Uma amiga reclamou que sua filha estava cada vez mais escolhendo as roupas “erradas” que ela aprovaria. Não, ela não cria problemas, ela não insiste categoricamente “um ou outro”. (E com razão, eu acho! O relacionamento com sua filha ainda é mais importante do que as calças ou saias que a menina usa agora). Mas às vezes ele tenta dar conselhos. É verdade, até agora sem sucesso.
Então fiquei sem fôlego em nossa conversa. Sua filha é uma menina muito doce, de traços delicados. Parece à mãe que seu guarda-roupa deve ser composto por coisas que valorizem a feminilidade e a sofisticação. E Masha escolhe coisas que parecem feitas para homens. “Então ela escolheu um estilo masculino!” — Eu entendi a essência das contradições familiares. E ela tentou acalmar a amiga, explicando-lhe que Maria não era apenas uma linda, mas também uma garota muito esperta. Afinal, suas imagens demonstram que a menina conhece bem as tendências da moda moderna, optando por modelos atuais e práticos.
Vamos descobrir por que as mulheres começaram a imitar o sexo forte e se vale a pena pegar emprestados elementos de corte, modelos e estilos dos homens.
Como o estilo masculino entrou no guarda-roupa feminino
O estilo masculino (outro nome comum para uma tendência da moda) não é novidade no mundo da moda. As mulheres olhavam para as roupas dos representantes da metade mais forte da humanidade nos séculos passados.
Referência. Acredita-se que na Europa uma mulher vestida de homem apareceu pela primeira vez no século XIX. O escritor francês Georges Sand decidiu fazer isso.
Mas não só na Europa a conveniência das roupas masculinas foi apreciada. Jovens senhoras de famílias de nobres russos, incluindo imperatrizes russas, não podiam viver sem ele em passeios a cavalo.
E no século passado esta tradição continuou. Então, Marlene Dietrich, a atriz alemã e americana, considerada um símbolo sexual de sua época, foi vista mais de uma vez em terninho masculino.
A Coco Chanel promoveu um estilo masculino, acreditando que adiciona atratividade e charme especiais à imagem feminina. Afinal, a criadora de tendências também tinha certeza de que combinar coisas incongruentes é uma habilidade e um sinal da coragem de uma mulher de verdade.
E as jovens aderiram com prazer à tendência proposta pela lendária Coco.
O que atrai as mulheres nas roupas masculinas
Por que as mulheres, aos primeiros sinais de liberdade e igualdade, começaram a mudar de guarda-roupa? Babados e babados, rendas e cangas, fitas e laços são ruins? Claro que não! Tudo isso foi, é e certamente será importante na decoração do vestido feminino. Mas não substitui as vantagens e benefícios da roupa masculina.
- Relevância. O estilo masculino não perde sua popularidade de longo prazo (ou mesmo secular). Provavelmente nenhum desfile de moda está completo sem esses modelos. É por isso, vestindo um terno feito no estilo masculino, a mulher parece elegante e moderna.
- Praticidade. As calças se tornaram a primeira peça de roupa emprestada pelas jovens.E eles não pensam neles! As calças substituem a saia e eliminam a necessidade de usar meia-calça ou meia com cinto por cima da saia.
- Conveniência. Se no século XIX as senhoras usavam calças para montar, hoje existem muito mais situações em que as calças são muito mais confortáveis do que a saia. E não se trata apenas de andar de bicicleta, dirigir ou fazer caminhadas ativas com crianças. Em qualquer situação do dia a dia, as calças são mais confortáveis e, no tempo frio, também são mais quentes.
- Atratividade. Em todos os momentos, as mulheres sonharam em se destacar e procuraram chamar a atenção. O estilo masculino é muito adequado para esses fins. Ainda assim! Como não notar uma garota de gravata masculina ou suspensórios na companhia de beldades com laços ou babados? Afinal, apesar da relevância dessa tendência da moda, as meninas não usam totalmente coisas “emprestadas” dos homens. É por isso tais imagens são geralmente isoladas e individuais.
- Sexualidade. A mesma Coco Chanel chamou a atenção pela capacidade de enfatizar os traços femininos com o auxílio de roupas de corte masculino. Ela mostrou isso o contraste das coisas ásperas e um tanto folgadas e os contornos delicados e suaves da figura representam favoravelmente a imagem feminina.
Importante! As roupas no estilo masculino não têm restrições. Mulheres de qualquer idade e tipo físico podem pagar.
O que é estilo masculino?
Você já percebeu que mesmo que não faça dessa tendência a base do seu guarda-roupa, não deve recusar categoricamente a oportunidade de se exibir com um novo visual. Isso significa que seu guarda-roupa deve ter coisas adequadas para isso.
Pano
Referência. As roupas de estilo masculino caracterizam-se pela utilização de um corte mais rígido e lacônico, pela escolha de tecidos escuros e duráveis com estampas discretas.
- Terninho. Não é só a falta de saia que confere masculinidade ao terno. Outros detalhes importantes também são obrigatórios: calças largas, sempre com pregas, jaqueta trespassada com ombros acentuados, tecido xadrez pequeno.
- Blazer. Uma boa alternativa ao casaco. Pode ser combinado não só com calças, mas também com jeans. Substituirá completamente um blusão se a previsão prometer tempo ventoso.
- Camisa. As mulheres muitas vezes emprestam literalmente esse detalhe dos homens. Além disso, os designers oferecem camisas especialmente desenhadas para mulheres. Eles são costurados em tecido de camisa e podem ser soltos ou justos.
- Mike. As meninas aprenderam a usar camiseta não como roupa íntima. Permite que você se sinta confortável em um dia quente e se torna uma espécie de opção top se você usar uma jaqueta ou camisa por cima de uma camiseta.
Sapato
As botas com as quais estamos tão habituados também entraram na coleção de calçados femininos do guarda-roupa do sexo forte.
E os designers hoje enfatizam essa semelhança. E não só em modelos rústicos, mas também em sapatos elegantes. Derbys, monges, oxfords ou mocassins confortáveis são usados por muitas meninas hoje em dia.
Acessórios
Os acessórios tornam-se um complemento ou destaque da imagem criada. Chapéu, gravata formal, suspensórios, cinto enorme e abotoaduras são características expressivas do estilo masculino.
Você já decidiu o que adicionar ao seu visual? Aliás, meu amigo não só decidiu, mas também experimentou. Ela gostou e a filha aprovou.