Muitas tendências da moda não são apenas roupas e acessórios que possuem uma série de características comuns, mas também um modo especial de comportamento, vocabulário, etc. “Estilo é uma forma de dizer quem você é sem palavras” - afirmação da famosa designer Rachel Zoe define com muita precisão o significado de uma imagem corretamente composta e sua apresentação competente. O estilo formal de roupa foi demonstrado mais de uma vez nas passarelas da moda desde o seu início. Quais são suas características e qual é sua filosofia?
História do estilo
O protótipo das imagens formais modernas foi o uniforme escolar usado por estudantes de instituições educacionais de elite na década de 1940 nos Estados Unidos. Nessas instituições privadas, chamadas de preparatórias pré-universitárias, os alunos eram preparados para admissão em universidades de prestígio. Escusado será dizer que os formandos destas escolas vieram de famílias ricas, respeitadas e influentes.
Tendo recebido uma boa formação e educação, os adolescentes, unidos por um desejo comum de sucesso, distinguidos pela concentração, visão ampla e modos impecáveis, “pregavam” o seu estilo de vida. Foi assim que surgiu a subcultura formal. A sua chamada concretização material eram roupas de corte e aparência característicos, nomeadamente um design elegante e discreto, uniforme escolar de qualidade impecável. Seu elemento principal era uma jaqueta ou jaqueta com um patch exibindo a logomarca da instituição de ensino.
O desenvolvimento do estilo de roupa foi influenciado por marcas que nas décadas de 50 e 60 confeccionavam roupas para alunos das escolas da Ivy League e seus professores. Eram itens de guarda-roupa e calçados para escola e esportes - ternos de três peças, camisas, camisetas (inclusive modelos pólo), calças, suéteres, itens para jogar tênis, golfe. Todas essas roupas se diferenciavam pela qualidade impecável, corte elegante e design discreto.
Referência. A Ivy League inclui 8 instituições de ensino superior nos Estados Unidos, famosas por seu nível de educação insuperável. O nome foi cunhado por causa dos brotos de hera que cobrem os antigos prédios educacionais. A Liga inclui universidades como Harvard, Princeton e Yale.
As roupas formais tornaram-se muito populares na década de 1980, quando o estilo das escolas de elite “migrou” para o uso diário. Tons contidos foram substituídos por tons profundos e ricos. No mesmo período, foi publicado um livro de Lisa Birnbach, no qual ela expressava a ideia de que hoje não é necessário ser estudante de uma instituição de elite para usar roupas formais, e compartilhou exemplos de criação de imagens.“O Guia Oficial do Estilo Preppy” tornou-se uma espécie de guia para a ação.
As coleções da marca Tommy Hilfiger, criada em 1985, foram desenhadas neste estilo fashion. Em 1990, a popularidade desta tendência da moda diminuiu. As roupas formais voltaram às passarelas da moda em 2006. O designer Michael Bastian disse que quer “reconfigurar” a tendência da moda. Suas coleções demonstram características dos estilos casual, militar, formal e de rua.
O uso do estilo preppy foi devolvido mais de uma vez - em 2012-2014 e posteriormente - por designers e marcas como Tommy Hilfiger, Ralph Lauren, Lacoste e outros.
Muitas celebridades preferem roupas dessa tendência da moda - Kate Middleton, Will Smith, Gwyneth Paltrow, Robert Pattinson, Olivia Palermo e outros.
Características do estilo formal em roupas
Roupas da moda formal podem ser usadas para criar looks do dia a dia e festivos. É ideal não só para estudar, mas também para ir ao escritório, e é adequado não só para os jovens, mas também no guarda-roupa de mulheres dos 30 aos 40 anos. Suas características:
- corte simples, ajuste perfeito;
- falta de elementos reveladores de roupas e decoração abundante;
- detalhes característicos do corte - gola elegante, punhos nas mangas, costuras contrastantes, remendo na região do peito;
- combinação harmoniosa e multicamadas de texturas e cores.
Quanto a este último, a paleta de cores características do estilo formal inclui tons ricos de azul, vermelho, branco, cáqui, tons pulverulentos e amarelo brilhante. Estampas atuais – xadrez, listra, losango e suas combinações. Chl é usada para confeccionar roupas nessa tendência de moda.Óbolso e viscose, lã, caxemira, tweed.
Referência. O estilo formal é chamado de uma mistura peculiar de clássicos, smart casual menos rígido e elementos de roupas esportivas.
Como criar um visual formal
Para criar uma imagem com um estilo discretamente feminino, você deve prestar atenção aos seguintes itens do guarda-roupa:
- modelos de saias - lápis, plissadas, largas;
- vestidos - estilo evasê, em estilo esportivo;
- calças - clássicas, chinos, bananas, skinny;
- jaqueta de clube;
- sobretudo e casaco;
- coletes, suéteres, cardigãs de lã e malha;
- camisas e pólos;
- blusas com corte de camisa;
- Bermudas e calças capri confeccionadas em tecido grosso;
- meias até o joelho.
Uma boina ou chapéu é adequado como cocar. Mocassins, mocassins, sapatilhas, oxfords complementam o visual, sapatos de salto baixo são aceitáveis. A versão atual da bolsa é uma mochila, uma bolsa mensageiro, uma sacola, uma pasta. Acessórios - gravata ou laço, faixa para a cabeça ou fita de cabelo, lenço - lenço no pescoço ou no peito.
Ajuste confortável, tecidos confortáveis, silhueta discretamente elegante e detalhes femininos - graças a essas características, o estilo preppy não perderá popularidade por muito tempo. Mantendo o conceito geral, mas interpretando-o à sua maneira, designers famosos de estação em estação nos oferecem novas imagens interessantes para meninas e mulheres.