Como escolher uma capa para mala?

Além de sua função principal, a mala desempenha uma função protetora: preserva a aparência dos itens dobrados e evita que fiquem enrugados e sujos. Ao mesmo tempo, a própria bagagem de viagem deve ser protegida das influências ambientais, caso contrário o seu conteúdo pode ser danificado. Para evitar que isso aconteça, você deve comprar uma caixa. Então, como você escolhe um?

Por que você precisa de um caso?

capa de mala com olhosA mala mais simples custa vários milhares. O custo dos produtos de marca feitos de materiais caros e com um sistema seccional bem projetado atinge e ultrapassa a marca de 100 mil rublos. No entanto empilhadeiras de aeroporto não diferenciam entre malas de viagem luxuosas e baratas. São tratados da mesma forma: ambas as categorias de mercadorias podem ser arranhadas, rasgadas, quebradas ou sujas durante o transporte.

Importante! Os proprietários de malas caras não podem ficar sem capa.

O acessório também é útil se o forro da bagagem de viagem já estiver levemente danificado ou apresentar sujeira persistente.. Os defeitos ficarão simplesmente escondidos sob uma bolsa protetora colorida. A questão do estilo se resolve da mesma forma: com a ajuda de uma capa, você pode fazer com que a mala comece a complementar a imagem da dona de casa.

Outras razões para comprar:

  • você poderá contornar a regra de embalagem adicional de bagagem no aeroporto (e assim economizar dinheiro);
  • os itens embalados recebem proteção adicional (nada acontecerá com eles, mesmo que a trava da mala falhe);
  • A capa dificulta o roubo.

A simplicidade de cuidar do acessório também atrai. É muito mais fácil lavá-lo do que limpar a superfície de uma mala de viagem.

Critérios para escolher uma capa para mala

Parâmetros principais:

  • casos brilhantescapacidade;
  • material;
  • método de atendimento;
  • fabricante.

O terceiro ponto decorre do segundo. Assim, para tirar a sujeira de uma capa de PVC, basta enxugá-la (em casos difíceis recorrem ao pó líquido). Se a mancha não desaparecer depois disso, o acessório deverá ser jogado fora. Ainda não resiste à lavagem na máquina. Mas é perfeitamente tolerado por itens de lycra, basta definir o modo corretamente:

  • a temperatura deve ser inferior a 40 graus;
  • o pó é adequado apenas para líquido;
  • girar é contraindicado (alguns fabricantes permitem, verifique os detalhes).

Seque os acessórios de Lycra e PVC longe da luz solar direta e de dispositivos de aquecimento.

Como decidir o tamanho?

Muitos fabricantes usam seu próprio sistema métrico. Porque na hora de escolher, é melhor confiar nas dimensões de uma determinada mala e capa, e não nas qualificações padrão de tamanhos padrão. Este último se parece com isto:

  1. S. Este acessório é adequado para as bagagens mais pequenas (altura inferior a 56 cm).
  2. M.A capa é adequada para malas de viagem cuja altura não exceda 65 cm.
  3. L. Esses produtos ajudam a proteger malas de até 80 cm de altura.
  4. XL. Para malas muito grandes.

dimensões

Importante! Existem 2 qualificações encontradas com mais frequência (a marcação e a altura máxima permitida da mala para esta marcação estão indicadas entre parênteses): NP (M - até 71 cm, L - até 80 cm) e SP (S - até 55 cm , ML - até 74 cm, LXL – até 84 cm).

Para saber as dimensões, você terá que tirar medidas (ou olhar a etiqueta, etiqueta). A medição é feita afrouxando as travas de aperto e colocando a mala na vertical (se for de plástico ou metal não é necessário). As dimensões das rodas não somam os valores obtidos - furos para elas são fornecidos no desenho das tampas.

Às vezes, os tamanhos por si só não são suficientes. Se a bolsa tiver bolsos e alças laterais, ou tiver bordas inclinadas ou cortadas, esses pontos também precisam ser levados em consideração.. Notas úteis sobre este assunto:

  • bordas lisas e rodas salientes requerem uma caixa menor;
  • modelos mais soltos são adequados para formatos quadrados e rodas rebaixadas;
  • se a alça lateral não dobrar, o case deverá vir com um slot para ela ou ter um tamanho um pouco maior.

Importante! A melhor opção é uma capa elástica (melhor ainda são os modelos com cordão). Mesmo que você estrague o tamanho ou compre uma mala um pouco menor ou maior com o tempo, esse acessório ainda servirá.

Qual material é melhor escolher?

