O tapete bombom é costurado segundo o princípio de uma manta patchwork, mas utilizam tecido impermeável e base resistente ao desgaste para que o tapete não perca a forma, não tenha medo de água e dure muito tempo.
Como costurar um tapete bombom: por onde começar e como escolher os materiais certos
Se você decidir costurar um tapete bombom, primeiro você precisa decidir o tamanho e sua finalidade (como exatamente você vai usá-lo), a escolha dos materiais depende disso.
Existem duas opções para costurar um tapete bombom:
- Costure muitas almofadas individuais do mesmo tamanho e costure na base.
- Costure “fitas” inteiras de tecido na base, que depois são divididas em bolsos e recheadas com holofibra.
O primeiro método é feito inteiramente à mão, o segundo é projetado para usar uma máquina de costura. Veremos o segundo método de fazer um tapete.
Se o tapete for usado para fins decorativos, qualquer material poderá ser usado para costura.Se o tapete bombom for destinado a crianças, animais de estimação ou uso em banheiro, vale levar um tecido impermeável (ou impregnar o material adequado com hidrofugantes antes de costurar) e uma base emborrachada para evitar o aparecimento de flores e odores estranhos . Um produto confeccionado em tecido impermeável é mais fácil de limpar e lavar.
A escolha do tamanho depende da finalidade do produto.
Sabendo o tamanho do tapete bombom acabado, selecionamos o tamanho das “almofadas”. Existe um “padrão” de 6x6 cm para tapetes infantis, 11x11 cm para adultos, mas se quiser fazer o trabalho mais rápido, o tamanho pode ser aumentado.
Costurando um tapete bombom: instruções passo a passo
- Começamos desenhando em um pedaço de papel um plano do futuro tapete, levando em consideração o padrão.
- Desenhamos a base do futuro produto em quadrados, deixando um espaço de 1 cm entre eles, as costuras passarão por esses espaços.
- Ao colocar a base, deixe uma folga de 5 cm nas laterais do tapete.
- Cortamos o tecido para as “almofadas” e costuramos em fitas, conforme o padrão pretendido e diagrama do passo 1.
- Todas as costuras das fitas são pressionadas em uma direção.
- Fixamos as fitas na base forrada e costuramos horizontalmente, colocamos dobras em cada quadrado e costuramos verticalmente. É assim que obtemos “bolsos” cheios de holofibra.
- Costuramos a próxima tira de tecido para costurar a borda da tira anterior, onde as almofadas já estão formadas. E fazemos isso até cobrir toda a base.
- A última etapa é decorar e selar as bordas do tapete. Eles podem ser overlock ou enfeitados com trança. Se desejar, você pode costurar elementos decorativos, babados ou costurar um desenho.
- Se quiser costurar um tapete bombom pelo primeiro método, você precisará costurar as almofadas separadamente, que depois precisam ser costuradas na base, e cobrir as bordas do tapete e as costuras entre as almofadas com trança. Importante: ao usar este método, você precisará do dobro de tecido, pois em vez de “bolsos” para holofibra você costura almofadas separadas.
Essa técnica é utilizada para costurar mantas, almofadas de assento, amortecedores de berço e outros produtos.