O estilo Art Nouveau (Art Nouveau) começou a se espalhar pelo mundo em 1890, substituindo o estilo barroco, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.
O novo estilo penetrou na arquitetura, no mobiliário e no design de interiores, na moda e na arte. Abrangeu quase todos os países europeus, mas foi chamado de forma diferente em diferentes países:
- na França - “Art Nouveau”;
- na Rússia – estilo “moderno”;
- na Alemanha - “Jugendstil”;
- na Itália - estilo floral (“Liberdade”);
- na Bélgica - “orta”;
- e Espanha – “Modernismo”.
Uma característica do novo estilo era a unidade com a natureza. Tudo o que foi criado nesta época lembrava motivos naturais.
Principais características da Modernidade
- Uso de linhas curvas naturais, formas fluidas.
- Repetição de mudanças suaves naturais nos padrões das plantas, fusão visual de elementos decorativos com partes de estruturas.
- Formas únicas e caprichosas.
- Decoratividade particular e sofisticação de estilo.
- A colaboração de artistas e arquitetos para criar um estilo unificador em arquitetura e design.
- O trabalho manual veio primeiro.
Todas essas tendências se refletiram na criação de valores joalheiros.
As joias Art Nouveau representavam o corpo feminino na forma de flores, borboletas, lagartos ou libélulas.
No final do século XIX e início do século XX, o progresso tecnológico começou a desenvolver-se rapidamente. Aparecem telefones, eletricidade e os primeiros carros. A vida está mudando.
As joias Art Nouveau tornaram-se um verdadeiro desafio às tradições previamente estabelecidas na moda joalheira da época.
Em primeiro lugar, os materiais para fazer joias mudaram. Se antes as joias eram um item que refletia o status de seu dono, e eram feitas de metais e pedras preciosas, agora elas se tornaram mais sofisticadas, refletindo o gosto dos designers. E para sua produção passaram a ser cada vez mais utilizadas calcedônia, turmalina, opalas, pedra da lua e água-marinha.
O esmalte tornou-se a técnica de decoração preferida no estilo Art Nouveau.
Que novidades esse estilo trouxe para as joias?
- O valor artístico das joias vem em primeiro lugar, não o seu preço.
- Pela primeira vez, a imagem de um corpo feminino apareceu nas joias - suave, lânguida e sensual.
- Os motivos vegetais começaram a refletir o curso da vida - não apenas uma flor desabrochando, como antes, mas também todos os estágios intermediários de sua existência, do botão ao murchamento.
O joalheiro mais famoso do estilo Art Nouveau é Rene Lalique. Não menos populares são as obras de Georges Fouquet, Alphonse Mucha, Lucien Gaillard e outros.
O estilo Art Nouveau nas roupas também fez seus próprios ajustes. A era Art Nouveau é uma época de cores delicadas, linhas curvas suaves, feminilidade e sofisticação. Tudo isso se reflete no vestido feminino.
Espartilhos rígidos e babados exuberantes nos ternos femininos ficaram em segundo plano, dando lugar à feminilidade, ao mistério e à sofisticação da silhueta.
O estilo Moderno deixou, sem dúvida, a sua marca na história. Ainda admiramos as joias, os móveis, o design dos quartos, os itens decorativos e a arquitetura daquela época.
Muitas vezes se pergunta: “É possível fazer joias e roupas Art Nouveau com as próprias mãos?” A resposta é simples - se você tiver desejo, você pode fazer qualquer coisa.
Você pode fazer seu próprio broche no estilo Art Nouveau pegando emprestado um desenho da Internet, bordá-lo com miçangas e ganhar um item exclusivo.
Usando a mesma técnica, você pode fazer um pingente, decorá-lo com borla, pedrinhas e tecer um cordão para o pingente na técnica de miçangas.
O principal é estudar as amostras da época e suas mãos começarão a trabalhar sozinhas.