  1. capa de mala brilhanteTecidos elásticos e impermeáveis ​​​​que não desbotam - spandex, neoprene - são ideais. Principalmente quando as capas feitas com eles nas costuras e nos cordões são tratadas com líquidos hidrorrepelentes. Se o fabricante não estiver preocupado com esse problema, você mesmo deve comprar a impregnação.
  2. Os produtos feitos com filme de PVC também protegem perfeitamente contra precipitações e respingos, mas são mais acessíveis ao preço das opções anteriores. O baixo custo é compensado pela pouca elasticidade: após um forte alongamento, esse acessório não retornará ao formato anterior. Outro ponto fraco são as costuras. Tanto os colados quanto os costurados divergem com a mesma rapidez. Algumas viagens e o problema aparecerá na área do cordão.
  3. Você não deveria esperar tais problemas com a lycra. O tecido é lindamente costurado e usado para criar roupas. Além disso, não tem igual em termos de elasticidade. Mesmo se você colocar uma capa em uma mala que não seja do tamanho certo para ela, o acessório tem 96-98% de probabilidade de retornar ao seu formato após a remoção.
  4. Sacos protetores de tecido comuns não podem se orgulhar de tal extensibilidade, mas podem ser lavados tanto quanto você quiser. Este recurso irá agradar a pessoas que viajam com frequência e que têm filhos e animais, por isso a probabilidade de manchas aumenta muitas vezes.

Os produtos de tecido geralmente respiram bem. Esta propriedade será útil para quem possui uma mala de couro genuíno, que não tolera vedação completa.. Neste caso, a tampa em si não deve ser de material fino ou transparente. Opção ideal: os fios da fibra ficam o mais próximos possível. Nesse caso, os raios solares, prejudiciais aos produtos de couro, praticamente não penetrarão no espaço entre os fios.

Marcas que vale a pena escolher

Marcas que vale a pena conferir:

  • caso fantasmagóricoCoragem. Marca nacional que produz bolsas confeccionadas em material que não desbota e é resistente à umidade. Costuras e áreas de bloqueio são protegidas adicionalmente.
  • LOQI. Qualidade alemã aliada a uma enorme variedade de estampas. Os produtos atendem ao padrão Oeko-Tex.É atribuído a produtos altamente higiênicos e seguros, adequados até mesmo para crianças muito pequenas. Além disso, não só o tecido do forro é testado, mas também zíperes, botões, forro e outros elementos da bolsa.
  • Samsonita. Uma das marcas mais antigas especializadas na produção de bagagem de mão. Além da qualidade, seus produtos também se destacam pela aparência. Os designers da marca recebem prêmios constantemente.
  • Marca de rota. Produz acessórios práticos e fáceis de cuidar (podem ser lavados em qualquer modo). Outra vantagem: Você pode solicitar ao fabricante um item com design ou inscrição exclusiva, inclusive corporativa (trabalha não só com consumidores varejistas, mas também com atacadistas).

É possível fazer um caso com as próprias mãos?

caso caseiroA opção mais fácil: use uma camiseta (para bagagens muito grandes, leve um vestido de malha). O item deve inicialmente caber no tamanho. Para determiná-los corretamente, é necessário desapertar as travas e elementos de aperto, colocar a mala, medir sua altura e largura e adicionar 5–10 cm às medidas resultantes.

Em seguida, verifique a tabela de tamanhos, selecione um item do guarda-roupa e coloque-o na bolsa. Durante a “experimentação”, fica claro se a parte de baixo precisa ser aparada, onde colocar o cordão e os furos para as rodas, além de como retirar lindamente as mangas (geralmente são costuradas por dentro ou feitas em bolsos laterais) .

Um método mais complexo e caro - de costura. Isso é feito assim:

  • medições e padrões são feitos;
  • é criado um padrão com base nas medidas obtidas (não se esqueça de transferir a alça e outros detalhes importantes para o diagrama, e também adicionar 1-1,5 cm para folgas);
  • uma caixa de teste é costurada de acordo com o padrão (de preferência em tecido que tenha as mesmas propriedades do material do acessório real);
  • é feito o encaixe (durante o qual é fácil entender o que não foi levado em consideração na criação do primeiro molde);
  • alterações são feitas no padrão;
  • um acessório de acabamento é costurado.

Ao costurar, preste atenção especial aos zíperes (use os de trator, não os de espiral). É aconselhável tratar as mechas com fita viés ou colocá-las sob o forro. Você também deve verificar a translucidez do material. Se tal problema for identificado, cole o material com material não tecido.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano