É difícil para as pessoas que nasceram e foram criadas na URSS imaginar que algumas coisas que lhes são familiares do passado soviético possam se tornar populares no mundo. Mas é assim! Surpreendentemente, muitas coisas que nos são muito familiares estão agora nas passarelas ocidentais e são populares entre as estrelas mundiais.
Pano
Você quer saber o que acabou sendo a coisa interessante mais popular no guarda-roupa de um soviético?
Vatniki
Para muitos estrangeiros, as jaquetas acolchoadas estão associadas à URSS, ao Exército Vermelho e às geadas.
Referência. Foram as jaquetas acolchoadas que salvaram as pessoas do frio nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial e nos campos de Stalin durante as repressões.
Mas em 2014, a Versace exibiu jaquetas acolchoadas soviéticas em seu desfile. E hoje, até a famosa Kim Kardashian às vezes usa esse agasalho de raízes soviéticas, feito por uma marca famosa.
Colete
Embora os coletes tenham raízes francesas, Quase todo mundo os associa a marinheiros russos. Portanto, camisetas e suéteres listrados, considerados clássicos da moda, podem ser considerados um eco da União Soviética.
Sapato
Muita coisa também foi emprestada da sapateira.
Botas de feltro
Sapatos tradicionais russos. As botas de feltro foram feltradas sozinhas para garantir um inverno quente para toda a família. Sapatos baratos, quentes e confortáveis ideal para o nosso clima.
As botas de feltro tornaram-se o protótipo de muitas tendências ocidentais. Lembre-se, por exemplo, das mesmas botas UGG ou tênis de lã.
Sandálias com meias
Essa combinação era considerada a norma na URSS, mas muitos franziram a testa ao ver tal bairro. O mau gosto e a total falta de estilo horrorizaram todas as fashionistas.
Mas com o tempo, tudo virou de cabeça para baixo. E hoje nas passarelas da moda você encontra modelos usando meias e sandálias. Até as celebridades no tapete começaram a aparecer com uma imagem tão “soviética”.
Galochas
Esta também é uma invenção francesa. Mas, como os coletes, eles receberam uma segunda vida na URSS.
Referência Como era problemático andar na lama com botas de feltro molhadas, eles simplesmente começaram a colocar galochas de borracha em cima delas. O resultado foi uma combinação excelente e confiável para o clima russo.
Hoje, nos desfiles de moda, você pode ver uma grande quantidade de sapatos de borracha, nos quais você pode adivinhar os contornos dessas galochas familiares.
Chapéus
Se não prestássemos atenção aos chapéus, a lista de tendências soviéticas populares estaria incompleta.
Ushanka
Os estrangeiros associam principalmente chapéus com protetores de orelha aos frios invernos russos. Este é um cocar tradicional soviético que está rapidamente ganhando popularidade entre os jovens.
Referência. Hoje, protetores de orelha de pele quentes e modernos são feitos por muitas marcas famosas, por exemplo, Dior, Comme des Garçons e Chanel.
Um chapéu tão caro é uma ótima oportunidade para celebridades e fashionistas comuns mostrarem seu senso de estilo e não congelarem os ouvidos no frio.
Boné
Na nova temporada de moda, designers e designers de moda chamam unanimemente o boné de tendência. A gama de modelos e cores é simplesmente fascinante. Cada fashionista pode facilmente adicionar alguns chapéus da moda ao seu guarda-roupa para enlouquecer seus cavalheiros e damas invejosas.
Os bonés podem ser combinados com vários estilos, usados casualmente ou para sair..
Na primeira metade do século passado, na União Soviética, os bonés eram populares entre a elite, pilotos e mecânicos de automóveis. Os representantes das artes criativas também não ficaram alheios à moda. Assim, Mayakovsky frequentemente posava para fotos e lia poemas provocativos usando um boné.
E o principal criador de tendências na moda de bonés foi o fundador das mudanças revolucionárias, Vladimir Ulyanov (Lenin), que invariavelmente se dirigia ao povo com esse cocar.
Chapéu de galo
Os chapéus justos com pente saliente eram popularmente apelidados de “galos”. Era um atributo indispensável de quem pratica profissionalmente esportes de inverno: esquiadores, biatletas, lugers. Mas todos os outros adotaram esse truque da moda dos atletas.
Agora, muitos podem associar tal chapéu a um contingente de cidadãos soviéticos não totalmente educados e bem-educados. No entanto no Ocidente é um acessório de inverno muito na moda. Por US$ 300 na Europa, eles terão prazer em vender a você um chapéu assim com a etiqueta da casa de moda Versace.
Acessórios
Na URSS, numa época de ausência total de sacolas plásticas nas lojas A sacola de barbante era um acessório indispensável nas compras de supermercado. Ninguém entrava no departamento de mercearia sem carteira ou sacola de barbante.
E em nossa época, quando a questão de proteger o meio ambiente da poluição de repente se tornou aguda, os ativistas ambientais deram uma segunda vida à antiga vime soviética.
Referência. Todos os europeus que se preocupam com o futuro do nosso planeta têm agora vários sacos de compras reutilizáveis em casa.
E na França, a grife Vetements vende esses acessórios para os ricos. É verdade que custam vários milhares de dólares.
Para as pessoas dos países da ex-URSS, muitas das tendências listadas podem parecer engraçadas e até mesmo engraçadas. Mas quem sabe? Talvez no futuro, na Rússia, lindas garotas de sandálias andem pelas ruas, jaquetas acolchoadas não evoquem emoções tão conflitantes e bolsas de barbante apareçam novamente em todas as famílias.