Ser primeira-dama não é uma tarefa fácil. Ela não apenas recebe uma série de responsabilidades, mas também é observada de perto. Os méritos e deméritos das esposas dos altos funcionários dos estados são discutidos na imprensa, e os paparazzi os procuram.
Uma mulher que recebeu o estatuto de primeira-dama não é perdoada pelos seus erros. Isto se aplica não apenas ao desempenho de funções representativas, mas até mesmo à fala e à aparência. Um lapso de língua, um constrangimento, o descumprimento do código de vestimenta - tudo isso instantaneamente se torna conhecido e é replicado pela mídia.
E quantas classificações diferentes existem, classificando as primeiras-damas de acordo com certas qualidades! Aqui está o pedigree, a educação e os animais favoritos. Claro, ser o primeiro é um trabalho árduo. Estar em uma situação de escolha constante e sacrificar as próprias paixões não é algo que todos possam fazer. No entanto, a história conhece muitos exemplos de quando a primeira-dama conseguiu conquistar o amor de seus compatriotas e o reconhecimento como um “ícone de estilo”.
As primeiras damas que o mundo reconheceu como as mais estilosas e elegantes
Quem é lembrado primeiro em todo o mundo quando se trata das primeiras-damas mais elegantes?
Jacqueline Kennedy, EUA
Claro que é Jacqueline Kennedy! Foi ela quem se propôs a difícil tarefa de provar ao mundo que os Estados Unidos não são um “país de mau gosto”. Ela teve sucesso nisso, assim como conseguiu se tornar um modelo.
Importante! Jacqueline Kennedy sempre se vestia exatamente de acordo com sua própria expressão sobre o vestido, que “deve ser justo o suficiente para mostrar que você é mulher”.
É quase impossível lembrar dela com uma roupa larga. Mesmo o famoso terno rosa da Chanel, considerado a imagem visual dos anos sessenta, não escondia a silhueta feminina de sua dona.
A segunda parte do ditado de Jacqueline aplica-se plenamente a esse mesmo traje, que se tornou uma espécie de símbolo do assassinato de John Kennedy. Trata-se de vestir-se “solto o suficiente para mostrar que você é uma dama”.
Grace Kelly, Mônaco
Grace Kelly conseguiu se tornar a Princesa de Mônaco e uma lenda no mundo da moda. Ela personificava aristocracia, moderação e sofisticação. Ela usava apenas aquelas roupas que enfatizavam a feminilidade.
Quase todos os seus vestidos se enquadram na seguinte descrição: corpete estreito, ombros abertos, saia larga e larga, cintura acentuada.
Grace Kelly tecidos naturais preferidos e corte lacônico. Ela sempre foi lembrada pelas luvas brancas como a neve e pela paixão por bolsas, tanto que a grife Hermes batizou uma de suas modelos de “Kelly”.
Importante! O vestido de noiva da princesa foi considerado padrão por várias décadas. Ainda é repetido em diferentes interpretações. Uma “leitura” moderna é o conjunto de casamento de Kate Middleton.
Lady Diana, Reino Unido
Quem não se lembra de Lady Diana, Princesa de Gales? Formalmente, ela não era a primeira-dama. Ela tinha o posto de "terceira mulher no reino", depois da rainha e da rainha-mãe. Mas Diana era a esposa do herdeiro do trono, por isso foi tratada como a primeira pessoa do estado.
Durante seus 15 anos de casamento com o príncipe Charles, Diana Ela era tão amada pelos súditos reais que lhe deram o título de “Rainha dos Corações Humanos”.
Este título tem tudo: as qualidades pessoais de uma princesa, gentileza, sociabilidade, caridade e um senso de estilo imutável.
Melania Trump, EUA
Dos nossos contemporâneos, várias esposas de chefes de estado são reconhecidas como as mais elegantes.
Primeira-dama dos EUA, Melania Trump sempre parece que ela acabou de sair da página de uma revista sofisticada. Penteado, terno, sapatos - é impossível encontrar defeito em nada!
