Por que a alta costura é tão estranha e por que esses desfiles acontecem?

Visto acidentalmente em imagens de televisão de um desfile de alta costura pode surpreender e chocar um espectador despreparado. Enquanto isso, os desfiles dessas roupas atraem a atenção do público e dos jornalistas, sendo uma indústria à parte. Então, quais são os objetivos dos organizadores desses desfiles e dos estilistas que criam essas roupas?

Alta costura - o que esse termo significa?

O conceito de alta costura, ou alta costura, surgiu em meados do século XIX. Traduzido literalmente do francês, esta expressão significa “costura alta”. Isso incluía modelos de roupas exclusivos feitos sob encomenda para ocasiões especiais.. Essas coisas não se destinavam ao uso diário e com o tempo tornaram-se quase peças de museu.

O primeiro representante dessa tendência da moda foi o inglês Charles Frederick Worth, que abriu a primeira grife em Paris. Ele também fundou Um sindicato que determina quais designers de moda podem ser classificados como alta costura. Os certificados correspondentes só podem ser obtidos por uma casa de moda que tenha filial própria na capital francesa, um determinado número de funcionários e apresente pelo menos duas coleções de roupas por ano.

Por falar nisso! Apenas quinze marcas podem se orgulhar de possuir tal documento. Além disso, excepcionalmente, foi criado um grupo de membros correspondentes, que incluía casas de moda localizadas em outros países.

Dita von Teese

Por que todos esses shows estão sendo realizados?

Muitas vezes, as fotos do próximo desfile de moda deixam uma impressão indelével, e tentar imaginar onde você pode ir com essas roupas faz você quebrar a cabeça. Enquanto isso, Esses desfiles de moda têm um objetivo muito mundano - obter lucro.

A indústria da moda é um negócio como qualquer outra esfera da atividade humana. Além das coleções obrigatórias para obter o certificado do Sindicato da Alta Costura, qualquer estilista produz peças mais familiares para o dia a dia. Suas vendas representam a maior parte do faturamento da empresa.

roupa chocante

Então, quais objetivos os designers de moda buscam ao vestir suas modelos com vestidos extravagantes? O principal é, claro, chamando a atenção para sua marca. Qualquer evento da área de moda atrai muita atenção, cobertura na imprensa e programas na televisão. Tudo isto contribui para a divulgação da marca e o seu reconhecimento. Em um mundo, tudo o que agora é chamado de palavra da moda “hype”.

Além do mais! Durante o desfile, o estilista pode demonstrar algumas de suas ideias e técnicas, que depois encontrarão seu lugar nos modelos de roupas do dia a dia. Para aspirantes a designers de moda, a participação em desfiles pode ajudá-los a atrair a atenção de empresas conhecidas e a receber ofertas de cooperação.

modelo de cabelo verde

Por que as criações dos costureiros são cada vez mais incomuns a cada ano?

Em todos os momentos chocar o público significava atrair mais atenção para si mesmo. Este é um dos principais objetivos de qualquer designer de moda.

Assim, na década de 1920, Coco Chanel apresentou seu “vestidinho preto”, que se tornou um dos símbolos da indústria da moda. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, que consumiu muita energia e recursos, as pessoas queriam sentir um pouco de luxo, tocar o belo. Tudo isso deu um novo impulso ao desenvolvimento da indústria.

O francês Christian Dior trouxe os espartilhos de volta à moda e surgiram modelos de roupas com elementos de uniformes militares. Na década de 1960, a revolução sexual foi um dos motivos do surgimento das minissaias. Assim, ano após ano, os estilistas inventam novas formas de serem lembrados e surpreender o público. É bastante natural que aos poucos suas criações surpreendam cada vez mais.

alta moda

Criatividade na alta costura – como reconhecê-la?

Existe outro conceito relacionado à moda - o pronto-a-vestir. Traduzido do francês, significa “pronto para usar”. Esta categoria inclui justamente aquelas roupas projetadas para o uso diário.. Em 1957, Pierre Cardin foi até expulso do Haute Couture Syndicate por criar tal coleção. Porém, nos anos seguintes, o pronto-a-vestir conquistou firmemente seu lugar na passarela.

bonecos moscino

Todo o resto é precisamente o que os designers consideram arte. Ao demonstrar modelos de roupas inusitados, eles tentam expressar seus pensamentos e visão de mundo como artistas e músicos. Somente o meio para eles não são tintas e anotações, mas o corpo da modelo, tecidos e outros materiais.

Portanto, tais desfiles devem ser tratados como uma visita a uma galeria de arte contemporânea.Por exemplo, o famoso estilista francês Paul Gaultier acredita que a criação de coleções de alta costura lhe dá total liberdade criativa, enquanto o desenvolvimento de roupas de sucesso comercial suprime a inspiração.

modelos de alta costura

Eles não usam roupas assim! Então, por que isso é necessário?

Raramente um artista criará uma obra de arte e simplesmente a jogará fora. Os designers de moda não fogem a esta regra. Os modelos de vestidos e ternos exibidos nos desfiles exigem um grande investimento de tempo e dinheiro.

Interessante! Esta é uma forma de confirmar que pertence à elite da moda mundial e enfatizar o seu status. Para os fabricantes, trata-se principalmente de marketing e relações públicas. Essas roupas são costuradas à mão, o que permite preservar e valorizar as tradições, contrastar sua marca com a produção industrial em massa e se posicionar como artista e criador.

Apesar da originalidade e do choque, Roupas de alta costura continuam em demanda entre pessoas ricas. Para alguns, é um item de colecionador, assim como relógios, joias ou carros caros. Eles têm prazer em possuir algo único e inimitável, pois neste caso um vestido ou terno pode ser feito sob encomenda de acordo com medidas individuais. Estrelas da música e do cinema usam essas roupas no tapete vermelho, aproveitando para atrair mais uma vez a atenção de fãs e paparazzi.

em penas

Pode-se ser cético em relação aos desfiles de alta costura, mas eles certamente manterão seu lugar no mundo moderno, desde que correspondam aos objetivos perseguidos pelos designers e designers de moda. Estas são tradições, um meio de autoexpressão e muitas vezes arte real.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano