Retrô é “retorno ao passado”, e na moda esse conceito tem certos limites de tempo. Quando você ouve a palavra “retro”, uma mulher elegante com um vestido largo de bolinhas e um chapéu cloche glamouroso imediatamente vem à mente. Enquanto isso, este termo pode ser atribuído a qualquer período da moda do século passado.
Os designers de moda dividem esse estilo em vários episódios temporários radicalmente diferentes uns dos outros.. Esses períodos são 20-30, 40-60 e 70-90. Cada um deles tem suas próprias características, características de gênero e estilo. Na moda moderna eles são encontrados, mas em quantidades moderadas e na maioria das vezes em sessões de fotos ou em festas temáticas.
Lookbook retrô
Dos anos 20 aos 30
Dos anos 40-60
Dos anos 70-90
Conceitos de estilo
Qualquer período de tempo é caracterizado por características próprias. “Roupas do passado” em cada segmento fala sobre as principais características da época, reflete os sentimentos populares, acontecimentos na política e em nível mundial.
Nos anos 20 e 30 A onda de emancipação permitiu às mulheres abrir as pernas, baixar a cintura, usar lantejoulas brilhantes e defender os seus direitos em igualdade de condições com os homens. Uma figura angular, de peito achatado e quadris estreitos era valorizada, a cintura raramente era enfatizada, a maquiagem era vulgarmente brilhante. Queria férias, cinema e paquera. As pessoas foram atraídas pelo luxo, apesar da fome e da pobreza.
Nos anos 40, 50 e 60, em tempos de guerra e pós-guerra, a feminilidade e a masculinidade floresceram. Apareceu na moda cintura estreita, decote aberto, saia larga e comprimento midi. Saltos mais altos, joias foram escolhidas com bom gosto, elegância, sofisticação, minimalismo moderado no dia a dia e a cor vermelha na tela foram valorizadas. Esta foi a era de Marlene Dietrich e Marilyn Monroe.
Nos anos 70, 80 e 90 Durante anos, o culto ao pacifismo, ao amor, ao sportswear, ao rock e depois ao grunge floresceu. A princípio dominado casualidade floral rústica, finalizada com materiais sintéticos brilhantes e silhuetas justas. O feminismo está ganhando força novamente. As mulheres usam cada vez mais jeans e terninhos, e os vestidos são considerados prerrogativa das senhoras mais velhas.
Recursos e recursos reconhecíveis
O retrostyle, apesar da mudança de prioridades ao longo do tempo, manteve o charme do passado. Com a ajuda de uma roupa deste gênero você pode criar não apenas um conjunto interessante, mas também um personagem. Por exemplo, batom vermelho, vestido com bainha de bolinhas e lenço vão deixar o look sensual e sexy.E um terninho feminino, preservando a brutalidade masculina dos anos 50, vai enfatizar o poder da natureza.
Você pode reconhecer o retrô por seus traços característicos, e cada período tem suas próprias sutilezas.
20–30
«Chique, brilho, beleza e um coador de chá dourado" Os estilos de Chicago e Gatsby refletem a essência da época. As mulheres queriam brilhar, parecer não apenas atraentes, mas também chocantes. É por isso ouro, prata, verniz, tecidos cintilantes, cores preto, branco, cinza foram usados. Vestidos de cintura baixa e saias com o menor comprimento possível para aquela época estão na moda. As mulheres cortavam, enrolavam os cabelos, cercavam-se de acessórios brilhantes e coisas caras. A figura angular de menino estava na moda - o chamado retângulo com busto achatado e quadris estreitos era considerado o padrão.
No final do período, cores vivas, silhuetas mais sofisticadas e um mínimo de detalhes chamativos entraram na moda.
40–60
Durante a guerra e os anos do pós-guerra, as mulheres tentaram não diferir muito dos homens. A fome e a pobreza reinavam, por isso a moda nem sempre era pensada naquela época. Foram introduzidos no uso diário jaquetas, jaquetas, casacos ervilha. As saias foram encurtadas para facilitar o uso e cada vez mais meninas usavam calças.
Nos anos 50-60 a feminilidade voltou a “aumentar”, surgiram estilistas, realizando sonhos na passarela. Saias largas, cinturas finas e decotes profundos estão na moda. A languidez e a graça estão gradualmente conquistando corações, e a masculinidade está sendo expulsa dos guarda-roupas femininos.
A figura da ampulheta, as dobras e as estampas estão se tornando cada vez mais populares. Começa o período de adoração a Marilyn Monroe e aos Rolling Stones.
70–90
Nos anos 70, os hippies, o pacifismo e a tolerância às drogas estavam na moda. Retro deste período de tempo são característicos longas filas, jeans, maquiagem mínima e regras.