E também a naturalidade das emoções, o amor às provocações. Lembrem-se da reação do público ao episódio quando se descobriu que a Sra. Trump, preparando-se para o desfile em homenagem ao Dia da Independência do seu país, “esqueceu” de vestir a roupa interior.
Mas isto são ninharias; ninguém contesta o facto de a esposa do actual presidente americano ter bom gosto.
Rainha Letizia, Espanha
A rainha consorte espanhola Letizia está sempre elegante. Ela é conhecida por trabalhar constantemente em si mesma.
A ex-jornalista aprendeu a lidar com as emoções para que, permanecendo na sombra do marido, pudesse ser seu “cartão de visita”.
Letícia é magra e gosta de exibir seu corpo. Dieta, Pilates e ioga a ajudam nisso.
E também uma mistura interessante de peças de grife com roupas do mercado de massa.
Mehriban Aliyeva, Azerbaijão
No espaço pós-soviético, o título de esposa presidencial mais elegante foi concedido a Mehriban Aliyeva, do Azerbaijão.Olhando os looks desta senhora, fica difícil imaginar que ela tenha três filhos e quatro netos!
Ela sempre na moda, sempre segue as últimas tendências da moda, muda facilmente do estilo empresarial para o casual.
Mas devemos prestar homenagem: a Sra. Aliyeva nunca vai além do código de vestimenta dos altos funcionários.
Importante! O segredo de sua elegância está na consideração dos detalhes, na contenção da silhueta, nos tecidos caros e nas decorações.
Asma al-Assad, Síria
Outra senhora do Leste que se enquadra na definição de “ícone de estilo” é Asma al-Assad, esposa do Presidente da Síria. Ela não aceita pretensão oriental nas roupas.
Seu estilo pode ser descrito em três palavras: modéstia, simplicidade, elegância.
Importante! Asma al-Assad é por vezes chamada de “Lady Diana Síria”. Essa comparação pode ser considerada o maior elogio a Asma e suas habilidades de vestir.
A propósito, a Sra. al-Assad até apareceu na Cimeira das Mulheres Árabes com um elegante traje europeu.
Raisa Gorbacheva, URSS
Onde estão as primeiras-damas russas? Infelizmente, Apenas Raisa Maksimovna Gorbacheva se destacou por sua habilidade de se vestir com estilo.
Sim, ela estava sempre no seu melhor, compartilhando seus altos e baixos com o marido. Mas ela não encontrou compreensão entre o povo: a esposa do presidente parecia muito bem em comparação com o seu povo pobre.
Existe um caso tão curioso. Raisa Maksimovna disse várias vezes que se veste na casa de Vyacheslav Zaitsev, embora não fosse esse o caso. Quando questionada pela própria estilista por que ela disse isso, ela simplesmente respondeu: “Você não acha legal?”
O que você pode aprender com as mulheres mais elegantes
Claro, você pode se vestir com roupas caras, seguir a etiqueta, mas ao mesmo tempo permanecer “simples”. Existem muitos exemplos!
Laura Bush sempre usou terninhos largos e incolores.
Michelle Obama foi criticada por seu amor por roupas cintilantes e cintilantes.
E Nancy Reagan ficou famosa por sua paixão pelo luxo excessivo.
Até as primeiras-damas, reconhecidas como elegantes, às vezes cometem erros. Você pode tirar com segurança alguns deles aulas de resistência. Eles são assim saia com maestria de situações complicadas, que parece ser a forma como foi originalmente planejado. Todas essas mulheres passaram por muitas provações que moldaram seus traços de caráter. Isso me permitiu tratar com dignidade tanto os elogios quanto as críticas que me foram dirigidas.
Pois bem, Svetlana Medvedeva ainda se destaca entre as nossas primeiras-damas. Ela foi a primeira em muitos anos a parecer digna ao lado do marido em todos os eventos oficiais.