Como reconhecer o estilo vanguardista nas roupas

Existem muitas tendências na moda moderna. Algumas imitam cegamente as coleções das passarelas, outras, no esforço de criar um estilo próprio e único, focam apenas nas tendências da moda, destacando algo importante para si.

Uma das tendências mais marcantes e extraordinárias do mundo da moda pode ser chamada de estilo vanguardista. As imagens de passarela criadas nele dificilmente podem ser experimentadas no dia a dia - são tão extravagantes e até chocantes. Mas, conhecendo o seu conceito básico, tendo desejo, bem como uma certa coragem, pode interpretá-lo “por si mesmo”, utilizando apenas alguns elementos característicos para criar uma imagem. Para fazer isso, vamos tentar entender as características do estilo.

Um pouco de história

A palavra de origem francesa “avant-garde” é familiar para muitos. Este termo originalmente militar denotava um ramo de tropas localizado na linha de frente, cuja tarefa era infligir danos ao inimigo com todas as suas forças e romper suas defesas. Posteriormente, esse conceito passou a ser utilizado na arte - na pintura e na arquitetura.Hoje adquiriu o status de nome familiar e é usado como designação de conquistas avançadas em qualquer área.

Os historiadores da moda datam convencionalmente o surgimento desse estilo de roupas e acessórios na década de 60 do século passado. Seu fundador é Pierre Cardin, que criou a lendária coleção de roupas com tema espacial. Foi dedicado ao lançamento do primeiro satélite artificial.

Coleção espacial.

@nytimes.com

Coleção espacial de Pierre Cardin.

@thestyler.co.uk

Posteriormente, Cardin voltou repetidamente a usar essa abordagem extraordinária para criar roupas. Ele era conhecido por sua habilidade de combinar itens incongruentes e adotar uma abordagem não convencional ao desenhar roupas.

Entre os costureiros, não há designer que crie apenas dentro do estilo vanguardista, mas muitos estilistas famosos amam e apreciam essa tendência da moda. Por isso, de vez em quando apresentam coleções extravagantes, literalmente imbuídas do espírito de vanguarda.

Roupas de vanguarda.

@manhattangirl.com

Características do estilo e seus representantes proeminentes

Como você pode caracterizar o estilo vanguardista? Em primeiro lugar, ele não aceita padrões geralmente aceitos e estereótipos familiares. Tudo nele - desde os materiais utilizados e opções de corte até detalhes adicionais da imagem - chama a atenção por sua singularidade. Em um esforço para se afastar da realidade habitual, os designers muitas vezes criam roupas misturando tendências de moda diferentes, às vezes polares.

As características do estilo incluem:

  • utilização de diversas formas geométricas, criação de silhuetas atípicas;
  • simetria estrita ou sua total ausência - o corte dos looks pode demonstrar a identidade enfatizada dos elementos constituintes ou, ao contrário, conter detalhes assimétricos;
  • tons cativantes e suas combinações incomuns - combinações contrastantes e fora do padrão são frequentemente usadas nas cores das roupas;
  • o uso de materiais inusitados e a combinação de diferentes texturas - podem ser plástico, metal, oleado, que são o material principal do traje ou combinados com tecidos;
  • acessórios brilhantes e visíveis - sem eles a imagem não pode ser totalmente percebida.

A extravagância e versatilidade do estilo atraem muitos estilistas famosos. Alguns dos criadores mais proeminentes de coleções de vanguarda incluem:

  • Vivienne Westwood;

    Roupas de Vivienne Westwood.

    @Vivienne Westwood ss2017

  • Norma Kamali;

    Roupas de Norma Kamali.

    finanças.yahoo.com

  • Zandra Rodes;

    Roupas de Zandra Rhodes.

    @nowfashion.com

  • Reya Kawakubo;

    Rei Kawakubo.

    @google.es

  • Garetha Pugh;

    Roupas de Gareth Pugh.

    @fashiongonerogue.com

  • Alexander McQueen;

    Roupas de Alexander McQueen.

    @allsense.com.br

  • Yohji Yamamoto.

    Yohji Yamamoto.

