- Meias brancas;
- botas com biqueira cônica.
As roupas casuais assumem características mais esportivas.
Referência. O estilo adotado pela moda foi introduzido em 1959 por Pierre Cardin e foi denominado “neoeduardiano”, ou seja, substituiu o estilo “eduardiano” do rei Eduardo VII da Grã-Bretanha.
Membros do lendário grupo The Beatles contribuíram para o crescimento da popularidade do estilo mod.
Camurça e veludo cotelê eram usados para costurar jaquetas e calças, os próprios elementos de um look masculino estiloso podiam ser diferentes em cor e textura. Os cardigans estão na moda.
Uma característica das roupas dos anos 60 era a chamada origem artificial. Os materiais sintéticos estão na moda. Eles não enrugavam, eram fáceis de lavar e secar rapidamente e eram baratos. A praticidade contribuiu para a demanda por esses tecidos para costurar itens de guarda-roupa da moda. A camisa estilosa da época era considerada um modelo justo feito de náilon.
A moda do final dos anos 60 foi amplamente influenciada pelo movimento hippie. Os seus apoiantes protestaram contra as diferenças sociais e de classe existentes, a discriminação racial e a guerra. Expressaram a sua rejeição numa resistência passiva à sociedade, recusando todos os benefícios que a civilização proporciona. Uma das maneiras de promover um estilo de vida ascético era usar roupas deliberadamente descuidadas e até desleixadas. Os itens de guarda-roupa costurados ou tricotados eram especialmente valorizados.
Em 1967, em Londres, roupas desse estilo foram demonstradas pela primeira vez na passarela. A moda mundial deve o surgimento de muitas tendências ao movimento hippie. Isso inclui étnico, retrô, unissex e, claro, jeans. Este último atingiu o pico na década de 1970.
Características do vestuário masculino dos anos 60 na Terra dos Sovietes
As tendências da moda em roupas masculinas dos anos 60 na URSS só podem ser chamadas de uma tímida tentativa de seguir as tendências globais. Mas eles ainda existiam – mesmo apesar da escassez global. Um dos elementos mais reconhecíveis do guarda-roupa da época eram as calças cônicas, chamadas de “cachimbos”. Esses, assim como os sapatos ultraestilosos de bico estreito, eram quase impossíveis de conseguir nas lojas, por isso eram feitos sob encomenda e eram muito caros. As fashionistas estavam dispostas a dar literalmente o seu último dinheiro pela oportunidade de se exibirem com calças tão justas que parecia que só poderiam ser vestidas depois de ensaboar as pernas.
Referência. O que realmente faltava naquela época eram... calcinhas. O fato é que antes os homens soviéticos não usavam nenhuma outra roupa íntima, exceto ceroulas, que, é claro, não podiam ser usadas sob calças justas. As meias-caixas azuis produzidas pela indústria leve também não cabiam nos “tubos” e era difícil consegui-las. A solução foi usar calção de banho.
Uma camisa brilhante tornou-se um elemento da moda no guarda-roupa masculino da época. Equipado com gola larga e fendas nas laterais, o modelo foi considerado estiloso para usar fora da calça.
As novidades na categoria de agasalhos foram as capas de chuva em tons claros de cinza ou bege. Seus elementos obrigatórios eram cinto, gola larga e bolsos com aba. Os “protótipos” para eles eram os modelos usados pelos heróis dos filmes estrangeiros lançados nas telas de cinema da época.
Para completar o look estiloso, foi utilizado um boné de cor clara, que, como outros elementos da moda, estava em falta há muito tempo.
Logo, na URSS, os tecidos sintéticos começaram a ser cada vez mais utilizados na alfaiataria. Quase todos os itens do guarda-roupa eram feitos de materiais artificiais - desde meias, chamadas de grandes, até casacos.
Meados dos anos 60 foi um período em que as capas de chuva de náilon, chamadas “Bolonha”, em homenagem à cidade italiana onde esse tecido sintético foi produzido pela primeira vez, ficaram incrivelmente na moda. E embora, na verdade, esse agasalho fosse uma capa de chuva comum, usá-lo (desabotoado e com as mangas arregaçadas) era considerado muito estiloso.
Já no final dos anos 60, as calças boca de sino adquiriram o status de peça da moda no guarda-roupa.
Estas são as principais características da moda masculina deste período.