Mesmo quem não conhece muito o mundo da moda conhece o nome da lendária Coco Chanel. Esta mulher interessante e designer brilhante faleceu há quase 50 anos, mas o estilo especial de roupa que ela criou permanece relevante e continua a desenvolver-se. Conhecendo seus princípios e combinando habilmente os elementos básicos, você pode ter certeza da impecabilidade da imagem criada.
Você não pode apenas ler o artigo, mas também ouvi-lo.
Um pouco sobre o designer
Anos de vida de Gabrielle Chanel - 1883-1971. Aos 12 anos foi criada em um orfanato - lá aprendeu a costurar, como dizem, melhorou e começou a pensar em design. Essas habilidades básicas, ideias e experiência de trabalho em uma loja de meias, segundo a própria Coco, a ajudaram a iniciar seu próprio negócio. Ela abriu a primeira loja em Paris especializada na venda de chapéus em 1910. Posteriormente, foram abertas lojas em várias outras cidades e, além de chapéus, passaram a vender roupas.
O primeiro item do guarda-roupa criado por Mademoiselle Coco foi um vestido feito de suéter.Posteriormente, em entrevista, ela disse que foi esse suéter velho, usado em dias frios, que se tornou a base de sua condição.
Um dos segredos da popularidade das roupas Chanel é a natureza revolucionária de seus designs. Ela foi a primeira a pegar emprestado itens do guarda-roupa de um homem. Seus looks não eram apenas atraentes, mas também confortáveis, pois eram desprovidos de espartilhos desconfortáveis e saias fofas. Os famosos ternos “justos”, compostos por jaqueta e saia lacônicas, surgiram em 1925, e mais tarde foi apresentado “aquele mesmo vestidinho preto”.
A sua famosa afirmação - “O luxo deve ser confortável, senão não é luxo” - reflecte perfeitamente o conceito básico do estilo que criou. Hoje, a sua tradição continua a ser desenvolvida pelo chefe da grife Chanel, Karl Lagerfeld.
Características do estilo Coco Chanel
O estilo Chanel permite criar uma imagem que enfatiza a feminilidade e a individualidade. Esse conceito no mundo da moda se tornou uma espécie de sinônimo de bom gosto e aparência impecável. Quais recursos de estilo você precisa conhecer para criar uma imagem impecável? Aqui estão as regras básicas a seguir:
- Use a cor preta nas imagens. As roupas neste tom acromático (incluindo “aquele mesmo vestido”) não são apenas solenes e práticas, mas também têm estilo e elegância. Pode ser complementado com outras cores básicas - branco, cinza. Um padrão preto e branco combina com quase todas as pessoas e, se essa opção não combina com você, o visual pode ser diversificado com elementos de destaque brilhantes - podem ser óculos, uma bolsa, um cinto.
- Use inicialmente itens de guarda-roupa “masculinos” e combine-os com os femininos. Calças confortáveis, camisas de corte clássico, estilo colete, suéteres de malha grossa em combinação com roupas e acessórios femininos parecem incrivelmente elegantes.
- Escolha o comprimento certo para uma saia ou vestido - na altura do joelho. Foi esse comprimento que Chanel considerou elegante e sedutor. Segundo a estilista, os modelos que cobrem os joelhos alongam a altura e são visualmente mais finos. O modelo de saia ideal é o lápis.
- Escolha sapatos brilhantes e modelos com salto. Esta escolha é a base para um look estiloso e feminino. Sapatos da moda da Chanel - brancos com biqueira contrastante.
- Carregue bolsas com alça. A opção ideal é compacta e de corrente longa.
Referência. Mademoiselle Coco considerava a fragrância um componente não menos importante de uma imagem do que itens básicos de guarda-roupa e acessórios. Aqui está sua famosa frase: “Uma mulher que não usa perfume não tem futuro”.
Guarda-roupa Chanel básico com foto
A primeira coisa que vem à mente quando se fala em “roupas estilo Chanel” é, claro, o vestidinho preto. Um corte simples, o comprimento “correto” até os joelhos, complementado com acessórios adequados, fará com que você fique elegante e estiloso em qualquer idade.
Um vestido moderno nesse estilo não é necessariamente “pequeno e preto”. Podem ser modelos midaxi, xadrez e com estampa diferenciada, com acréscimo de branco e outros, geralmente tons de uma paleta fria. Porém, os modelos ainda devem atender a três características: corte lacônico, caimento largo e elegância impecável.
Outro item de guarda-roupa igualmente famoso à la Chanel é uma jaqueta com corte característico, adequada para combinar com qualquer parte de baixo - saias, calças e até shorts.
Outras coisas básicas incluem:
- terninho - as calças podem ser encurtadas, retas ou largas;
- saia lápis – melhor combinada com um corte largoelosango, por exemplo, uma camisa ou jaqueta de estilo clássico;
- calças - pretas ou brancas - combinam bem com cores contrastanteselosango e sapatos da moda com ou sem salto;
- camisa ou blusa - estilo branco, clássico ou lacônico;
- cardigans e pulôveres de caxemira com decote redondo ou em V;
- ternos formais com caráter de jaquetaecorte regular e saia reta ou larga.
Os agasalhos neste estilo incluem casacos de corte reto e gabardinas.
Os looks do estilo Chanel são bastante variados, mas todos estão unidos por uma combinação de aparência elegante e facilidade de uso. Talvez este seja precisamente o segredo da sua popularidade duradoura - eles permitem que as mulheres pareçam frágeis e sofisticadas e ao mesmo tempo se sintam livres.