    @nymag.com

Tendências de estilo vanguardista em roupas

A versatilidade das manifestações do estilo inovador no vestuário levou ao surgimento de três de suas variedades. Eles estão unidos por um desejo comum de originalidade, mas diferem na forma como isso é alcançado. Esse:

  1. Minimalismo. Características: simplicidade de silhueta, contenção nas linhas de corte, moderação nos detalhes. Os looks desta tendência da moda caracterizam-se quer por roupas monocromáticas combinadas com um corte original, quer pela simplicidade da forma combinada com cores vivas. As características desse tipo específico de estilo são mais adequadas para uso em looks do dia a dia.

    Minimalismo.

    @clothia.com

  2. Desconstrutivismo. Como o nome sugere, a peculiaridade dessa tendência da moda são os designs e opções de corte inusitados, a utilização de materiais atípicos e a utilização das mais recentes tecnologias na criação de roupas. As roupas nesse estilo podem ter várias camadas, conter elementos assimétricos e ter bordas cruas.

    Desconstrutivismo.

    @Moda e Poder

  3. Conceitualismo. Roupas nesse estilo podem ser chamadas de uma obra de arte, incorporando as ideias mais ousadas e originais do mestre. É o conceitualismo que nos permite demonstrar ao máximo a individualidade e os traços inerentes a uma determinada pessoa. Para criar esses looks, via de regra, é utilizada uma combinação de tecidos e materiais inusitados.

    Roupas no estilo do conceitualismo.

    @Lisa Lloyd

Como criar um look vanguardista masculino ou feminino

Via de regra, a vanguarda “total” só pode ser vista em looks de passarela. Para criar um visual do dia a dia, você deve usar apenas elementos característicos que sejam incomuns e atraentes.

O arsenal masculino para criar um traje vanguardista parece mais modesto que o feminino. Para combinar elementos da imagem, são usados ​​​​itens básicos de guarda-roupa com elementos atraentes fora do padrão.

Roupas de vanguarda para homens.

Colin Meyer. com

Por exemplo, uma jaqueta clássica pode ser equipada com um zíper enorme em vez de botões ou ter detalhes de corte assimétricos. Qualquer elemento familiar do guarda-roupa - superior ou inferior - torna-se vanguardista se tiver um comprimento fora do padrão ou contiver elementos incomuns, por exemplo, mangas volumosas, bolsos grandes, inserções de textura e cor contrastantes ou estampas incomuns.

Vanguarda para homens.

@seduzindocomestilo.com

O estilo inovador de roupa feminina é a escolha das mais ousadas. Exemplos de itens de guarda-roupa vanguardistas:

  • vestidos de formas extremas e com opções decorativas inusitadas - corte assimétrico, com bordas cruas, detalhes volumosos nos ombros, peito, nádegas ou cintura, ultracurtos ou incrivelmente longos;
  • saias de comprimento incomum, em armações, com cauda espetacular;
  • jaquetas com mangas volumosas ou de diferentes comprimentos, bainha assimétrica;
  • quaisquer looks com combinações contrastantes de cores e texturas, estampas abstratas e inusitadas, acessórios atraentes.
    Vanguarda feminina.

    @telegraph.co.uk

    A imagem em roupas pretas.

    @etsy.com

    Laço total branco.

    @PatríciaPAULINO

    Jaqueta vanguardista.

    @Sociedade19

Elementos integrantes de um look vanguardista são sapatos de design original (com saltos ou plataformas incomuns) e acessórios volumosos e visíveis. Isso pode incluir designs de joias incomuns e complexos, bolsas e óculos originais.

Sapatos incomuns.

@TheMarySue

Sapatos com salto incomum.

@Owame

O uso habilidoso de elementos característicos do estilo vanguardista na combinação de itens de guarda-roupa permitirá que você revele plenamente sua individualidade. Na hora de criar uma imagem inusitada, vale lembrar: demonstrar originalidade não significa usar o que for preciso. Todos os elementos do guarda-roupa devem estar “dentro do tema”. A vanguarda não deve ser excessiva, caso contrário você não parecerá original, mas simplesmente engraçado.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano