Às vezes, uma mala, com ou sem alça, torna-se completamente inadequada para o uso pretendido. Aí surge uma situação em que é uma pena jogá-lo fora e não adianta guardá-lo em casa. As donas de casa inteligentes em tais situações agem da seguinte forma - dão às coisas que são desnecessárias na vida cotidiana funções funcionais completamente diferentes, dando-lhes uma segunda vida. Vamos descobrir o que você pode fazer com uma mala velha.
Vários métodos para reaproveitar uma mala velha
A partir de uma mala velha que se tornou desnecessária e herdada da sua avó ou mãe, você pode fazer coisas muito úteis e bonitas. Um pouco de imaginação e tempo livre, e ter em mãos os materiais necessários para o trabalho podem transformar uma bolsa de viagem fora de uso em um organizador para guardar acessórios de costura ou tricô, cosméticos e coisinhas necessárias.
Atenção! Antes de iniciar o retrabalho, é necessário limpar a superfície de quaisquer contaminantes existentes. Se a mala for de couro ou plástico, detergentes à base de álcool ajudarão a remover manchas.Os contaminantes são removidos do tecido usando lenços umedecidos especiais. Não há necessidade de limpar a sujeira de um saco coberto de tinta, recomenda-se limpá-lo antes de iniciar a alteração.
A tampa e a parte inferior limpas podem ser pintadas com spray, revestidas com uma camada de verniz colorido ou cobertas com tecido. Em seguida, pegue um papelão grosso e recorte longas tiras que funcionarão como divisórias internas. Seu número e parâmetros dependem da finalidade para a qual a mala será utilizada. Deve haver tantas seções pequenas quanto possível para armazenar linhas, agulhas, botões e outros itens de costura. Se o organizador estiver preparado para itens maiores, os departamentos nele deverão ser maiores.
As seções de papelão devem ser fixadas com supercola ou PVA de alta qualidade. Se desejar, antes mesmo da fixação, as divisórias seccionais dentro do compartimento da bolsa podem ser pintadas com uma tinta que combine com o tom, forradas com papel brilhante ou decoradas com strass.
Um excelente caso de uso seria usar uma mala velha como caixa de piquenique. Nele você pode guardar coisas necessárias para se divertir na natureza: pratos, toalhas de mesa, cobertores, guardanapos ou pratos preparados e embalados em recipientes duráveis.
O método de modificação passo a passo é assim:
- A superfície externa está limpa de adesivos, sujeira e irregularidades;
- Use uma faca para rasgar e cortar o forro interno;
- Os elementos escolhidos para decoração são pintados ou envernizados;
- Na parte inferior é fixada uma folha de compensado, à qual é fixado um pedaço de tecido cortado em suas dimensões;
- As mesmas ações são realizadas com a parte superior da caixa (sob a tampa) e suas laterais internas;
- O elástico que vai segurar pratos, colheres, garfos e outros acessórios é preso ao compensado por meio de um grampeador de móveis.
Importante! A localização dos elásticos e o tamanho dos objetos que eles irão segurar devem ser calculados com antecedência. Para aquelas coisas que os elásticos não seguram, você pode costurar uma pequena bolsa de tecido e prendê-la em uma das laterais.
Como pintar e decorar uma mala velha
Você pode transformar a aparência da tampa superior e das partes laterais usando tintas acrílicas ou a técnica de decoupage. Cada um desses métodos exige muito trabalho e requer perseverança e cuidado.
Para pintar uma mala com tintas acrílicas você precisará dos seguintes materiais:
- tintas (em lata);
- pintar em tubo e pincel;
- laca acrílica.
- caneta esferográfica;
- estêncil;
- lixa.
Atenção! A tinta acrílica é bastante tóxica. É estritamente proibido pulverizar de uma lata em uma área fechada e mal ventilada. Se possível, é melhor realizar esse trabalho ao ar livre, lembrando de usar respirador de proteção.
Antes de pintar, uma mala com revestimento externo de couro é cuidadosamente lixada com lixa. Em seguida, é revestido uniformemente com tinta em duas ou três camadas. Após a secagem completa do revestimento, aplique um estêncil na tampa e trace cuidadosamente seus contornos com uma caneta esferográfica. Com um pincel pinto sobre o contorno desenhado com caneta, preenchendo-o completamente. Após a secagem do desenho, ele é aberto com verniz.
A decupagem é uma técnica especial de decoração de superfícies duras que consiste na transferência de uma imagem para um objeto e sua posterior abertura com verniz. A decupagem é dividida em várias direções estilísticas, incluindo:
- chique gasto;
- Provença;
- simplicidade;
- etno;
- Vitoriano;
- vintage.
Este tipo de procedimento de decoração pode ser dividido em várias etapas:
- Preparação. A tampa é limpa de contaminantes existentes, lixada e desengordurada;
- Preenchimento. A superfície é preparada com rolo e pincel;
- Pintura. A mala é cuidadosamente pintada com tinta de fundo monocromática;
- Decoração. Um fragmento recortado de papel ou guardanapo é aplicado sobre uma película espessa (lima). "face" para baixo. O guardanapo é umedecido em água e, junto com a lima, aplicado na superfície da mala tratada com cola. O arquivo é removido. Após a secagem da composição, o quadro é aberto com uma camada de verniz.
O que fazer com uma mala velha: usos úteis
Além do organizador e da caixa de piquenique, você pode fazer com uma mala:
- mesa de centro pequena mas funcional;
- casinha de brinquedos para bonecas;
- cama para animais de estimação;
- cômoda;
- frigobar;
- distribuição;
- mesa de cabeceira;
- poltrona ou pufe.
Alto-falantes musicais feitos de uma mala velha parecem especialmente interessantes. Podem ser utilizados tanto no apartamento como na casa, no carro ou na rua durante férias e festas em família.
Meninas, vejam o significado das palavras abrir, autópsia.Geralmente são utilizados quando se fala sobre a DESCOBERTA DE ALGO, por exemplo, a abertura de um rio (deriva de gelo), uma margem, fatos, um corpo para determinar a causa da morte. E aqui deveria ser “aplicar verniz, tinta, etc.” ou “envernizar, pintar”, ou seja, esconder o que estava abaixo.