Os costureiros não gostam de se lembrar desta década - tratavam as leis de estilo com descuido, decoravam-se de forma independente, faziam roupas com materiais naturais e não reconheciam autoridades. Mas isso hippie chic deu lugar à era dos sintéticos, tecidos baratos e brilhantes e um estilo de vida esportivo atraiu cada vez mais jovens.
Nos anos 80 eles entraram furtivamente nos guarda-roupas leggings, jaquetas de couro, jaquetas longas de ombros largos. E claro, jeans. Roupas e sapatos infláveis gradualmente entraram na moda; as coisas eram muito estreitas e justas ou bastante largas e soltas.
Nos anos 90 jeans e estilo grunge em combinação com elementos volumosos conquistaram o moderno Olympus. Além disso, cinturas altas, tops curtos, malhas grossas, calças de couro e saia com botões na frente se tornaram populares.
Roupas retrô com look feminino
Na moda moderna, este termo é frequentemente usado na criação de conjuntos dos anos 50 e 60.. São vestidos de bolinhas, cardigans curtos com botões, saias largas fofas, penteados babette e coki. O chamado ano médio é tomado como padrão. Foi um momento de paz, tranquilidade, cores vivas e feminilidade.
Vejamos os exemplos mais interessantes.
Vestido largo com gola virada para baixo
Modelo de comprimento médio em vermelho sólido, mangas estreitas até o cotovelo e parte superior e punhos em contraste. Parece bom feminino e ousado. A cintura é enfatizada por um cinto de couro ou tecido. Esse look exige sapatos cereja de salto alto e um penteado que combine com o gênero.
Calças largas e blusa
Conjunto contrastante para mulheres emancipadas. As calças são largas e escondem o volume nas pernas. A cintura alta corresponde às tendências da moda. A blusa está bem abotoada. O look retro é completado com um penteado em ondas.Esta imagem atende plenamente às exigências de meados do século passado. Adicione um bocal longo e saltos - e imagem feminista finalizado.
Terno e luvas
Gretchen Harris, modelo americana dos anos 50 para a revista Glamour. Um elegante vestido de terno com paletó trespassado e saia reta em vermelho mostarda com botões dourados. Além disso - luvas brancas e uma bolsa com acabamento em pele. Suficiente um olhar alto para uma sessão de fotos glamourosa regular. As esposas dos políticos vestiam-se praticamente da mesma maneira, o que significa que a moda também chegou lá.
Bolinhas retrô
Um vestido vermelho com bolinhas brancas é considerado um exemplo de estilo. Um corte elegante de flares a um lápis justo, inserções e botões brancos, maquiagem brilhante e joias elegantes - era exatamente assim que uma bela mulher era nos anos 50 e 60.
Look estilo Gatsby
Vestido preto aberto com cintura disforme, sapatos pretos, bandagem de renda e cabelo curto são características reconhecíveis do estilo. Definitivamente, você deve adicionar contas longas e um bocal aqui. É necessária maquiagem brilhante.
Flor e acessórios
Um delicado vestido de seda com cinto na cintura, mangas bufantes e gravata combina perfeitamente com o retrô. Principalmente se a imagem for “temperada” com acessórios cativantes. Neste caso, grande miçangas curtas e pulseira combinam bem com argola de veludo e luvas. Uma pequena bolsa de camurça completa o conjunto. Para calçados, os sapatos Mary Jane com biqueira contrastante são adequados.
Acessórios e sapatos
Exatamente pequenas coisas fazem estilo, e isso é conhecido há muito tempo. Os seguintes elementos podem ser classificados como retro:
- óculos de sol de plástico brilhante para gatos;
- um lenço grande amarrado na frente;
- luvas finas de tecido contrastante (longas e curtas);
- contas de pérolas;
- chapéu cloche;
- cinto elástico largo com fivela borboleta e muito mais;
- bandagem de renda ou fita;
- Sapatos Mary Jane;
- chapéu de aba larga.
Interessante, que os brincos, mesmo na década de 50, eram usados de forma discreta. Os chamados lustres tornaram-se populares no século XXI.
Claro, cada período retrô apresenta acessórios e detalhes mais sutis. Mas Na história da moda, esses são os elementos registrados como fundamentais.
Estilo nos tempos modernos
Na moda atual, é tratado como um fato histórico. É quase impossível ver uma mulher na rua usando um chapéu caro de abas largas, um vestido boca de sino com bolinhas, um par de botas e um lenço enorme. E ainda os costureiros recorrem a esse estilo repetidas vezes, emprestando seus detalhes para criar seus conjuntos de passarela.
Além disso, o retro encontrou seu lugar em capas de revistas, em sessões fotográficas amadoras, em estúdios e em filmes. Ajuda você a viver uma vida interessante, imagine-se cercado de luxo e riqueza, esportes e grunge, pacifismo e loucura do rock. A mais ampla seleção de modelos e representantes de diferentes décadas permite que você encontre um conjunto exclusivo de roupas para qualquer figura.
Sim, essa é a história. E ela é tão luxuosa que nunca será esquecida.