Na dacha de cada um, em uma casa de aldeia ou no mezanino de seu próprio apartamento, você encontra muitas coisas interessantes. Coisas vintage, antiguidades - em geral, muitas coisas que você não encontra mais na vida moderna. Muitas famílias ainda têm malas antiquadas, totalmente inconvenientes para viajar de avião e trem, e parecem muito surradas.. Mas você pode dar vida nova a qualquer coisa velha. Para isso, basta um pouco de imaginação e vontade de criar.
Uma das maneiras de decorar uma mala e encaixá-la no interior de uma casa ou apartamento é a decupagem. O fato é que esta técnica não requer habilidades ou habilidades especiais, basta um pouco de cuidado e precisão, e você receberá um item de design totalmente novo que irá decorar sua casa e levantar seu ânimo.
O que é necessário para trabalhar com decupagem?
A decupagem é uma técnica de decoração da superfície de um objeto através da aplicação de desenhos, padrões e pinturas. Para trabalhar você precisará de:
- uma mala velha e rígida;
- lixa;
- agente desengordurante antes da decupagem (álcool ou acetona servem);
- Cola PVA ou cola especial para decoupage (você encontra em lojas de artesanato);
- primer acrílico (de preferência branco, mas você pode usar o que quiser);
- guardanapos de papel, impressões em papel de escritório, pedaços de jornais, tecido de algodão (por exemplo, pedaços de chita). O principal é que os desenhos e padrões se ajustem à sua ideia e ao seu interior;
- rolo, esponja ou pincéis para cola e tinta;
- tesoura, régua, lápis;
- laca acrílica;
- outros acessórios para decoração: botões, couro para “remendos” artificiais, etc.
Não se esqueça do bom humor! Definitivamente será útil durante o seu trabalho. Assim, pequenas falhas não ofuscarão o resultado maravilhoso que você certamente obterá.
Trabalho preparatório
Antes de começar a decorar a mala, é necessário preparar sua superfície e interior para o trabalho:
- O primeiro passo é fazer uma pequena restauração na mala. Para isso, abra-o e retire o papel velho que costumava ser usado para cobri-los por dentro.
- Em seguida, molhe um pano na água com sabão e limpe-o por todos os lados. Tenha cuidado para não encharcar demais o revestimento já desgastado.
- Limpe a mala uma segunda vez com um pano umedecido em água limpa. Deixe secar completamente por fora e por dentro.
Inspecione sua bagagem em busca de arranhões, buracos e outros danos. Se houver, é melhor restaurar a superfície para torná-la mais conveniente para o trabalho.Se o revestimento estiver um pouco desgastado, cole os restos com cola PVA ou aplique um remendo de tecido e, se houver buracos em toda a extensão, é melhor fazer remendos de couro ou madeira. Eles podem ser fixados com supercola ou parafusos auto-roscantes.
Após a conclusão da restauração, é importante alise a superfície da mala. Para isso, com um pincel grande, esponja ou rolo, cubra todas as faces com primer acrílico em 2 a 5 camadas e seque.
Em seguida, você precisa lixar a superfície após aplicar o primer. Com uma lixa de grão fino, lixe a mala sem fazer movimentos bruscos.
Você pode lixar primeiro e só depois preparar a mala, não há diferença fundamental na ordem. No entanto, tenha cuidado porque a superfície sem primer pode ficar muito frágil devido à idade do produto, portanto não esfregue o novo furo.
Depois de concluído o trabalho preparatório, pode-se revestir adicionalmente a superfície com tinta acrílica de cor que combine com o estilo do ambiente. Após a secagem completa, trate todas as paredes e peças com um desengordurante para que a decoupage adira e fique mais firme.
Como decupar uma mala velha com guardanapos - master class
Vire a mala preparada de cabeça para baixo se for prendê-la completamente com fita adesiva. Caso contrário, comece pelo meio da tampa. Prepare todas as ferramentas e materiais necessários e mãos à obra:
- Divida lindos guardanapos de papel de modo que apenas a camada superior com o padrão permaneça (ou seja, desmonte os guardanapos multicamadas em camadas separadas). O guardanapo pode ser usado completamente ou os fragmentos necessários podem ser cortados;
- coloque o guardanapo no local desejado. Comece a trabalhar do meio da superfície e vá em direção às bordas;
- Usando uma esponja ou pincel em leque e cola para decoupage (pode-se usar PVA diluído em água até a consistência de creme líquido), cole o guardanapo. Isso é feito da seguinte forma: a composição é aplicada do meio do guardanapo com movimentos suaves até as bordas, para que todas as bolhas de ar saiam por baixo e os desníveis sejam suavizados;
- Faça isso com todos os guardanapos. Se os guardanapos forem suficientemente transparentes, você pode repetir outra camada.;
- Depois que a cola secar completamente, cubra a mala com várias camadas de verniz acrílico. Pode ser diferente: fosco, brilhante e até com glitter. Escolha para seus próprios propósitos;
- finalize a decoração da mala: faça uma nova alça com miçangas de arame ou cinto velho, se necessário;
- decore o produto com elementos adicionais.
Decupagem em estilo provençal
Os elementos da Provença no interior são sempre uma oportunidade para criar um ambiente acolhedor e tranquilo na casa. Este estilo também é chamado de “país francês”, e seus motivos permitem sentir a proximidade com a natureza e a beleza na simplicidade..
Uma mala neste estilo deve ser decorada em tons de branco, leitoso e oliva. Guardanapos e outras bases de papel podem ser selecionadas com motivos naturais - com ramos de plantas e flores. Para decorar o produto, são adequadas fitas largas “tricô”, canudos e acessórios tecidos com barbante. É melhor deixar deliberadamente os acessórios da mala velhos - assim o estilo levemente rústico e aconchegante será preservado.
Fazendo decoupage em estilo vintage com suas próprias mãos passo a passo
Uma mala velha pode ser deliberadamente “envelhecida” novamente, mas não parecerá mais surrada, mas sim estilosa e elegante. Para a versão retro, várias ferramentas serão úteis para ajudar a desfiar artificialmente a superfície da mala colada.Você pode usar os seguintes métodos:
- misture cuidadosamente sombra bronze ou marrom nas bordas dos guardanapos, cantos da mala, próximo aos acessórios;
- Ainda na fase de colagem dos guardanapos, pode-se deixar “rugas” neles e não alisá-los perfeitamente;
- use um pedaço de esponja ou espuma de borracha para pintar “marcas” em cima dos guardanapos;
- para colar, use recortes de jornais velhos e amarelados;
- cubra a mala com um verniz especial craquelado, que pode ser adquirido no departamento de criatividade.
Acabamento interior - exemplos
Depois de trabalhar a superfície externa, não se esqueça da parte interna, que também precisa ser decorada para combinar com o estilo da mala. Você pode colar o interior usando a mesma cola PVA ou decoupage. Existem duas opções principais:
- Cubra o interior com recortes de papel ou guardanapos. Não é necessário deixar o interior da mala tão colorido quanto o exterior. Um design monocromático parecerá muito mais orgânico;
- decore com tecido de algodão. Pode ser colado com cola ou pregado com grampeador especial para móveis, se tiver. Tecido com pequenas bolinhas, com pequenas flores ou padrões elegantes fica muito bonito.