Aprendendo a distinguir entre vintage e retrô

A moda é um fenômeno cíclico, por isso cada vez mais nas ruas da cidade é possível ver meninas e meninos vestindo roupas de estilos que estavam em tendência há décadas. As palavras “retro”, “vintage” e seus derivados estão firmemente estabelecidas no léxico da moda. Eu me pergunto se eles são idênticos ou não? Hoje vamos entender esses conceitos no contexto de estilo e moda.

O que veio primeiro?

Quando questionados sobre o que veio primeiro - vintage ou retrô, É muito difícil dar uma resposta definitiva. Há uma opinião de que os itens vintage incluem aqueles que foram criados nas décadas de 20 e 80 do século passado. Tudo o que apareceu antes ou depois é retrô. No entanto a diferença entre essas categorias por idade é mais do que arbitrária: Eles diferem de acordo com outros critérios, que discutiremos a seguir.

O que é “vintage”?

A palavra “vintage” nasceu na França e tem origem na indústria do vinho. Vintage aqui significa nada mais do que uma boa colheita de uvas e vinho delas. Os enólogos consideraram os anos de colheita particularmente bem-sucedidos como vintage.Na indústria da moda, o significado básico deste conceito foi preservado: uma peça vintage é uma roupa de alta qualidade característica de uma determinada época histórica. Deve ser único, refletir o espírito e a visão de mundo das pessoas daquela época.

Interessante! Vintage não é só roupa: este termo também é comum em outras indústrias, por exemplo, em móveis e design de interiores. O conceito de “vintage” inclui joias, bijuterias e acessórios diversos.

coisas antigas

Como distinguir o vintage do antigo?

Nem todo item antigo pode ser chamado de vintage do ponto de vista da moda. Para que ela tenha um título tão orgulhoso, vários requisitos importantes devem ser atendidos:

  • é necessária história, e não apenas a história como um período de tempo, mas a origem específica da coisa, um trabalho artesanal elegante e de alta qualidade, uma marca com um passado rico, pessoas famosas e assim por diante;
  • A singularidade de um produto é um requisito que define as características do vintage. Deve ser uma espécie de cartão de visita da época em que foi criado e utilizado, refletir o seu estilo, mentalidade, etc.

camafeu vintageA famosa jaqueta ou bolsa da Chanel, mesmo que um pouco “desgastadas” pelo tempo, são representativas do vintage, e um vestido simples de “avó” é uma peça que já foi favorita, mas apenas velha. Só porque um item antigo é importante para uma pessoa não significa que ele seja vintage.

Vintage não deve ser confundido com antiguidades. Objetos de valor antigos têm um significado ligeiramente diferente: são itens comerciais e colecionáveis. Na prática russa, eles devem ter “mais de 50 anos”, e no exterior essa idade chega a 100 (na Inglaterra) e quase 200 anos (na América, as antiguidades devem ser produzidas até 1830).Roupas com toque vintage podem, em certos casos, tornar-se antigas, mas não são conceitos idênticos.

Considerando o conceito de “retro”

Este termo abrange todos uma coleção de antiguidades ou roupas modernas, estilizadas de acordo com a moda de antigamente. Definitivamente, esse conceito é mais amplo do que vintage, até porque uma peça de roupa antiga pode nunca ter sido elegante e icônica.

Retro tem mais a ver com estilo do que com a exclusividade de um produto específico.. O look estilo anos 60 é chamado de retrô porque mostra como as pessoas se vestiam uma vez ou outra. Um item retrô nem sempre é realmente antigo: pode ser criado recentemente, mas parece que você o tirou de um baú. Os designers muitas vezes se inspiram na moda dos anos anteriores e adicionam elementos de acessórios, formas e silhuetas anteriormente populares às roupas modernas.

roupas retrô

Qual é a diferença deles?

Chegamos à conclusão clara de que o termo “retro” também inclui itens vintage, ou seja, podem ser considerados gerais e específicos. As roupas retrô sempre refletem o estilo geral de determinados anos, inerente a um círculo indefinido de pessoas. Por sua vez, produto vintage - único no seu género. É único: único, uma vez pertencente a uma pessoa ou marca específica.

Como distinguir o retrô do vintage

vestido retrôImagine que você está em uma loja de segunda mão, onde pode encontrar muitos itens de guarda-roupa originais. Como saber, por exemplo, se este é um chapéu totalmente exclusivo ou um simples item de estilo retrô? Preste atenção aos seguintes parâmetros:

  • etiqueta: é importante a cor, onde é costurado e se existe. No mínimo, o moderno será branco e o antigo ficará amarelado com o passar dos anos;
  • fonte em que está escrito o nome da marca;
  • que tipo de marca é, como está posicionada, o que a torna única;
  • a presença de zíperes e outros acessórios (botões de plástico, por exemplo - tendência moderna);
  • A composição do tecido está indicada na etiqueta, o que é?

Atenção! Lembre-se de uma fórmula simples e você nunca mais confundirá itens vintage e retrô: A primeira categoria inclui, por exemplo, um vestido Dior de coleções antigas, antigas, e um vestido de verão desconhecido sem etiqueta pode ser facilmente classificado na segunda. Qualquer blusa ou saia de estilo de anos anteriores, mas lançada nas últimas coleções de estilistas, pode ser incluída com segurança na categoria “retrô”.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano