“Hygge” é uma palavra que não pode ser traduzida para nenhum idioma do mundo. É de origem dinamarquesa. O análogo mais próximo pode ser considerado “aconchegamento”. Mas mesmo toda a riqueza da língua russa não é suficiente para transmitir na tradução não apenas as principais características deste estilo étnico, mas também a sua filosofia.
Segundo os linguistas, “hygge” é o resultado da evolução das palavras dinamarquesas medievais que significavam “abraço” e “humor”. Ora, esse conceito refere-se a uma forma única de perceber o mundo, organizando a vida e o espaço.
Uma variedade de estilo escandinavo
Na verdade, é justo dizer que o hygge é uma das variações do estilo escandinavo discreto e aconchegante. Tal como nas tradições norueguesa, finlandesa e holandesa, baseia-se na boa qualidade, simplicidade e modéstia. Ao mesmo tempo, uma sensação de conforto e aconchego incrível envolve literalmente qualquer pessoa em interiores higiênicos. Uma atmosfera de paz e segurança é parte integrante deste estilo étnico.
Hygge está relacionado a outros estilos tradicionais escandinavos:
- Concisão. Não existem objetos nos interiores que não tenham qualquer utilidade ou significado. Mesmo que sejam decorações de interiores, têm um propósito claro.
- Amizade ambiental. É sempre dada preferência a materiais naturais e tonalidades naturais.
- Consumo razoável. Muitos itens no interior higiênico são o resultado do processamento, reciclagem, restauração ou da adição de novas funcionalidades a coisas antigas.
Tradicionais para interiores neste estilo são superfícies leves de materiais naturais - madeira, cerâmica, tecidos de algodão e lã. Pedra ou tijolo também seriam apropriados aqui. O principal é não haver imitações ou sintéticos. Todos os materiais devem ser exclusivamente naturais.
Elementos retrô
Este estilo sempre inclui referências ao passado. Sob nenhuma circunstância devem ser réplicas antigas baratas. Não existem falsificações na casa da higiene. Tudo aqui é real.
Modelos de móveis sólidos, de alta qualidade e testados pelo tempo, com pernas e costas dobradas, se encaixam bem na filosofia hygge. O estofamento pode ser feito de materiais modernos e ecológicos, mas o design em si tem sempre a ver com a comodidade e o conforto que gerações de dinamarqueses estão acostumadas a desfrutar.
Castiçais de bronze e lindas molduras de espelhos podem lembrar interiores de palácios. Esses pequenos detalhes dão um toque especial a uma casa higiênica.
Itens antigos que não conseguem mais cumprir sua finalidade original se encaixam perfeitamente no interior deste estilo. Por exemplo, um armário de uma máquina de costura antiga se transforma com sucesso em uma elegante mesa de centro. Um baú antigo vira mesa de cabeceira.
Luz como parte do interior
A Dinamarca é um país cujos residentes estão habituados a valorizar a luz e o calor. Portanto, em interiores higiênicos, o design de luz às vezes desempenha um papel ainda mais significativo do que móveis ou têxteis.Uma variedade de lâmpadas são posicionadas para criar conforto em todos os cantos da casa ou apartamento. É importante que nenhuma fonte de luz seja forte ou ofuscante. O estilo Hygge envolve luz suave, quente e difusa. Lâmpadas modernas coexistem com lanternas antigas, guirlandas de muitas lâmpadas brilhantes combinam perfeitamente com lâmpadas decorativas Edison.
Um elemento integrante deste estilo étnico são as velas de cera, das quais, de acordo com a filosofia hygge, nunca podem ser demais. O princípio “tudo é real” funciona novamente. Sem imitações elétricas! Portanto, um interior no estilo hygge requer necessariamente um grande número de castiçais diferentes. Na hora de escolhê-los, lembre-se que qualquer detalhe de uma casa nesse estilo deve ser feito de materiais naturais. Vidro, cerâmica, metal e suas diversas combinações como castiçais de mesa, chão, parede e lareira são o que você precisa.
A luz numa casa higiênica é um elemento integrante de paz, conforto e segurança. Estes são os sentimentos que a atmosfera de uma casa tradicional dinamarquesa pretende criar. Uma tradição interessante é a iluminação das aberturas das janelas. Na Rússia, essa iluminação é aceita apenas para feriados. No frio norte da Dinamarca, a luz quente de uma janela simboliza para o viajante abrigo e paz onde ele é esperado.
Uma sensação de paz e felicidade simples rodeada de coisas simples, duráveis e confiáveis - esta é a filosofia hygge de conforto.