Moda feminina dos anos 50

Muitas vezes acontece que o novo acaba sendo esquecido pelo antigo. Essa tendência também é típica da indústria da moda. O corte de muitos itens do guarda-roupa, opções de design e outros parâmetros acabam sendo um legado do estilo de anos distantes. Por exemplo, nas últimas temporadas, alguns estilos dos anos 50 são mais relevantes do que nunca. Vamos tentar entender as principais tendências da moda desse período e traçar sua ligação com as modernas.

Características da moda feminina dos anos 50 e um pouco de história

Às vezes é impossível estudar o estilo de uma determinada época sem referência a acontecimentos históricos. A história muitas vezes tem influência direta na formação das tendências da moda. No período imediatamente posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, os trajes femininos não diferiam muito dos masculinos, tendo como principais características a simplicidade, comodidade e boa qualidade. De certa forma, era irrelevante pensar em beleza e principalmente na variedade de guarda-roupas.

Mas o tempo passou e o mundo começou a se recuperar gradualmente após difíceis provações.As pessoas, como dizem, precisavam urgentemente de emoções positivas e, para as mulheres, uma de suas fontes sempre foram roupas bonitas, acessórios e atratividade visual geral. Os criadores de moda não puderam deixar de reconhecer esse desejo do belo sexo de se sentir feminino e gracioso novamente.

Um dos principais “humors” do estilo de roupa dos anos 50 foi definido por Christian Dior. O novo estilo que apresentou - New Look - tornou-se uma espécie de diretriz que foi seguida na criação de guarda-roupas e acessórios por muitos anos. Sua principal característica é a silhueta de ampulheta. Nos vestidos desse corte, a cintura parecia incrivelmente estreita, o peito era enfatizado e os quadris eram arredondados.

Novo estilo de visual.

@medium.com

Referência. Elementos do traje como espartilho e crinolina não eram novidade. A Dior simplesmente recorreu ao “velho esquecido” ao criar roupas. O segredo da incrível popularidade do New Look é que as roupas desse estilo surgiram na hora certa - a feminilidade e a elegância no período do ascetismo foram muito úteis.

O próprio Dior logo ficou entediado com esse estilo, e a cada temporada seus desfiles mostravam novas imagens interessantes. Mas o New Look continuou a existir sem o seu criador. Vestidos de estilo característico, que exigiam muitos metros de tecido, e acessórios elegantes que complementavam o look feminino - bolsas, chapéus, luvas - permaneceram no auge da popularidade por muito tempo.

Roupa dos anos 50.

@Glogster

Outro grande estilista que deu o tom da moda da época foi Cristobal Balenciaga. Suas roupas poderiam ser chamadas de obras de arte em todos os detalhes - até o menor ponto era perfeito.As roupas não exigiam o uso de elementos corretivos e roupas íntimas e, portanto, não eram apenas elegantes, mas também confortáveis. Na história da criação do vestuário, os anos 50 são considerados a era deste brilhante costureiro.

As invenções deste inovador da moda incluem:

  • Vestidos de corte A;
  • saias balão;
  • vestidos túnicas soltos;
  • looks que fecham na frente e expõem as costas;
  • manga ¾ - a chamada pulseira;
  • roupa de corte reto;
  • jaquetas soltas;
  • casaco;
  • cintura alta.
Vestido justo da Balenciaga.

Produção @VPS

Vestido Balenciaga original.

@classiq.me

Casaco Balenciaga.

@metmuseum.org

Referência. Mademoiselle Coco, não menos famosa no mundo da moda, chamou Balenciaga de a única estilista que consegue passar de forma independente por todas as etapas da criação de um look - do esboço e estampa até a costura final do vestido.

Aliás, a própria Chanel continuou a definir seu próprio estilo no mundo da moda depois da guerra. Seus looks dos anos 50 não eram menos femininos que os da Dior, mas o efeito de cintura fina não foi conseguido graças a um espartilho rígido - isso foi facilitado pela escolha correta do estilo e por um corte especial.

Ternos Chanel.

@metmuseum.org

Os trajes dos “reis” (e “rainhas”) da moda foram usados ​​​​por mulheres famosas como Marilyn Monroe, Grace Kelly, Jacqueline Kennedy, Sophia Loren e Audrey Hepburn. Eles eram os ícones de estilo das meninas daquela época.

Marilyn Monroe.

Glamour dos anos 1950

Estilo de roupas e acessórios dos anos 50 para mulheres com fotos

Você pode falar muito sobre as características e ideias brilhantes da moda dos anos 50 - o assunto é muito interessante. No entanto, apenas pela breve análise acima, fica claro que ele se distinguia por seu brilho, variedade e era ultraestiloso.

Moda dos anos 50.

@vintagedancer.com

Os elementos do vestuário nascidos nesta época são hoje considerados clássicos “atemporais” e mais relevantes do que nunca.

A segunda década dos anos 2000 marcou o início de um retorno “triunfante” à moda de roupas e acessórios com os traços característicos do estilo dos anos 50. Esse:

  • looks com silhueta de ampulheta e saia cheia, em camadas ou plissada;
  • vestidos com costura na cintura, saia semi-sol ou sol e decote em V;
  • ternos de tweed com jaqueta justa e saia reta;
  • Vestidos de corte A;
  • saia lápis - como peça de roupa independente ou elemento de terno de duas peças;
  • vestido da bainha;
  • roupas de cintura alta.
Vestidos no estilo dos anos 50.

@Blue17 roupas vintage

Vestidos modernos no estilo New Look.

@medium.com

Estampas como bolinhas, xadrez e listras, características dos vestidos e saias da época, não perdem relevância hoje. Quanto aos acessórios e sapatos, hoje os sapatos de bico fino e salto médio, sapatos com salto levemente inclinado para dentro ou decorados com strass ainda parecem estilosos. Foi na década de 50 que surgiram as chamadas sapatilhas, sem as quais, talvez, nenhum fashionista possa prescindir.

Em meados do século 20, era costume enfatizar a cintura com um cinto largo - ainda hoje pode se tornar um complemento de sucesso à imagem. Assim como as pérolas, as joias feitas com elas estavam no auge da popularidade naquela época.

O retorno do estilo dos anos 50 não é por acaso - os vestidos e outros looks da época se distinguiam pelo estilo alegre e pela variedade de cortes, mas tinham em comum a incrível feminilidade e elegância da silhueta. Essas duas características do vestuário feminino talvez possam ser chamadas de básicas para quaisquer peças que formem a imagem de cada representante do belo sexo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano