A preocupação com a aparência externa sempre foi característica das pessoas. Por isso, sempre houve uma procura por quem sabe criar uma imagem atraente. Roupas e outros detalhes da aparência de uma pessoa demonstram seu gosto e status. Hoje, com o desenvolvimento da indústria da moda, a profissão de estilista tornou-se relevante. Quais são as suas características, o que tal especialista deve ser capaz de fazer e quais áreas desta atividade existem?
Quem é estilista - que tipo de profissão é essa?
O estilista é responsável por criar a imagem de uma pessoa, a sua imagem, utilizando diversas “ferramentas”. Como a imagem - ou, como está na moda dizer agora, o arco - contém muitos componentes, o âmbito de atuação deste especialista inclui muitos aspectos. Ele seleciona o penteado, a maquiagem e modela o guarda-roupa de sua “ala”. Muitos podem ter uma pergunta natural: “Escolher roupas e penteado é uma tarefa tão difícil, por que entrar em contato com alguém e até pagar por isso?”
Se você tem certeza do seu bom gosto (ou pensa que o tem), pode presumir que não precisará dos serviços de um estilista. Basta lembrar que você conhece as pessoas pelas roupas... Às vezes, a primeira impressão é a mais importante... O senso de estilo é especialmente importante em setores como cinema, modelagem e show business e política. No entanto, nunca é demais fazer barulho.
Interessante! A palavra estilista é de origem inglesa. Stylist é derivado do grego stylos – “bastão de escrita”. Era uma vez estilista a pessoa que manejava com maestria esse “bastão” - ou seja, tinha talento literário. A “folha de papel” de um especialista moderno é uma pessoa.
A imagem de muitas celebridades é fruto do trabalho de um especialista experiente, ou mesmo de toda uma equipe de profissionais. Utilizando seu conhecimento e gosto, o estilista cria uma imagem que reflete com mais precisão a essência e o caráter de uma pessoa, enfatiza sua dignidade e ao mesmo tempo permite que ela se sinta harmoniosa.
Que tipos de estilistas existem - criadores de imagens, cabeleireiros e outros?
Como já mencionado, a imagem é um conceito multifacetado. Sua criação requer conhecimento em diversas áreas. É por isso através da obtenção de resultados A profissão está dividida em diversas áreas:
- Cabeleireiro. Esse especialista também é chamado de estilista de ponta. Em que ele é diferente de um “barbeiro” comum? Ele sabe não só cortar o cabelo ou estilizá-lo “como em uma revista”, mas também selecionar o formato, o comprimento e a cor do penteado que melhor combina com a cliente. Verdadeiros profissionais em sua área trabalham em desfiles de moda, tornam-se estilistas oficiais de marcas populares que produzem produtos para os cabelos e criam penteados nos quais os cabeleireiros comuns se concentram.
- Visagista. Ela selecionará não apenas a maquiagem certa, mas também os produtos de cuidado adequados ao seu tipo de pele.
- Criador de imagens. O trabalho desse especialista pode ser comparado ao trabalho de um profissional de marketing, pois ele também precisa mostrar o “produto” pelo seu lado vantajoso, criar uma imagem brilhante e eficaz para evocar a reação “correta” dos outros e motivar eles façam alguma coisa. O criador de imagens não apenas seleciona as roupas, mas informa quais elementos do guarda-roupa são mais adequados para uma determinada situação. Além dos “roupas”, esse profissional é responsável pelo correto comportamento do cliente. Ele diz quando sorrir e quando permanecer sério, etc. Além do bom gosto, um estilista de imagem deve ter conhecimentos em psicologia.
- Fotógrafo. A sua área de atividade é a criação de imagem fotográfica. Habilidades profissionais e abordagem individual permitem criar fotos exclusivas.
O que faz um estilista, que qualidades e conhecimentos ele deve ter?
A chave para atividades bem-sucedidas na criação de imagens elegantes será o conhecimento nas seguintes áreas:
- história da moda, suas tendências e tendências;
- noções básicas de estilística e cor;
- ética, estética;
- noções básicas de cabeleireiro e maquiagem;
- fisiologia - para selecionar um estilo adequado;
- psicologia.
A lista de serviços de um especialista “elegante” inclui os seguintes tipos de atividades:
- análise de guarda-roupa;
- consulta de “moda” - informando sobre as tendências existentes em vestuário;
- recomendações para atualizar seu guarda-roupa;
- desenvolvimento de uma nova imagem;
- dicas para escolher penteado e maquiagem;
- suporte de compras (shopper);
- consulta on-line.
Nem todas as pessoas são adequadas para uma profissão específica. Para ter sucesso, um estilista deve ter uma certa vocação. Sobre seus “ombros” está a responsabilidade pelo cliente.Se você selecionar uma imagem “malsucedida”, uma pessoa pode “falhar” em alguma área importante, e por isso culpará o especialista em imagens.
Portanto, um estilista deve ter paciência, sensibilidade, estar atento e saber encontrar uma “chave” individual para cada um. E, claro, um especialista deve ter um senso de estilo impecável.