O ritmo dinâmico da vida moderna contribui para a crescente popularidade de roupas unissex confortáveis. Mas às vezes você realmente quer enfatizar sua feminilidade vestindo uma roupa elegante com um corte elegante. Os talentosos designers do mundo da moda, como sempre, são sensíveis aos estados de espírito que estão literalmente no ar - não é por acaso que nas últimas temporadas tem havido uma tendência de regresso ao estilo romântico e suave dos anos 50.
Uma das tendências de vestuário da época que rapidamente se tornou incrivelmente popular foi o New Look. Seu criador, Christian Dior, deu ao belo sexo dos anos do pós-guerra o que lhes faltava - uma “Nova Imagem” feminina, elegante e misteriosa.
Você não pode apenas ler o artigo, mas também ouvi-lo.
História do estilo
Na verdade, o lendário costureiro Dior, convidando as mulheres a se vestirem com trajes luxuosos e românticos, não inventou nada de novo.Ele apenas interpretou o “velho esquecido” à sua maneira, revivendo a moda do espartilho estreito e das saias rodadas, o que tornava a figura incrivelmente graciosa, formando uma tradicional silhueta de “ampulheta”. O segredo da popularidade dos modelos de suas coleções é sua aparência oportuna. Tornaram-se uma alternativa feminina e elegante às roupas rígidas e ascéticas dos anos do pós-guerra.
O lendário estilista abriu seu primeiro ateliê em 1947 e, um ano depois, milhões de mulheres em todo o mundo tornaram-se fãs do estilo que ele criou. Sua coleção, cuja tradução literal do nome significa “corola de flores” (Corolle), apresentava modelos de vestidos bem ajustados na cintura. O formato de suas saias lembrava tulipas e sinos invertidos.
Silhuetas femininas, tecidos luxuosos, saltos altos e chapéus elegantes - tendo como pano de fundo a pobreza do pós-guerra, tais imagens causaram reações mistas, mas certamente não deixaram ninguém indiferente. Foi um “novo olhar” para a moda da época.
Referência. O nome New Look foi usado pela primeira vez nas páginas da Harper's Bazaar e rapidamente se apegou à direção de roupas femininas apresentada pela Dior.
Recursos do novo visual
O principal nas roupas da Dior era a silhueta. Ele considerava que se baseava na figura feminina, e a tarefa do estilista (ou seja, o seu) era enfatizar os volumes já existentes com uma relação harmoniosa entre as proporções do traje. Para fazer isso, ele desenvolveu três opções:
- alargado - com uma crinolina fofa e larga;
- oval;
- direto.
Essas formas de silhueta foram a base de todos os seus novos looks. Assumiam a presença de uma cintura fina, como dizem, de vespa, quadris elegantes, busto alto e ombros frágeis. Esse padrão era proporcionado por espartilho rígido, forro no peito e quadris e anáguas.
Referência. A grande Mademoiselle Coco não considerava Dior um bom costureiro. Ela disse que ele não veste as mulheres, mas as enche como bonecas. Outros “colegas” e pessoas comuns também expressaram críticas. Dior foi criticado por sua falta de economia - foram necessários mais de 70 metros de tecido premium para criar um vestido, e seu peso podia chegar a 30 kg.
O comprimento dos looks do novo look certamente fica abaixo do joelho ou maxi. Manga - 3/4 ou 7/8. As cores preferidas são o cinza (a Dior considerou-a a mais elegante e combina com sucesso com outras), rosa, branco, preto, marrom e suas combinações. Verde e vermelho foram usados como cores adicionais. As estampas atuais incluem variedades xadrez, bolinhas e listras estreitas.
O principal elemento decorativo dos vestidos “new look” é o laço. É parte integrante do look, chamando a atenção para qualquer parte do corpo, por exemplo, para uma cintura fina ou um pescoço gracioso.
Os atributos obrigatórios do traje são sapatos de salto alto e meias finas. Joias - bijuterias de alta qualidade e joias com pedras. Outros acessórios incluem óculos de sol decorados com strass, um cinto fino ou macio e uma pequena bolsa.
Referência. Além do criador, estilistas talentosos da época como Hubert de Givenchy, Pierre Cardin e outros aderiram ao conceito de novo visual no desenvolvimento de coleções. Celebridades que preferiram esta tendência da moda incluem Marilyn Monroe, Sophia Loren, Elizabeth Taylor.
Como criar um novo visual hoje
Falando sobre o estilo que desenvolveu, Dior disse que pintava mulheres que pareciam flores.A saia é um copo abaixado, a cintura esbelta acentuada é um caule. Toda a imagem é repleta de beleza e charme suaves. É inspirado nessa comparação que vale a pena criar hoje um look New Look, claro, interpretando-o de acordo com a realidade moderna. Novos materiais e tecnologias de corte aprimoradas permitem criar mais opções de estilos.
Claro, o elemento central do look são os vestidos e saias logo abaixo do joelho e com cintura alta. Tais parâmetros tornam a silhueta visualmente mais alongada e mais fina. A atenção é desviada dos quadris imperfeitos e as pernas parecem mais longas. O corpete deve ser justo, enfatizando a redondeza dos ombros. Se o look for uma saia, você pode combiná-la com uma jaqueta justa, jaqueta, blusa ou top elegante.
Ao criar uma imagem, certifique-se de seguir a regra das três silhuetas - alargada, oval, reta. Você pode enfatizar sua cintura com um cinto fino, um cinto macio ou uma costura contrastante. Nos vestidos de noite, decotes profundos e saias em camadas são bem-vindos. Na hora de escolher os acessórios, leve em consideração sua correspondência com o tom da roupa. Não se esqueça das cores características – branco, preto, rosa, cinza – e suas combinações, além das estampas atuais – xadrez, bolinhas, listras.
Qualquer atributo deve ser elegante, capaz de enfatizar a feminilidade da imagem e a fragilidade da figura. Sapatos - sapatos, botins, botas de salto agulha. Casacos - casacos justos e gabardinas com comprimento que cobre o vestido.
Por mais diversas que sejam as tendências da moda, a feminilidade e a elegância nunca perderão relevância.O estilo New Look é o que mais se aproxima dessas características. Hoje, os looks ficaram muito mais práticos, mais variados, mas ainda seguem o conceito básico.