A tendência da moda punk surgiu na virada do apogeu dos hippies e do desejo de resistir a eles. Os jovens estavam cansados de “amar a paz e a harmonia”; queriam protesto, auto-expressão, choque. Ao contrário das pessoas de cor e não sem a ajuda de designers de moda que previram a ampla popularidade do clima de protesto, o estilo punk entrou na moda e é justamente considerado um dos mais brilhantes da história.
Principais características da direção
O estilo punk consiste em cortes de cabelo, penteados e cores de cabelo brilhantes e chocantes, metal, muitos rebites e alfinetes, sexualidade deliberadamente agressiva, adoração de bandas de rock subculturais, cor preta, piercings. Tudo o que não está incluído no conceito de glamour, feminilidade, nobreza e graça pode ser encontrado neste gênero.
Em geral, a palavra “punk” traduzido do inglês significa “escória”, “depósito de lixo” e similares. Para acompanhar isso, os primeiros punks realmente fediam, falavam coisas sujas e pareciam moradores de rua.
Somente na década de 70 do século passado Vivienne Westwood começou a criar peças de moda nesse estilo. A aparência das pessoas marginalizadas tornou-se mais limpa, as suas roupas tornaram-se mais caras e de melhor qualidade. Embora fosse possível fazer algo em casa - Você só precisa cortar um jeans, uma camiseta, adicionar metal ao visual, pintar o cabelo de uma cor brilhante e adicionar um moicano.
Estilo é inseparável associado ao desenvolvimento de tendências musicais no rock, cujos adeptos se tornaram ídolos de milhões de punks em todo o mundo. Além disso, os representantes da subcultura muitas vezes se rebelaram contra o sistema político.
Características características do estilo:
- roupas rasgadas e surradas;
- cortes de cabelo e penteados descuidados, cabelos tingidos com cores vivas;
- sapatos ásperos;
- muitas peças decorativas de metal;
- artigos de couro, incluindo roupas e acessórios;
- cortes nas coisas e fixando-as com alfinetes de segurança.
Acredita-se que punk não é um estilo, mas uma filosofia de vida. É impossível se tornar um representante do movimento rock sem perceber que a vida é protesto e dor.
Noções básicas de criação de um conjunto punk feminino
A imagem de uma garota durona saindo com punks de verdade não é difícil de imaginar. Para isso é necessário “ative” a sexualidade agressiva, escolha roupas grunge rasgadas, faça um penteado brilhante.
Para isso você precisa, por exemplo:
- Pinte seu cabelo de cor ácida. Rosa, azul, branco, azul escuro e outras cores não naturais são adequadas. Ficará mais duro se você não lavar o cabelo por vários dias e não aparar pontas duplas por muito tempo.
- Use meia arrastão. Que haja buracos, amarras, flechas em algum lugar. Shorts jeans ultracurtos ou uma minissaia ficam ótimos com eles.
- Comprar jaqueta de couro preta. É ótimo se o item estiver surrado e usado. Você pode pintar com tintas acrílicas, recortar e conectar com alfinetes, colar rebites, pirâmides e outros atributos punk.
- Adicionar camiseta grande ou colete sem mangas na imagem Você pode tirar as mangas, dar um nó na barriga, fazer cortes com alfinetes, pintar, desenhar algo com pasta esferográfica. Desleixo é bem-vindo, feito à mão é exclusivo.
- Selecione acessórios. Há um enorme espaço para a imaginação aqui. São usados cintos de couro com pontas e placas, suspensórios pendurados nas laterais, pulseiras, colarinhos, correntes com caveiras ou lâminas ou apenas correntes, muitos alfinetes, pingentes e elementos metálicos agressivos.
- Maquiagem estilo punk. Geralmente é muito preto. Em primeiro lugar, você precisa de olhos esfumados profundos, cílios, batom vermelho ou ácido.
Roupas punk básicas
Primeiro de tudo isso jaqueta de motociclista. Um item de couro pode ser decorado com parafernália de metal, enfeitado com rebites, placas de alumínio e zíperes. É possível pintar nas costas nas melhores tradições do estilo punk.
Jeans rasgados ou shorts curtos são itens de guarda-roupa bastante adequados. Este último pode ser usado com meia-calça preta ou meia arrastão.
Camiseta oversized com slogan ou estampa de rock. Você pode tentar desenhar algo sozinho. Caveiras, representantes do inferno, são bem-vindas. A imaginação tem espaço para funcionar. Se desejar, a camiseta pode ser substituída por um moletom com capuz ou moletom. Aliás, o capuz deve ser “solto” por cima da jaqueta.
Legging. As opções de couro, leopardo e ácido se encaixam perfeitamente no tema.Agressão e sexualidade, como são. Calças justas de couro, aliás, terão a mesma função.
Calças xadrez. Um brilhante representante do estilo punk. Opções contrastantes são bem-vindas - amarelo-verde, vermelho-preto, branco-azul e outros. Se desejar, uma saia curta regular e um espartilho podem ser xadrez.
Camisa xadrez. Um modelo básico de flanela será suficiente. Este item é usado sobre uma camiseta ou amarrado nos quadris.
Elementos de gênero: sapatos, acessórios, detalhes
Sapatos glamorosos não têm lugar no punk. Aqui domina modelos ásperos, na maioria das vezes atados, com rebites, ganchos, pirâmides, correntes, decoração de metal “infernal”. Botas Martin, botins e “bastardos” são adequados. Tênis jeans ou tecido preto se encaixam bem no conceito de estilo.
Não há diretrizes especiais para estilos de bolsas. A principal coisa que não havia glamour e notas rosa-baunilha. Uma mochila urbana de couro, um pequeno carteiro, um comprador decorado com parafernália de rock e metal servirão.
Acessórios são necessários. Correntes, caveiras, golas com pontas, pulseiras de couro e metal, etc. Gostaria de mencionar especialmente brincos e piercings no nariz, sobrancelhas e umbigo. A maioria dos adeptos da tendência aceita tatuagens.
Estilo punk moderno
Acredita-se que em 2020 isso é apenas uma imitação, uma tendência da moda. Basta adicionar um item de qualidade desse gênero à sua imagem para que ela fique brilhante e chocante. Costureiros de moda são inteligentes em suas criações combine renda, tule, chiffon, seda com couro e jeans. “Baixo choque” é o que os designers desejam alcançar. Versace, Fendi, Saint Laurent, Mango, Valentino, Christian Louboutin e, claro, a lendária Vivienne Westwood podem se orgulhar de coleções brilhantes e cheias de estilo.
Interessante! Existem vários estilos punk. Os mais populares são cyberpunk, grunge, gótico, ska, emo e glamour. Cada um é caracterizado por “suas próprias” roupas e parafernálias e tem “sua própria” filosofia de vida.
Muitas celebridades utilizam o gênero e seus detalhes não só nas performances, mas também no tapete vermelho. Entre eles Rosa, Rihanna, Lady Gaga, Taylor Momsen e muitos outros. Na Rússia, o movimento é frequentemente associado ao trabalho do grupo Gas Sector e de Yuri Khoy, e nossas glamorosas estrelas punk não gostam muito dele.
Infelizmente, os verdadeiros adeptos do movimento estão quase perdidos na história.